Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Mistura de Arte e Cultura

Natal com Cultura

Mistura de Arte e Cultura
Cleo Costa e Atriz Espanhola paz de Alarcón | Fernando Barrios

 

Mistura de Arte e Cultura

 

Passeando por Madri nestas datas do ano, vejo a cidade repleta de luz. Casas, dificios, lojas, ruas, praças, monumentos,  todos iluminados  nao deixa de ser atrativo para os visitantes e os que vivem por aqui. Na verdade Madrid se transforma, se veste de natal e a capital espanhola recebe muitos turistas nesta época do ano. Como tradiçao o natal em Madri, significa se diverti, e por isso a prefeitura oferece uma variedade de atividades chamado “ Programa de Natal”, tanto para adultos como para as crianças, que é publicado na página web oficial de turismo de Madri.

 

Uma das atividades tipicas de natal e que se destaca na programaçao é a exposiçao do Presébio Napolitano, obra do século XVIII de grande valor artístico, o interessante é que os adereços em miniaturas sao absolutamente reais e o elevado número de coloridas cenas da vida popular, as quais muitas vezes remetem para o segundo plano a narrativa da natividade em sí. E para finalizar a programaçao das festas natalinas a tradicional cavalgada dos Reis Magos a celebra no dia 5 de janeiro. Aqui em Espanha os reis magos sao como o nosso papai noel, ou seja, eles sao os responsáveis de trazer os  presentes para as crianças e adultos.

 

Esteve visitando Madri, com a qual me encontrei e conversamos tranquilamente minha querida amiga, grande atriz e apresentadora de televisao, a sevillana Paz de Alarcón.  Que entre outros tabalhos fez  “ Lo que ha llovido”, “ Eres mi Héroe” , “ Andorra” . Me comentava da turnê pela Espanha que vem fazendo últimamente com la obra Oliver twisd que entre outros lugares lhe levou a Canárias, Pamplona ... também conversamos do seu último trabalho “ Desnudando a Marilyn” onde  interpreta a Marilyn Monroe, e como juntamente com essa obra tem feito um precioso calendário para o ano de  2015. Sempre é um enorme prazer encontrar e conversar com grandes pessoas  e grandes artista como Paz de Alacón espero ir visita-la em breve nessa cidade maravilhosa Sevilla  cheia de música e cor.

 

Bom, essa semana por fim, foi visitar o museu Naval de Madri que estava pendente de visita-lo, e sinceramente me surpreendeu nao só pela maravilhosa exposiçao, mas também por reembrar a historia, foi como uma viagem no tempo passado, vendo a historia de grandes navegadores  espanhois através de videos, a historia do grande navegante Blas de Lezo, o almirante espanhol manco de uma perna, de um braço e de um olho, que derrotou aos ingleses em Cartagena de Indias,  quadros e inúmeros instrumentos de navegaçao. O museu Naval é uma entidade cultural do estado espanhol e esta localizado abaixo do Quartel Geral da Armada, no Paseo del Prado, sim muito próximo do museu do Prado, nesse famoso “Passeo do Prado” que eu tanto falo prómixo a estaçao de atocha...

 

As salas de exposiçoes do museu estao ordenadas cronologicamente, têm as coleçoes de objetos historicos da Marinha que vao desde o século XV até a atualidade, entre elas se destaca o  primeiro mapa da América do Cantabro de  Juan de la Cosa. Grandes retratos dos séculos XIX e XX de artista como Vicente López Portaña, Joaquín Sorolla, Fernando Álvarez de Sotomayor...Também encontramos armas,  livros, moedas, cartas, uma representaçao de um Galeao de noventa canhoes todo um detalhe da Marinha espanhola.

 Me deparei de frente ao quadro de Cristovao Colombo que representava a chegada dele no novo mundo, nas Americas...Me veio na cabeça a parte da nossa histroria que Brasil e Portugal já fez parte do reino da Espanha, na época de Felipe II durante 60 anos ( 1580-1640).

 Nao deixa de ser uma experiência, visitar estes agradáveis lugares que nos estimula a curiodade e o aprender.

 

Entao, queridos leitores já sabem mais um lugar interssante para visitar em Madri, aqui vou finalizando, a coluna desta semana, qualquer dúvida estamos no blog www.meionorte.com/blogs/oobservatorio.

 

Até a próxima

 

Cleo Costa


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar