mais

Os sete princípios da liderança altruísta

As instituições (públicas, privadas e/ou sociais) querem saber quem somos nós, o que pensamos e como anda o nosso equilíbrio emocional

José Rodrigues Alves Filho 

Escritor, Administrador, Mestre em Educação

Vivemos atualmente num mundo de rápidas e profundas mudanças. Nunca se evoluiu tanto em tão pouco tempo. A antiga e tão enobrecida estabilidade praticamente não existe mais. Em meio a tanta concorrência, a liderança é o caminho para um sucesso mais coletivo?

    Dentre vários pontos, desejo, neste artigo, enfatizar a grande importância de pensarmos, falarmos, agirmos e vivermos como um líder altruísta. Independentemente de nossa atual situação profissional e sociocultural, lembremo-nos deste fato: na atualidade, as organizações não primam tanto pelo fator QI (Coeficiente Intelectual) ou pela quantidade de títulos que adquirimos. 

As instituições (públicas, privadas e/ou sociais) querem saber quem somos nós, o que pensamos e de que forma, quais são nossas habilidades pessoais, nosso poder de influência, capacidade de comunicação empática, dinamismo e equilíbrio emocional; trata-se do coeficiente de inteligência emocional, conforme Daniel Goleman. Neste contexto, está em alta a busca por quem tem boa resolutividade.

  Empresas avaliam os profissionais pelo coeficiente de inteligência emocional Empresas avaliam os profissionais pelo coeficiente de inteligência emocional 

Destarte, reflitamos sobre esta afirmação: as instituições necessitam de líderes, especialmente de líderes altruístas, ou seja, aqueles que se doam aos outros sem esperar nada em troca. Em vista disso, como gerente ou operário, estudante, desempregado ou candidato a uma vaga em algum lugar, você acredita que pode se tornar um líder? 

Talvez seja um tanto difícil nos enxergarmos como um, então vale refletir: líderes não nascem feitos, eles são forjados, formados! Dia após dia, curso após curso, degrau a degrau da escalada do sucesso pessoal. Enquanto alguns reclamam da sorte, outros aprendem e praticam o que apresento a seguir: Os sete princípios da liderança altruísta.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail