Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Sinais do Atraso

Por Francy Teixeira

“Cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”. Esta frase, que é uma síntese do nosso atraso social, repercutiu maciçamente nos últimos dias em todo o Brasil, evidenciando a prepotência e arrogância de uma parcela dos clientes na reabertura dos bares no Rio de Janeiro. O exemplo que vem da cidade maravilhosa, porém, não é uma exceção, somos um país calcado na desigualdade e num flerte cruel com o lema: ‘ter é poder’.

Esse atraso social vem desde o Brasil colônia, evidenciando-se fortemente durante e pós escravidão, onde os negros sofreram com a marginalização, sendo catapultados forçadamente a condições precárias de moradia e trabalho, num sonho utópico pela liberdade, o que não se vislumbra efetivamente até os dias atuais. Multiplicando-se à gama majoritária da população que conta os centavos semanas após semanas na luta pela sobrevivência, construiu-se muitas vezes uma relação de subserviência degradante entre empregado e patrão.

Assim, no cumprimento das suas funções, e em vias de proteger a população, os funcionários públicos da Vigilância Sanitária foram as novas vítimas da pedância e naturalização da agressividade e barbárie, fomentada pela velha visão colonialista de que ‘eu posso e você não’. O episódio evidencia, assim, que um título superior não está ligado estritamente ao caráter, à educação. Talvez, o engenheiro civil em questão e sua companheira falharam na regra mais básica da convivência em sociedade: o respeito. Uma volta ao ‘jardim da infância’ da humanidade não faz mal a ninguém. 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar