mais

Vaquinha encalhada

Editorial da edição de 14 de outubro do Jornal Meio Norte

Por Francy Teixeira

Se nas eleições de 2018, o crowdfunding, ou mais popularmente, as vaquinhas virtuais, não obtiveram a adesão desejada; em 2020 os primeiros números evidenciam que tal cultura está longe de penetrar no cotidiano político do brasileiro, o que evidencia a necessidade de fortalecer a divulgação de tal mecanismo, a ponto de diminuir a dependência dos recursos públicos para a realização das campanhas. A discussão em torno do financiamento eleitoral é extensa e não cabe adentrar neste vespeiro, no entanto, as novas formas de arrecadação desenhadas ao longo da minirreforma ainda se mostram pouco eficazes, sem fôlego e tendem novamente a decepcionar. 

Para se ter uma ideia, até o momento, dos treze candidatos à Prefeitura de Teresina, por exemplo, somente dois tiveram receitas declaradas de financiamento coletivo, e num montante 'irrisório' quando se compara ao valor global arrecadado. Assim, após o pleito de 2020 seria o momento da Justiça Eleitoral, partidos e população em geral ampliarem os debates em torno da temática, até mesmo para que haja um fortalecimento de tal mecanismo, já usual em outras nações. 

De certo, é extremamente complexo modificar de uma eleição para outra o modus operandi do financiamento, não é uma tarefa simples, exigindo uma construção gradual, tijolo por tijolo, para que a transformação possa ter uma base sólida. Os dados da disputa deste ano devem servir como um norte para os pleitos seguintes, balizando as medidas atinentes à maior participação da sociedade no processo como um todo, evitando assim que 'a vaquinha vá para o brejo'. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail