mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

27 municípios do Piauí aplicaram menos de 50% das doses que receberam

Gestores não estão repassando dados sobre vacinação no Piauí

Por Arimatéa Carvalho

Segundo dados do Vacinômetro, do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, 27 municípios no Piauí aplicaram menos de 50% da primeira dose das vacinas que receberam contra o coronavírus.

 O município com o menor percentual de aplicação da primeira dose é Queimada Nova, com apenas 22,82% de aplicação das doses recebidas. Logo depois vem Isaias Coelho, com 28,43% e Campo Largo do Piauí, com 28,76%. Entre os que estão abaixo de 50% de aplicação há municípios de médio porte, como São Raimundo Nonato, que recebeu 6.293 doses e aplicou apenas 2.095, o que representa 33,29%. Na terra da Serra da Capivara ainda há 4.198 doses para primeira aplicação na população. 

Já o município de São João do Piauí recebeu (dados deste domingo, 28) 3.039 doses de vacinas e aplicou 1.507, representando um percentual de 49,59%. O município de Batalha recebeu 2.184 doses e aplicou 961 (44%). Em Teresina 76,61% das primeiras doses foram aplicadas. 

A capital recebeu, até o momento, 71.102 doses e aplicou 54.472. Quando observada a aplicação da segunda dose na capital, o percentual cai para 64,59%. Parnaíba, segundo maior município do Piauí, recebeu 12.020 doses e aplicou 6.450 (53,66%) na primeira dose. O percentual de aplicação da segunda dose em Parnaíba é de 69,65%. 

Somando o que há em estoque, da primeira e segunda dose, para ser aplicado em Parnaíba existem 6.677 doses aguardando aplicação.

 Já entre os municípios que mais aplicaram doses das vacinas que receberam estão: Cristino Castro, Nazaré do Piauí, Massapé do Piauí e Coivaras. Todos com percentual de 100% de aplicação. 29 municípios do estado aplicaram 100% das doses recebidas para primeira aplicação. 

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, alguns municípios estão com dificuldades no envio das informações de aplicações de doses, o que dificulta o acompanhamento, registro e divulgação desses dados. “Seja por questão de planejamento, problemas com internet, ou outras questões, o fato é que algumas cidades estão com essa dificuldade de envio das quantidades de doses que estão sendo aplicadas. Então pedimos que isso seja revisto, porque são informações que precisam ser divulgadas e só os municípios podem fazer isso, já que é uma atribuição deles”, explicou. 

Ainda segundo a diretora, a atribuição do estado é o recebimento das remessas, correto acondicionamento e distribuição para regionais de saúde. “Cada município é responsável pela execução de vacinar sua população”, disse. Ao todo, o Governo do Estado já distribuiu 350.458 doses para todos os municípios. Dessas 202.913 foram aplicadas a primeira dose e 48.097 foram aplicadas na segunda dose, totalizando 251.010 doses aplicadas. 

Todos os dados de vacinação no estado estão disponíveis no site www.saude.pi.gov.br.

27 municípios do Piauí aplicaram menos de 50% das doses que receberam - Imagem 1

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail