Por Sávia Barreto e Arimatéa Carvalho

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deu a letra: os pré-candidatos do Republicanos estão liberados para apoiarem as candidaturas a governador e senador que assim desejarem. O foco total da chapa está na eleição proporcional. A meta é eleger um deputado federal e até três estaduais. 

No encontro em que estiveram presentes secretários municipais e membros do Republicanos na tarde de sexta-feira (10), Dr. Pessoa incentivou Jeová Alencar e Robert Rios a pegarem nas mãos e se abraçarem amigavelmente na frente dos presentes. Ou seja, o clima de paz e amor pode não estar instalado, mas pelo menos a guerra deflagrada não é bem-vinda pelo prefeito. 

Para os analistas e observadores da cena política, ganham Jeová Alencar e ao mesmo tempo Rafael Fonteles, pois a liberação “ainda é melhor do que o apoio declarado” do grupo do prefeito, disse fonte do Palácio da Cidade, em reserva.

NÃO ADOEÇO MAIS

O prefeito não gostou do mini-caos instaurado durante as duas semanas em que ele esteve ausente por conta da nova contaminação por Covid-19. Nem da tentativa de articulação política própria do vice-prefeito Robert Rios juntos aos vereadores, passando por cima do líder na Câmara, Enzon Samuel (PDT), tampouco da reação de Enzo de entregar o cargo antes mesmo de seu retorno.

Assim, refluiu a tentativa de Robert de tomar as rédeas na Câmara e Enzo ainda pode retornar à liderança, se na reunião dele com Dr. Pessoa na próxima segunda-feira (13), às 15h, o vereador sinalizar para isso. Isso reforçaria a posição de Jeová.

Com Jeová apoiando Sílvio Mendes e Joel, de um lado, e Robert Rios apoiando Rafael e W. Dias de outro, com o prefeito neutro no centro, o Republicanos não tem Lado A nem Lado B. Tem os dois lados mesmo.

Dr. Pessoa comanda reunião do Republicanos: dando fim ao mini-caosDr. Pessoa comanda reunião do Republicanos: dando fim ao mini-caos