Por Arimatéa Carvalho

Deputado de primeiro mandato, o empresário Jadyel Alencar (PV) mostra talento para articulação. Ele e os colegas de partido Luciano Amaral (Alagoas) e Aliel Machado (Paraná) estão responsáveis pela indicação dos cargos federais do PV em nível nacional. 

São pelo menos dez espaços para o PV a serem finalizados nas próximas semanas, incluindo Iphan, ICMBio, SPU, diretorias no Meio Ambiente e uma vice-presidência de banco público (BB ou Caixa). 

Jadyel e os outros dois deputados verdes já se reuniram com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e falta apenas o presidente Lula bater o martelo.

PV NO PIAUÍ

No Piauí, o deputado Jadyel deve assumir o comando da sigla no segundo semestre. A direção atual é provisória, findando em setembro. Inclusive a deputada estadual Teresa Brito foi reconduzida ao cargo de vice-presidente nacional. 

Teresa Brito continuará com protagonismo, mas Jadyel (até pelo mandato que tem) será o líder maior. Em Brasília, ele tem surpreendido pela movimentação estratégica. O PV forma federação com PT e PCdoB.

Atualmente, o partido tem uma vereadora na capital, Poliana Rocha, que apoiou Jadyel na eleição do ano passado. Ela tem sido sondada pelo PT e pelo PDT de Enzo Samuel.

Os deputados Luciano Amaral, Jadyel e Aliel com o ministro Padilha: 10 espaços nacionais para o PVOs deputados Luciano Amaral, Jadyel e Aliel com o ministro Padilha: 10 espaços nacionais para o PV