mais

UFPI pode parar por falta de dinheiro para pagar energia e internet

Deputado federal Merlong Solano fez denúncia na Câmara ao receber pedido de ajuda de reitor

Por Arimatéa Carvalho

A UFPI pode parar por falta de dinheiro para pagar conta de energia e ficar sem internet em todos os campi, impedindo o funcionamento da instituição. A denúncia foi feita na quarta-feira (17) no plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado Merlong Solano, que recebeu ofício do reitor Gildásio Guedes pedindo ajuda.

O governo federal cortou cerca de R$ 18 milhões para o custeio da UFPI neste ano, impactando na precarização dos serviços de limpeza, segurança, manutenção predial e reduzindo os serviços de assistência estudantil. “Isso não é uma particularidade da UFPI, as universidades federais sofreram um corte de custeio da ordem de R$ 1 bilhão em 2021, afetando as atividades de pesquisa, ensino e extensão das instituições. Sem falar nos recursos para investimentos, que praticamente não existem mais”, destacou Merlong. 

Merlong discursa na Câmara cobrando reposição de perdas para unuversidadesMerlong discursa na Câmara cobrando reposição de perdas para unuversidades

REITOR PEDE AJUDA

O reitor procurou o deputado pedindo apoio para garantir uma suplementação no orçamento de 2021 e a recomposição orçamentária para 2022 aos níveis de 2019. “O reitor entende o momento de crise econômica. Ele não pede muito, quer somente que o orçamento para o próximo ano seja equivalente ao de 2019 para que a universidade não seja obrigada a paralisar as suas atividades”, destacou o petista. 

Merlong cobrou atitude dos deputados diante do atual cenário, uma vez que projeto de lei orçamentária para 2022 enviado ao pelo governo federal ao Congresso não repôs as perdas orçamentárias das universidades ao longo dos últimos anos e os recursos seguem insuficientes para garantir a manutenção das atividades. 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail