Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Tragédia ou crime? Morte de Gabriel Diniz poderia ser evitada

O que define uma tragédia? Algo inexplicável, arrasador, profundo. A morte do cantor Gabriel Diniz é uma tragédia para os fãs do jovem artista sertanejo ou mesmo para os que nem conheciam o artista, mas lamentam a perda precoce de um jovem de 28 anos. Mas é preciso dar nome às coisas. Se poderia ter sido evitada, se tem responsável, então é crime, ato que precisa ser esclarecido e punido com o que diz a lei.

Somos um país que promove tantas tragédias sucessivas que não deveríamos banalizar o termo. Como se toda morte tivesse caído do céu: os mortos de Brumadinho, o incêndio no Museu Nacional... são fatalidades, sim, claro, mas é quando se desenrola o fio se descobre que o ponto inicial da dor que elas causaram está em um desses pilares: ganância e/ou negligência.

Divulgação

Se o avião que caiu com o cantor Gabriel Diniz só poderia fazer voos de treinamento e não táxi aéreo, a quem cabe fiscalizar: o Estado, pelo órgão responsável. São muitas as aeronaves que cortam os céus sem estruturas, em aeroportos que só podem ser chamados assim por um esforço de boa vontade.

Constatado o voo em táxi aéreo clandestino, "o piloto e o operador da aeronave poderão ser multados e cassados", informa a Anac, que enviará a denúncia ao Ministério Público e à polícia para apurar a responsabilidade no âmbito criminal. A operação irregular de táxi aéreo é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica e pode configurar crime, segundo o Artigo nº 261 do Código Penal, já que coloca em risco vidas de pessoas a bordo e em solo. Ocorrendo acidente com vítimas, os infratores podem responder por homicídio. A Aeronáutica ainda irá investigar as causas do acidente.

Iata Anderson Brandão Alves/Arquivo pessoal 

Se houvesse fiscalização, Gabriel e os outros três mortos não estariam no ar sob a estrutura de uma aeronave que não deveria voar naquele dia. Poderia ser evitado se as leis se cumprissem, se a punição existisse aos que a desafiam. Sob a lógica do lucro acima de tudo, os artistas cumprem agendas em missões quase impossíveis – e não estamos em filmes do Tom Cruise em que o mocinho sempre se sai bem, não importa a sucessão de erros.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto