Além do Brasil: Confira como é o Carnaval em outros países

Cuponation, plataforma pertencente à Global Savings Group, compilou num infográfico interativo, curiosidades sobre a festividade no Brasil e em outros países

Carnaval no mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produto de uma herança histórica, o Carnaval é uma festa popular de muito destaque no país. Não se trata, no entanto, de uma invenção brasileira. A festividade é resultado da influência de diversas festas da Antiguidade e não é exclusividade do Brasil. Tendo isso em vista, o Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings Group, compilou informações sobre como acontece a festividade em alguns países do mundo. Conheça:

1. México - Fantasias para “bailar”

Os mexicanos, especialmente os da cidade de Mazatlan, celebram o Carnaval de uma forma muito semelhante à do Brasil. Esse ano, o período da festividade começa no dia 28 de fevereiro e só termina no dia 5 de março, ou seja, quase uma semana de comemoração cheia de cores e diversidade. Eles têm por costume o uso de fantasias variadas, como paródias de pessoas famosas e vestimentas do sexo oposto. A diferença principal com relação ao Carnaval brasileiro são as músicas: no lugar do samba, as músicas locais, com ritmos um tanto dançantes, ganham destaque.

2. Aruba - Festa das Luzes

Arubanos comemoram o carnaval, e muito! São mais de 30 eventos durante o mês de fevereiro, e uma das festas de maior destaque é a “Aruba’s Grand Lighting Parade”. Nesta, acontece um desfile noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade.

3. Equador - Muita folia e farinha

No Equador, a comemoração do Carnaval trata-se de uma herança da tradicional indígena, e costuma durar cerca de duas semanas. Na festa, é comum jogar farinha, flores e água. É recorrente também que as pessoas cortejem outras ao presenteá-las com flores e/ou frutas.

 4. Canadá - O frio não vai mesmo me incomodar”

A festividade na cidade de Quebec, onde a temperatura fica negativa, acontece com a mesma folia de outros países. Os canadenses comemoram com shows, queima de fogos, desfiles e brincadeiras. Destas últimas, uma de muito destaque é a de “mergulhar” na neve apenas com roupas de banho.

5. Itália - O romance abre espaço para folia

Especialmente na cidade de Veneza, conhecida por ser um destino para os casais apaixonados, o romance abre espaço para a festa carnavalesca. Na festividade, as pessoas costumam usar máscaras e fantasias, assim como no Brasil. Uma tradição que foi incorporada no Brasil também é a do Rei Momo, um personagem da mitologia grega que representa sarcasmo e ironia.

6. Colômbia - Festa reconhecida pela Unesco

Os colombianos comemoram, especialmente na cidade de Barralnquilla,  o Carnaval que foi nomeado pela Unesco como “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”. Além das características que se assemelham a dos brasileiros, a Colômbia se destaca pela presença de ritmos musicais como mapalé e a cumbia.

 7. República Dominicana - Um carnaval protagonizado pela tradição

Na República Dominicana, tudo que acontece no carnaval (danças, desfiles e festas) tem por característica principal a representação de mitos e outras simbologias do país. O principal personagem da festividade no país é o “Demônio Cojuelos de La Veja”, símbolo de um espírito travesso que passa longe da ideia de entidade maligna.

 8. França

Os franceses comemoram o carnaval com toda euforia e muita inspiração na festa da Itália. O diferencial da França é a bela Festa das Flores, que conta com uma tradicional troca de flores que atualmente é tida como uma homenagem aos trabalhadores locais.

Confira mais informações no link:  https://www.cuponation.com.br/insights/carna-no-mundo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES