Corso de Teresina atrai multidão para Avenida Raul Lopes em 2019

“ O Corso é evento que não é padronizado, é um evento criado pela população e que se transforma em cada ano”, declarou o prefeito Firmino Filho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os teresinenses celebraram neste sábado (23), o Corso do Zé Pereira 2019, na avenida Raul Lopes, zona Leste da capital. A festa, que é considerada a maior prévia carnavalesca do Estado, contou com o desfile das majestades do Carnaval de Teresina, além da alegria dos foliões fantasiados e o desfile de caminhões.

O público, estimado em 230 mil pessoas, segundo a polícia, reuniu foliões de todas as idades, que participaram da folia mostrando que o evento continua sendo uma festa popular, acessível e inclusiva. O Corso 2019, já consagrado como a maior manifestação popular da capital, trouxe nesta edição, o diferencial de palcos temáticos para diversificar o público com atrações com frevo, samba, axé e até música eletrônica. Os palcos ficaram espalhados na avenida com diferentes estilos musicais. A medida serviu para coibir os carros de som.

O desfile dos 27 caminhões inscritos iniciou no balão do setor esportivo da UFPI e seguiu por toda extensão da Raul Lopes. “Essa é a 21º edição do Corso e traz uma revitalização do carnaval de Teresina. Nós crescemos muito e mais um ano realizamos esse que é o maior evento de participação popular  do meio norte do Brasil para quase 250 mil pessoas, sendo um evento que mobiliza as famílias, a juventude e todas as comunidades e bairros da cidade. O Corso é evento que não é padronizado, é um evento criado pela população e que se transforma em cada ano”, declarou o prefeito Firmino Filho.

O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Luiz Carlos , afirmou que o Corso de Teresina, afirmou que o Corso 2019 ultrapassou as expectativas apesar da redução no número de caminhões inscritos nesta edição. “O Corso mudou para melhor, principalmente no comportamento das pessoas, apesar da quantidade relativamente pouca de caminhões as pessoas gostam do Corso e participam de qualquer maneira, pois é uma festa da família do povo da nossa cidade”, enfatizou.

A segurança foi outro ponto importante para manter a maestria da festa. De acordo com o major Audivan Nunes, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle montado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, no Corso, mais de 900 agentes de segurança estiveram dispostos pela avenida Raul Lopes. A Polícia Militar trabalhou com a tecnologia de câmeras para monitorar a avenida, montou um quartel, e distribuiu efetivo ao longo do percurso, contribuindo para garantir a segurança da população.

“Fizemos um planejamento de segurança e conseguimos colocar na avenida 980 agentes de segurança, conseguimos colocar também 15 câmeras de segurança espalhadas pela avenida, como também no entorno, na entrada e saída da população afim de proporcionar mais segurança. Montamos também um centro integrado de segurança onde está funcionando uma delegacia”, afirmou.

Caminhão do "Bode dos Medonhos" quer ser novamente campeão do Corso de Teresina

Já acostumado a ser campeão do Corso de Teresina, o caminhão "Bode dos Medonhos", das Irmãs Dias quer repetir o feito este ano. Um dos organizadores do caminhão, Antônio José Pereira das Silva, afirma que o tema deste ano é Jesus Cristo, que tem uma imagem do Cristo Redentor na frente, e na parte da carroceria é toda decorada com pinturas do artista plástico Wellington.

"São imagens do Brasil tropical, com araras, pássaros da Amazônia, índios e Carmen Miranda", afirmou Antônio José, acreditando na comemoração, mas também no prêmio de campeão do Corso de Teresina.

Foliões mantem tradição ao desfilar em caminhões no Corso

Criado em 2015, o bloco “Tá na Gaiola” desfilou na avenida com um som potente parecido com trio elétrico. Os estudantes Kerllen Mayara, Maria Eduarda e Pedro Neto afirmaram que saem no bloco desde que o desfile acontecia na avenida Frei Serafim, no centro de Teresina. “Eu gosto muito dessa festa por ser o maior evento  de Carnaval em Teresina", afirmaram Kerllen Mayara e Maria Eduarda.

O empresário Márcio Magalhães, o organizador do bloco Pó de Mico desfila no Corso de Teresina desde 2002. Este ano o caminhão desfilou com 40 foliões com o tema "De havaianas a Carmen Miranda". "Levaremos este ano o prêmio em animação, que já ganhamos em 2002 e 2003. O caminhão também tem as cores chamativas do Carnaval", declarou.

Rede MN realizou ampla cobertura no Corso 2019

A Rede Meio Norte realizou ampla cobertura do Corso de Teresina com transmissão ao vivo da folia por quatro horas ininterruptas pela Rede Meio Norte, com apresentação dos jornalistas Arimatéia Carvalho, que estava fantasiado de Luiz Gonzaga, e Stefania Fernandes, fantasiada de Rihanna, direto da cabine de transmissão no corredor da folia, na avenida Raul Lopes.

A equipe de apresentadores, repórteres e humoristas da Rede Meio Norte foram fantasiados de grandes nomes da música brasileira e mundial. A jornalista Monica Freitas foi vestida de Katy Perry. Italo John  homenageou Anitta e Brigida Gabriela, se vestiu da cantora do pop Britney Spears. A repórter Ranielly Veloso se fantasiou de Lady Gaga. O humorista Airton Oliveira se fantasiou de Belchior, a humorista Piauilina está vestida de Xuxa e Zé Pinguelo de Waldick Soriano.

A equipe do meionorte.com fez a cobertura da festa em tempo real com informações jornalísticas e fotos dos foliões fantasiados e toda animação dos caminhões. Além de reportagens dos jornalistas do Jornal Meio Norte.

O público também participou em massa do concurso “Troféu do Corso 2019”, promovido pela Rede Meio Norte, para premiar as melhores fantasias do Corso. Os foliões tinham que pousar nas cabines da emissora dispersas pela avenida e publicar as fotos no feed do Intsagram com a hastag #CorsoMN. Os finalistas de cada categoria serão divulgados nessa segunda-feira (25), no Programa Super Top.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES