Dra.Patrícia Mousinho alerta para cuidados com a saúde durante a folia

Carnaval é sinônimo de folia para alguns e descanso para outros. Curtir a folia ou relaxar em casa, alguns cuidados são indispensáveis para manter a saúde e aproveitar a folia sem surpresas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carnaval é sinônimo de folia para alguns e descanso para outros. Curtir a folia ou relaxar em casa, alguns cuidados são indispensáveis para manter a saúde e aproveitar a folia sem surpresas.

De acordo com a endocrinologista Patrícia Mousinho, é fundamental não descuidar da alimentação e hidratação, para não ficar expostos a doenças.

“É fundamental manter a hidratação, consumindo muito líquido, sobretudo se estiver ingerindo álcool, para evitar desidratação e ressaca. Água de coco e isotônicos ajudam a repor os sais minerais. Frutas ricas em água como melão, melancia, morango, abacaxi, ajudam a fornecer energia e na hidratação. Procurar se alimentar bem, principalmente nas 3 refeições principais. Os foliões têm um gasto energético maior, e para manter a energia, é importante uma fonte de carboidrato, como frutas, tapioca, pães, preferencialmente integrais, complementada com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, equilibrando a dieta e dando mais saciedade. Evitar frituras”, explica.

Em relação a comidas de rua, a médica chama atenção para alimentos que podem causar intoxicação alimentar.

“É preciso ter atenção para as condições de higiene dos locais onde se alimenta: evitar lanches perecíveis, com molho, maionese, e se estiver na praia, frutos do mar, principalmente se não estiverem conservados em temperatura adequada, pois aumentam risco de intoxicação alimentar”, afirma.

Ainda de acordo com a endocrinologista, depois da folia os cuidados com a saúde devem continuar. “O importante é curtir a folia com moderação, e após o período retornar a sua rotina, com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável, com acompanhamento nutricional. Lembrar também de descansar: ter um sono que permita recarregar as energias entre os dias de festa, mantendo a disposição e bem estar”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES