Grupo Especial de seis escolas iniciam os desfiles na Sapucaí hoje; lista

Cada escola terá entre 60 e 70 minutos para mostrar seu enredo na Avenida. O início dos desfiles está marcado para as 22h.

Grupo Especial de seis escolas iniciam os desfiles na Sapucaí hoje; lista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis escolas abrem neste domingo (19) as apresentações do Grupo Especial, no Sambódromo do Rio, no carnaval 2023. Cada escola terá entre 60 e 70 minutos para mostrar seu enredo na Avenida. O início dos desfiles está marcado para as 22h. 

Veja a ordem, definida em sorteio:

Grupo Especial de seis escolas iniciam os desfiles na Sapucaí hoje; listaUma ficha para cada agremiação foi preparada com um resumo do enredo, a letra do samba e vídeos da composição escolhida.

Império Serrano (22h)

Para homenagear o cantor, compositor e sambista Arlindo Cruz, o Império Serrano vai botar na Avenida o seu maior carnaval. Pelo menos é o que promete o carnavalesco Alex Souza, em sua estreia na Verde e Branca de Madureira. Ele quer conquistar o público pela emoção, numa homenagem de mão dupla: Arlindo cantando o Império e a escola da Serrinha aplaudindo um ilustre imperiano de fé.

O ponto de partida do enredo é o hino “Meu Lugar”, em que Arlindo desfia seu amor por Madureira. “É totalmente descritivo do que é a vida do subúrbio, do carioca”, definiu Alex.

Império Serrano vai cantar a vida e obra de Arlindo Cruz e sua ligação com o Cacique de Ramos — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio FICHA:

Enredo: "Lugares de Arlindo"

Presidente: Sandro Avelar

Carnavalesco: Alex de Souza

Diretor de Carnaval: Wilsinho Alves

Mestre de Bateria: Mestre Vitinho

Rainha de Bateria: Darlin Ferrattry

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marlon Flôres e Danielle Nascimento

Comissão de Frente: Júnior Scapin

Samba de autoria de Sombrinha, Aluísio Machado, Carlos Senna, Carlitos Beto Br, Rubens Gordinho e Ambrósio Aurélio.

Intérprete: Ito Melodia

Acadêmicos do Grande Rio (entre 23h e 23h10)

Depois do impactante desfile sobre Exu, a Acadêmicos do Grande Rio entrará na Avenida para disputar o bicampeonato apostando na emoção — e na popularidade de Zeca Pagodinho.

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora pretendem contar o enredo "Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!” com um visual mais clean e com elementos lúdicos.

Zeca Pagodinho acena para as arquibancadas da Sapucaí no ensaio técnico da Grande Rio — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews O enredo, segundo Bora, é uma crônica do dia a dia da vida no subúrbio, como ele retrata em seus sucessos, que são não poucos. Lá estão os amores — conquistados e perdidos —, os amigos, a cervejinha, as brincadeiras, a religiosidade e principalmente a música. Afinal, o cantor e compositor tem registradas mais de 400 músicas, que retratam esse universo.

"Todas as alas têm fantasias inspiradas em sucessos do Zeca, que é uma figura muito urbana", disse.

FICHA:

Enredo: "Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!"

Presidentes de Honra: Jayder Soares, Leandro Soares e Helinho de Oliveira

Presidente: Milton Abreu do Nascimento, o Perácio

Carnavalescos: Leonardo Bora e Gabriel Haddad

Diretor de Carnaval: Thiago Monteiro

Mestre de Bateria: Fabrício Machado, o Fafá

Rainha de Bateria: Paolla Oliveira

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Daniel Werneck e Taciana Couto

Comissão de Frente: Hélio Bejani e Beth Bejani

Samba de autoria de Igor Leal, Arlindinho, Diogo Nogueira, Myngal, Mingauzinho e Gustavo Clarão

Intérprete: Evandro Malandro

Mocidade Independente de Padre Miguel (entre 0h e 0h20)

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai entrar na Sapucaí, este ano, com um enredo bem pé no chão. Ou melhor, no barro, com a criatividade genuína do trabalho dos 400 artistas do Alto do Moura, de Caruaru, em Pernambuco, discípulos de Mestre Vitalino. A escola vai elevar as obras de barro ao brilho de sua estrela.

“Eu me encantei pelo Alto do Moura. Eu já tinha frequentado como turista, e a cada ateliê que eu passava era uma história diferente de vida”, disse o carnavalesco Marcus Ferreira.

“A Mocidade vai mostrar que o legado de Vitalino deixou grandes nomes para a nossa cultura popular”, emendou.

Admirador de temas que destacam a brasilidade mas pouco explorados no carnaval do Rio, Marcus vai fazer do desfile da Mocidade o lugar de fala dos artistas do Alto do Moura, que, com resiliência, criatividade e amor ao próprio chão, transformaram o vilarejo no maior centro de arte figurativa das Américas.

Uma amostra do legado de Mestre Vitalino, que transformou o Alto do Moura no maior centro de arte figurativa das Américas — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio FICHA:

Enredo: “Terra de meu Céu, Estrelas de meu Chão”

Presidente: Flávio da Silva Santos

Carnavalesco: Marcus Ferreira

Diretor de Carnaval: Marquinho Marino

Mestre de Bateria: Dudu

Rainha de Bateria: Giovana Angélica

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diogo Jesus e Bruna Santos

Comissão de Frente: Paulo Pinna

Samba de autoria de Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, W Correa, Leandro Budegas e Cabeça do Ajax

Intérprete: Nino do Milênio

Unidos da Tijuca (entre 1h e 1h30)

A escola pretende trazer para a Avenida a cultura, alegria, história, misticismo, musicalidade e beleza da Baía de Todos os Santos, na Bahia. "Existe algo no ar, que a gente não consegue tocar, mas a gente sente quando está lá. E é essa magia que a gente vai trazer pro nosso desfile", disse o carnavalesco Jack Vasconcelos.

Tudo isso vai ser contado de forma bem criativa: pelas águas da baía. Mas que ninguém pense na obviedade de alegorias repletas de água, que seria um recurso esperado. É a onda de criatividade que vai ditar o fluxo.

Na Unidos da Tijuca, as águas da Baía de Todos os Santos é o fio condutor e narrador do enredo sobre a cultura e a vida do lugar — Foto: Divulgação/Mauro Samagaio A ideia é construir uma narrativa fundeada na emoção, de forma lúdica. Por isso, lá estarão as sereias, peixes, botos, histórias de pescadores, festas, músicas, lendas, contos e encantos naturais daquela população ribeirinha.

FICHA:

Enredo: "É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei a Baía de Todos Os Santos a Se Mirar No Samba da Minha Terra"

Presidente: Fernando Horta

Carnavalesco: Jack Vasconcelos

Diretor de Carnaval: Fernando Costa

Mestre de Bateria: Casagrande

Rainha de Bateria: Lexa

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Matheus André e Denadir Garcia

Comissão de Frente: Sérgio Lobato

Samba de autoria de Julio Alves, Cláudio Russo e Tinga

Intérpretes: Wantuir e Wic Tavares

Acadêmicos do Salgueiro (entre 2h e 2h40)

O enredo "Delírios de um paraíso vermelho" vai falar sobre a valorização da liberdade de expressão, com homenagem a Joãosinho Trinta, além de mostrar que cada um constrói o seu próprio paraíso.

O abre-alas com três chassis — sendo apenas dois carros acoplados, como limita o regulamento — tem cerca de 95 metros de extensão. O maior previsto para entrar na Avenida em 2023.

"A inspiração no trabalho do Joãosinho Trinta começa aí. Ele tinha uma produção criativa que buscava vencer os limites, combatia o pré-julgamento usando materiais nem sempre nobres, transformava o lixo em luxo. Não se trata de um enredo biográfico, mas inspirado na filosofia desse gênio, que tinha na liberdade de expressão a sua prioridade. Basta lembrar de 'Ratos e urubus'", explicou o carnavalesco Edson Pereira.

Grandiosidade, marca do carnavalesco Edson Pereira, se faz presente principalmente no abre-alas do Salgueiro — Foto: Divulgação/Acadêmicos do Salgueiro FICHA:

Enredo: “Delírios de um Paraíso Vermelho”

Presidente: André Vaz da Silva

Carnavalesco: Edson Pereira

Diretor de Carnaval: Julinho Fonseca

Mestres de Bateria: Guilherme e Gustavo

Rainha de Bateria: Viviane Araújo

Mestre-Sala e Porta Bandeira: Sidcley Santos e Marcella Alves

Comissão de Frente: Patrick Carvalho

Samba de autoria de Moisés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Gilmar L. Silva e Marquinho Bombeiro

Intérprete: Emerson Dias

Estação Primeira de Mangueira (entre 3h e 3h50)

O enredo propõe levar à Sapucaí a construção das visões da África na Bahia, por meio da musicalidade e das instituições carnavalescas negras, com destaque para o protagonismo feminino e questões como o racismo.

Esse protagonismo vai ser contado cronologicamente, através dos cortejos afros baianos do século 19 até os dias de hoje. A começar pelo cucumbi, uma dança do Congo, que na Bahia ganhou uma peculiaridade: a figura central era uma mulher, uma rainha.

"A mulher negra é a protagonista do nosso enredo. A gente vai contar a história dessas mulheres, oriundas de tribos africanas, que chegaram à Bahia escravizadas, mas que não se calaram. Ao contrário, foram rainhas de blocos e afoxés baianos. A Mangueira vai reposicionar o papel de liderança dessa mulher preta que foi apagada da História", afirmou Guilherme Estevão, carnavalesco, ao lado de Annik Salmon.

Mangueira vai destacar o trabalho de mulheres negras que se destacam nos cortejos de blocos e afoxés afros na Bahia — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio FICHA:

Enredo: “As Áfricas que a Bahia canta”.

Presidente de Honra: Hélio Turco

Presidente: Guanayra Firmino

Carnavalescos: Gui Estevão e Annik Salmon

Diretor de Carnaval: Amauri Wanzeler

Mestres de Bateria: Taranta Neto e Rodrigo Explosão

Rainha de Bateria: Evelyn Bastos

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Matheus Olivério e Cintya Santos

Comissão de Frente: Cláudia Mota

Samba de autoria de Lequinho, Junior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim

Intérpretes: Marquinho Art'Samba e Dowglas Diniz



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES