SAMU faz alerta a foliões visando prevenir acidentes durante carnaval

Em 2018, no período de carnaval, as equipes de ambulâncias registraram atendimento a 330 pessoas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) faz um alerta para os cuidados que os foliões devem ter durante o período carnavalesco. Entre as recomendações estão: Não beber e dirigir, usar álcool com moderação, se hidratar e se alimentar bem. Somente no carnaval de 2018, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, as equipes de ambulâncias registraram atendimento a 330 pessoas. Desse total, 68 foram vítimas de acidente de trânsito nas zonas urbana e rural de Teresina.

Segundo a pesquisa do SAMU, as urgências clínicas foram os casos mais recorrentes nesse período, sendo registrada a assistência a 107 pessoas com mal súbito. Em seguida, ficaram os acidentes de trânsito, depois atendimentos a 32 pessoas vítimas de quedas e outros acidentes, 22 vítimas de agressões físicas (espancamento, agressão por arma branca ou de fogo) e 21 tiveram urgências obstétricas na capital piauiense. Houve ainda 40 transferências inter-hospitalares de pacientes graves.

Reprodução/ PMT

O diretor clínico do SAMU, José Ivaldo, reforça que as pessoas que irão beber álcool devem ingerir também outros líquidos para manter a hidratação. “Em relação à alimentação, o folião não pode fazer refeição pesada e deve comer alimento saudável e de fácil absorção de três em três horas. Isso diminui a agressão do álcool no estômago e mantém o nível de glicose no sangue, contribuindo para evitar sintomas de ressaca e a hipoglicemia, situação comum nesses casos”, afirma. 

“É importante que as pessoas tenham em mente que o álcool é uma droga depressora do Sistema Nervoso Central e que, dependendo da quantidade utilizada, pode causar sonolência, sudorese e evoluir para o coma alcoólico, que é uma situação séria. Outro alerta que fazemos é para que em hipótese nenhuma a pessoa embriagada dirija carro ou pilote motocicleta. Isso é uma situação comum, mas que pode resultar em acidente ou morte”, finaliza José Ivaldo.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Para acionar o serviço, a população deve entrar em contato com a central de regulação, por meio do telefone gratuito 192. O médico regular classifica o caso e, se houver necessidade, encaminha ambulância de suporte básico, avançado ou então faz orientações médicas.

Reprodução/ PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES