Vai-Vai homenageia Mariele Franco em enredo sobre lutas do povo negro

Ala teve mosaico com foto da vereadora do PSOL morta a tiros em março do ano passado. Escola tenta 16º título neste ano mostrando 'quilombo do futuro' e vários convidados negros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Vai-Vai mostrou as lutas do povo negro e o que chamou de "quilombo do futuro”. A maior campeã do carnaval de São Paulo tenta seu 16º título desfilando com 3 mil componentes.

Marielle Franco, vereadora do PSOL morta a tiros em março do ano passado, foi homenageada em um mosaico com uma foto dela com a expressão "Marielle presente", na ala "Eu tenho um sonho"

Anielle Franco e Luyara Santos, irmã e filha de Marielle Franco, foram destaques do desfile da Vai-Vai no Sambódromo do Anhembi, na madrugada deste domingo (3). A escola fez uma homenagem à vereadora morta a tiros no ano passado, no Rio.

"O samba falava muito da Marielle e sobre o que ela significou para a gente enquanto viveu e, agora, com o legado que deixou. Ainda estou em êxtase", disse Anielle.

 Luisa Melo/G1

A bateria se fantasiou de Pantera Negra, herói negro da Marvel

O carro abre-alas chamou a atenção com seis sarcófagos e, em vários momentos, essas estruturas se levantavam e de lá de dentro surgia um "faraó" fazendo uma coreografia.

Ardilhes Moreira/G1

A comissão de frente mostrou personagens bíblicos interpretados por negros. Grávida, Pathy de Jesus sambou ao lado de Miguel Lucca, menino de seis anos representando Jesus.

Estreante, Erika Januza se apresentou fantasiada de Inaê, Rainha do Mar. Ela veio na frente de um carro alegórico que representava um navio negreiro. As alas seguintes representaram a revolução no Haiti e o regime do Apartheid, que promoveu a segregação racial na África do Sul.

O movimento americano dos Panteras Negras foi homenageado no terceiro carro, destacando a luta contra o preconceito nos Estados Unidos.

A história norte-americana seguiu sendo retratada no carro seguinte, com uma enorme escultura do ex-presidente Barack Obama. Este carro contou com 23 convidados negros, como as escritoras Djamilla Ribeiro e Kênia Maria, e os atores Yuri Marçal, Érico Brás e Cacau Protásio.

A última das 26 alas trouxe convidados como os atores Ícaro Silva e Adriana Lessa e os rappers Rincon Sapiência e MC Soffia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES