Água Branca recebe capacitação do TCE-PI sobre gestão municipal

capacitação do TCE-PI

A município de Água Branca recebeu, nesta segunda-feira (13) a 4ª Capacitação IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O evento, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), é destinado à capacitação e orientação de prefeitos, secretários e outros gestores municipais sobre o IEGM, ferramenta utilizada pelos Tribunais de Contas de todo o país para medir a eficácia das políticas públicas implementadas pelas prefeituras. O curso aconteceu no auditório da OAB de Água Branca.

 

A capacitação foi ministrada pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista e Maria Olivia Reis, que explicaram a importância do encaminhamento dos dados.

 

O TCE realiza o curso em Água Branca após solicitação da Prefeitura. “Nós temos uma preocupação com o trabalho dos nossos gestores e entendemos a importância da correta disponibilização dos dados na plataforma do IEGM. Orientamos todos os secretários e gestores de Água Branca a participar do curso e tivemos uma excelente resposta por parte de todos. Além disso, Água Branca fica localizada em um ponto estratégico e gestores de 12 cidades vizinhas também puderam participar da capacitação”, diz o prefeito Jonas Moura.

 

O prefeito Jonas Moura também destaca a importância dos dados colhidos pelo IEGM. “É um prazer para a cidade de Água Branca receber essa capacitação, pois esse projeto vem para consolidar o trabalho que já vem sendo feito pelos Tribunais, procuradoria e outros. Eu sempre cobrei ferramentas em que a gente pudesse avaliar nosso trabalho e eu acho que o IEGM vem para auxiliar nessa questão e na melhoria dos serviços que os municípios oferecem”, avalia.

 

Para o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebêlo, a capacitação funciona como uma troca de conhecimentos entre o Município e o Tribunal de Contas. Ele também ressalta que o trabalho do TCE não está apenas na fiscalização e punição às Prefeituras. “Além de uma capacitação, este momento é um cruzamento de conhecimentos, e essa complementação é muito significativa. Nós temos o que aprender mesmo nos municípios com os maiores problemas, pois entendemos a realidade das situações, vamos além da teoria. Aproveito para ressaltar que o TCE não está apenas para investigar e punir, mas, antes disso, está para contribuir junto aos gestores para retirar as diferenças que ainda existem entre o Piauí e outros estados da Federação. Sabemos que o Piauí é feito por pessoas que têm preocupação com suas cidades e são essas pessoas que devem tomar iniciativas que serão benéficas para todos”, declara.

 

Estiveram presentes o vice-prefeito de Água Branca, Raimundo Nen; os vereadores de Água Branca, Raiclysto Alexandrino e Enoquete; prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues; prefeito de Lagoinha do Piauí, Alcionio Barbosa; prefeito de Demerval Lobão, Junior Carvalho; prefeito de Olho D’Água do Piauí, Antônio Francisco; prefeito de São Pedro, Paulo Nei; prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes da Silva; além de servidores e gestores de cidades vizinhas.





logomarca do portal meionorte..com