Pacientes dos Caps de Inhuma recebem orientações em saúde bucal

Pacientes dos Caps de Inhuma recebem orientações em saúde bucal

pacientes


Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I– receberam, nessa quarta-feira (06), a visita da equipe de Saúde Bucal da UBS (Unidade Básica de Saúde) João Antônio de Sousa, em parceria com a Prefeitura de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação contou com o apoio das equipes do CAPS, que de forma organizada e efetiva contribuiu para que as atividades fossem concluídas com êxito. Em dinâmica de bate-papo, as profissionais apresentaram o modo correto de realizar a escovação, as principais doenças causadas pela má higienização da boca, dentes e por maus hábitos como o tabagismo. Além da palestra de orientação sobre práticas para a saúde bucal, os usuários dos CAPS receberam aplicação de flúor e escovas dentárias.

A secretária de Saúde, Naira Celene de Paula Carvalho, afirmou que ações como essa passarão a fazer parte do calendário das ações do CAPS, destacou que o objetivo da ação é reforçar a prevenção de agravos relacionados à saúde bucal, ressaltando a importância de uma boa higienização através da escovação e alimentação saudável.

“É importante que os pacientes saibam que é preciso cuidar da saúde em seus diferentes âmbitos e não só da saúde mental, mas da saúde bucal, ações como essas reforçam as práticas de saúde e estimulam o autocuidado dos assistidos.

A coordenadora do CAPS Maria Vilani de Moura Sousa agradeceu a parceria e colaboração da rede de saúde do município com os usuários.

Para a Odontóloga Doutora Suelene Gonçalves dos Santos, responsável pelos tratamentos dentários juntamente com sua THD- Técnica em Higiene Bucal Erika Kelly na UBS João Antônio de Sousa, o atendimento ao paciente usuário do CAPS é um procedimento realizado de maneira especial “A consulta é realizada com mais atenção”, alguns pacientes não conseguem interagir durante a consulta, então é importante um trabalho de esclarecimento mais detalhado antes e durante o procedimento, para que se construa um vínculo para condicionar ele a voltar sempre ao atendimento, e assim manter a saúde bucal.


logomarca do portal meionorte..com