Secretaria de Saúde intensifica campanha Outubro Rosa

Secretaria de Saúde intensifica campanha Outubro Rosa

A campanha está acontecendo em todos os postos de ESF do município de Pedro II.

O município de Pedro II através da Secretaria de Saúde, durante todo mês de outubro, está realizando em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a campanha do Outubro Rosa, que é um movimento internacional que acontece durante todo o mês de outubro, para conscientização e prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Essa campanha é feita através de orientações, palestras, vídeos, panfletos, cujo objetivo é de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia. Essa campanha também estimula a mulherada sempre se tocar realizando o autoexame das mamas, que é muito fácil e de graça.

Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção, porque quando descoberto cedo a chance de cura é quase cem por cento.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado, porque falta nas mulheres essa conscientização e cuidado com seu corpo, por não realizar o auto exame todos os meses após dez dias da menstruação.

No posto do ESF do Bairro Boa Esperança, o Enfermeiro Luan Lunas, estava reunido com algumas mulheres que por meio de uma palestra e vídeo estava conscientizando as mesmas para a realização do auto exame que é muito importante. Em caso de alguma alteração, a pessoa deve procurar o médico do seu posto de saúde, para melhor avaliação e se necessário a realização do exame da Mamografia, que é o exame específico com a finalidade de descobrir alguma anormalidade no seio da mulher.

logomarca do portal meionorte..com