Enquanto o mundo inteiro vem ficando em casa nestas últimas semanas por conta das medidas de isolamento aplicadas para conter a pandemia do coronavírus, um meme ganhou uma enorme popularidade. Estamos falando do famigerado "dança do caixão" ou "carregadores de caixão", que ao som de uma música eletrônica, dançam enquanto carregam um ataúde em uma cerimônia fúnebre após a apresentação de um vídeo com situação de "risco" (seja acidentes, quedas, falhas, etc.). Mas afinal de contas, de onde surgiu tudo isso?

A República do Gana (gana significa “guerreiro rei”), que fica na África Ocidental, tem 28,3 milhões de habitantes. Entre eles, se destaca Benjamin Aidoo, um carregador de caixões profissional. Ele é o criador da "dança do caixão", que sim, é um fato.

 

Para explicar o vídeo, precisamos voltar para o ano de 2017: naquele ano, o canal BBC News foi a Gana fazer uma reportagem sobre uma nova tendência que estava surgindo nos funerais que aconteciam no país africano.

Criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo, os "pallbearers" (como são conhecidos por lá os carregadores de caixão) surgiram com a ideia de tornar a solenidade mais festiva, algo como uma homenagem à vida plena que a pessoa teve, onde geralmente essas festividades são reservadas para as pessoas mais idosas.

No vídeo, agora transformado em meme, homens aparecem carregando um caixão e dançam de maneira harmoniosa — numa espécie de balé que celebra não a morte, mas a vida.  Adiciona-se à perfeição a música “Astronomia 2K19”, do produtor italiano Stephan F., e o espectador mal percebe a troca de cenários. Ou até percebe, mas fica com a impressão de que tudo é uma continuidade da “dança do caixão”.

 

Ao contrário do meme, onde é reproduzida música eletrônica, no evento original são tocadas músicas tradicionais africanas, com os convidados também dançando e se divertindo. Segundo a reportagem da BBC, graças a estes grandes eventos, centenas de jovens africanos acabaram ganhando uma oportunidade de trabalho.

Composta originalmente pelo produtor musical russo Tony Igy"Astronomia" foi lançada em 2010 e se tornou a música que dá o tom ao meme em si, principalmente a versão remixada pelos DJs holandeses Vicetone.

Se você achava o meme estranho, o clipe oficial de Astronomia é, digamos, um pouco bizarro, onde é apresentado a jornada de um extraterrestre (?) em busca de um jovem garoto na Terra.

Mas afinal de contas, de onde surgiu o meme?

De acordo com o site americano Know Your Meme, a "enciclopédia especializada em memes", a primeira vez que alguém resolveu misturar a música produzida por Tony Igy com a cerimônia fúnebre de Gana foi feita pelo usuário do TikTok @lawyer_ggmu, que criou uma montagem de um esquiador tentando uma manobra e falhando, e o resto da história você já deve conhecer.

Com 4,5 milhões de visualizações e 474 mil curtidas, este clip do TikTok acabou viralizando ao redor do mundo, e centenas de versões acabaram surgindo representando as mais diversas situações, como você pode conferir abaixo.

Fontes:  Know Your Meme / Reverb / Terra / O Globo / Mundo Conectado

Deixe o seu comentário

Veja também