15° Prêmio Piauí de Inclusão Social

15° Prêmio Piauí de Inclusão Social

Encerrada

Cobertura iniciada em 23/01/2020 - 20:35
  • 22h:15m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Governador Wellington Dias enaltece Prêmio Piauí de Inclusão Social

    O Governador Wellington Dias esteve presente na solenidade de entrega dos prêmios na 15ª edição do Inclusão Social. Ao final do evento, o gestor discursou e enalteceu a importância de destacar os projetos do Estado.

    “Eu viajo muito como governador, em cada lugar que eu vou eu vejo muita coisa boa acontecer, esse campeonato do bem tem uma importância muito grande, provavelmente pouca gente do Piauí ou até mesmo do Brasil ia tomar conhecimento sobre as Mulheres de Visão, sobre a Universidade Aberta em Jatobá do Piauí, sobre a Zero Cárie em Francisco Santos, do trabalho do Tribunal de Justiça do Piauí. O troféu tem uma história de muita dedicação, muito trabalho e amor, um amor que resulta em todo esse trabalho de vocês, nada melhor do que abrirmos o ano de 2020 com boas histórias nas mais diferentes áreas do Piauí, vocês merecem todos os nossos aplausos e nossos reconhecimentos”, declarou.

    Crédito: Portal Meio Norte Crédito: Portal Meio Norte 

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 22h:09m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Sou Zero Cárie leva grande Prêmio Piauí de Inclusão Social

    A já vencedora da categoria Ação Individual, projeto Sou Zero Cárie, que realiza prevenção a saúde bucal voltado para crianças do município de Francisco Santos, foi a grande vencedora do Prêmio Piauí de Inclusão Social. A iniciativa louvável é da cirurgiã-dentista Heloísa Clara Santos, que começou seu trabalho no município em 2017.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    O Projeto Sou Zero Cárie começou com 270 crianças e atualmente já passa dos 500 atendimentos aos pequenos de zero a cinco anos, com orientações sobre escovação correta dos dentes, obturações, entre outros cuidados relacionados à saúde bucal.

    “Eu ainda estava sem acreditar de ter recebido a premiação na Categoria Individual por que de fato se a gente tiver curiosidade de conhecer todos os projetos que estão aqui, eles são belíssimos. Ter ganhado na categoria para mim é uma honra sem tamanho, são belíssimas histórias. Eu tenho que dividir esse prêmio com as Mulheres de Visão, eu me emocionei muito ali atrás com elas, se estão todos aqui é porque realmente é um projeto onde todos se engajam, todos se envolvem, a comissão julgadora é muito competente, mas eu não tenho como dividir essa honra com todas as iniciativas que estão aqui hoje”, agradeceu emocionada.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 22h:01m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Ômega leva troféu na categoria Empresa

    A empresa Omega Energia, foi a ganhadora na categoria Empresa. A Produtora de Energia Eólica implantou um Centro de Educação em Ilha Grande, no litoral piauiense para oferecer novas oportunidades para cerca de 325 crianças e jovens da comunidade Ventos que transformam. O anúncio foi feito pela apresentadora Karla Berger.

    As crianças estudam no Centro de Educação Janela para o Mundo, mantido pela empresa de produção de energia eólica, onde recebem reforço escolar e ajuda nos estudos e nas respostas aos seus deveres de casa no contraturno das escolas onde estudam o Ensino Fundamental. No Centro, porém, também são ministradas aulas para jovens e adultos. Aulas de inglês, de informática e de redação para os estudantes se prepararem melhor para a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um reforço para o acesso ao ensino superior.

    A empresa mantém um Centro de Educação em Ilha Grande, no litoral do Piauí por ter responsabilidade social e engajamento com a comunidade. Há um propósito de empresa Omega Energia de fazer crescer os habitantes de Ilha Grande, garantir estudo, qualificação e, principalmente, autonomia.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 22h:00m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Mulheres de Visão vencem na categoria ONG

    A categoria Organização Não Governamental (ONG) ficou com o projeto Mulheres de Visão, Projeto desenvolvido pela Escola Comradio de Teresina no empoderamento de mulheres com deficiência para o mercado de trabalho. O projeto uniu 22 mulheres cegas ou com baixa visão. Muitas já conquistam aos poucos a independência financeira com empreendimentos diversos.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    O prêmio foi anunciado pela jornalista Stefhania Fernandes. Para o jornalista Iraildo Mota, presidente da Escola Comradio do Brasil, as mulheres ainda vão dominar o mundo.

    “A única coisa que separa uma pessoa com deficiência de uma pessoa dita normal é a oportunidade, esse prêmio reconhece não apenas as mulheres cegas mas ele abre um acórdão muito grande para reconhecer as instituições que dão oportunidades para outras pessoas. A gente precisa se unir em torno do ser humano, pessoas, instituições, organizações, gestores, todos nós temos uma dívida muito grande principalmente com as pessoas com deficiência. O que está acontecendo aqui hoje é uma inclusão, estamos imensamente felizes com esse prêmio, ele reconhece a potência que as mulheres tem, elas ainda vão dominar o mundo e não está longe disso. Quero agradecer todos os parceiros nos quais eu visitei, olhei no olho e pedi que abrissem o coração para as pessoas com inclusão”, disse.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 21h:39m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Categoria Governamental foi para a UAPI

    A Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que oferece cursos de ensino superior a distância, atingindo 120 municípios e cerca 5 mil alunos, sendo mantida pelo Governo do Estado, foi a grande vencedora na categoria Governamental. A Uapi atua na oferta de cursos superiores apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação e é referência na modalidade Ensino a Distância (EAD).

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Quem anunciou o prêmio foi a apresentadora Shirley Evangelista que foi entregue pelo secretário de segurança pública, Fábio Abreu para Elizângela Oliveira, diretora do polo da UAPI, em Jatobá do Piauí.

    “É muito bom fazer parte disso aqui, vocês não tem noção do que isso representa para nós, quando chegamos o secretário perguntou se foi a gente que tinha se inscrito, mas a imprensa entrou em contato com a gente e perguntou se queríamos participar desse evento, trazemos conosco o propósito de diminuir as diferenças, o resultado implica dizer que nós estamos no caminho certo. A UAPI é um projeto grandioso, riquíssimo que foi um avanço na educação do Piauí. Trazer o nome da minha cidade Jatobá do Piauí é que me deixa mais feliz, somos um polo referência porque tem 120 polos e o nosso é aquele que tem o menor número de evasão, nossa turma é ativa, uma família de fato”, afirmou.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 21h:28m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Coletivo de Mulheres ganha na categoria Associação

    A interação das marisqueiras com o Coletivo Mulheres em Pauta de Parnaíba às tornou empoderadas economicamente e tem melhorado a qualidade de vida dessas mulheres, fazendo com que conquistassem o troféu na categoria Associação. Elas conquistaram mecanismos e conhecimento para tornar sua atividade mais lucrativa.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    O prêmio foi anunciado pelo apresentador Ieldyson Vasconcelos e entregue pelo secretário de comunicação Allisson Bacelar para Maria Luiza de Sousa Santos, representante do projeto.

    “Eu gostaria de agradecer esse prêmio porque nosso serviço é muito difícil, a gente depende da maré, eu faço isso há 18 anos e garanto que no meio das novas não estou perdendo muito para elas não. O prefeito disse que a gente gera mais emprego do que ele e isso é gratificante”, declarou.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 21h:22m
    Quinta-feira 23/01/2020

    'Sou zero cárie' vence na categoria Ação Individual

    Na categoria Ação individual o grande vencedor foi a ‘Sou zero cárie’. O anúncio foi feito pelo apresentador Amadeu Campos e entregue pelo secretário estadual de educação, Ellen Gera, para a cirurgiã dentista Heloísa Clara Santos, idealizadora do projeto.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    “A emoção é muito grande, nesse momento a minha gratidão a Deus é enorme, Deus é aquele que faz infinitamente mais daquilo que a gente pensa ou sonha. Tudo começou na UFPI quando eu participei de um programa de extensão universitária, eu cresci em Francisco Santos achando que cárie era uma experiência que todo mundo devia vivenciar, eu estudei e quando eu voltei a cidade eu implantei esse projeto e encontrei um time. Eu costumo dizer que um sonho quando é plantado em solo fértil não tem outro futuro senão germinar e florescer. Eu fui abraçada por toda equipe, todos os profissionais me apoiaram, sonharam esse sonho junto comigo, meus auxiliares de saúde bucal me deram as mãos para que as crianças não sofram com cárie. Estar aqui hoje representando o meu município de atividades que buscam um Piauí mais feliz enchem meu coração de gratidão”, afirmou.

  • 21h:11m
    Quinta-feira 23/01/2020

    Segunda menção honrosa vai para Contour Global

    Já a segunda menção, na categoria destaque nacional foi para a empresa Contour Global Latam, por sua efetiva contribuição ao desenvolvimento do Estado do Piauí, numa participação que se faz valiosa não apenas no aspectos do avanço econômico, mas, sobretudo, pela essência inovadora de sua atuação, geradora de inovação tecnológica, motivadora de transformação na realidade do sertão nordestino, e do compromisso fundamental com o equilíbrio ecológico do Brasil.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    O apresentador Gilvan Barbosa fez a entrega da menção honrosa para o gerente de planta, Francisco Debieni Costa que agradeceu a homenagem. “É muito gratificante estar aqui nessa noite, receber essa menção honrosa em meio a vários trabalhos bonitos, pessoas que vem trabalhando fortemente no seu dia a dia para um desenvolvimento econômico de melhores práticas de desenvolvimento sustentável, ficamos muito felizes de sermos lembrados. Sempre que temos oportunidade é muito gratificante participar disso, a gente só tem a agradecer, vamos trabalhar muito forte durante 2020 para estarmos aqui de novo e levarmos mais um prêmio para casa”, disse.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 21h:06m
    Quinta-feira 23/01/2020

    TJ-PI recebe a primeira menção honrosa da noite

    A primeira menção honrosa foi entregue para o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em razão do notável esforço desenvolvido ao longo de Negociação de Dívidas, dos Mutirões de Execução Fiscal, do Projeto “Eu Tenho Pai”, das sessões de Audiências de Mediação Judicial e da instalação do Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania Móvel, para atuação nas comarcas que não possuem Cejus. As ações desenvolvidas pelo TJ do Piauí em 2019, foram reconhecidas como responsáveis pela aceleração dos processos judiciais, que resultam, efetivamente, na prática de inclusão social, ao possibilitar que centenas de pessoas encontrem soluções mais imediatas para seus conflitos e interesses.

    O apresentador Arimatea Carvalho deu início as premiações e entregou o prêmio ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e a juíza Lucicleide Pereira Belo.

    “Eu gostaria de agradecer em nome do Tribunal de Justiça do Piauí essa homenagem. A política do Tribunal de Justiça é incentivar a prática da conciliação e mediação, temos que ter a pacificação social. Nos países orientais os estudantes são incentivados a buscarem a auto composição, na prática nós temos coordenação de 19 centros de conciliação e tivemos excelente resultados no Piauí”, declarou.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

  • 20h:50m
    Quinta-feira 23/01/2020

    15ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social tem início

    As melhores iniciativas piauienses do ano de 2019, na área de inclusão social, vão receber hoe o troféu referente à 15ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. 

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    O evento acontece no auditório da Tupperware, no centro de Teresina, com transmissão ao vivo pela Rede Meio Norte, e cobertura em tempo real do Portal Meionorte.com e Jornal Meio Norte. A solenidade de entrega é comandada pela apresentadora Maia Veloso.

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte

    Crédito: Portal Meio NorteCrédito: Portal Meio Norte