Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Brasil

Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Brasil

Encerrada

Cobertura iniciada em 28/11/2021 - 11:10
  • 16h:22m
    Domingo 28/11/2021

    Professores dizem que 2º dia teve questões sobre desastre de Mariana, Copa do Brasil e dengue

    A segunda prova do Enem 2021, realizado neste domingo (28), trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil, dengue e ebola.

    Questões sobre pandemia e vacinação ficaram de fora do exame, que contou com 45 perguntas sobre matemática e ciências da Natureza, de acordo com professores. A questão sobre Mariana tratava dos impactos em Abrolhos (Bahia) do rompimento da barragem que fica em Minas Gerais, a centenas de quilômetros de distância, segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação.

    Estudantes realizam segundo dia de provas do Enem neste domingo - Foto: Tiago Ghizoni/NSCEstudantes realizam segundo dia de provas do Enem neste domingo - Foto: Tiago Ghizoni/NSC

    A Copa do Brasil apareceu em uma questão de matemática sobre combinação e probabilidade. Em química, houve poucas questões que envolvessem contas, diz o professor Allan Rodrigues. "Boa distribuição na prova de química envolvendo estequiometria clássica, análise de pH, reação de neutralização, pilha com interdisciplinaridade com física, titulação, saponificação, esterificação, ou seja, sem predominância de setor específico, diz Rener Ribeiro, do Seb Lafaiete. Em biologia, os temas predominantes foram botânica, ecologia e citologia (estudo das células), segundo o professor da Seb Lafaiete Aldo César Poltronieri.

    a prova de matemática foi considerada mais complicada do que a de anos anteriores pela professora Mayara de Souza. Também houve questões em matemática sobre o nível dos reservatórios de água e sobre como os aplicativos de reserva de hospedagem definem os preços mediante oferta e demanda.

  • 15h:35m
    Domingo 28/11/2021

    Mãe faz crochê enquanto aguarda a filha

    Joana Forti, de 67 anos, resolveu esperar a filha de 31 anos em um canteiro próximo ao local de prova em Piracicaba (SP). Para aproveitar o tempo, ela levou crochê e se acomodou em um canteiro. "Rezando para que ela se saia bem", disse.

    Joana resolveu esperar a filha em um canteiro próximo ao local de prova - Foto: Claudia Assencio/G1Joana resolveu esperar a filha em um canteiro próximo ao local de prova - Foto: Claudia Assencio/G1

    Fonte: G1

  • 15h:34m
    Domingo 28/11/2021

    Estudantes já podem deixar local de prova

    A partir das 15h30, os estudantes que já tiverem terminado o segundo dia de prova do Enem, já podem deixar local, porém, sem levar o exame. Só poderão com a prova a partir das 18h.

  • 14h:32m
    Domingo 28/11/2021

    Adolescente é picado por escorpião enquanto fazia prova do Enem em Goiânia

    Um adolescente de 17 anos que estava na sala para fazer o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi picado por um escorpião e teve que deixar o exame em Goiânia, neste domingo (28). O rapaz, que preferiu não se identificar, contou que sentiu uma dor leve na perna ao ser picado.

    "Eu olhei no chão e vi um bichinho enrolado, encostei nele com a caneta e era um escorpião", explicou. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi à escola de artes e arquitetura da PUC e buscou o adolescente para levá-lo ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para atendimento médico. Ainda segundo o adolescente, os responsáveis pela aplicação do teste entraram em contato com a mãe dele e chamaram os bombeiros.

    Apesar do susto, o estudante estava consciente, conversando e garantiu que se sentia bem. De toda forma, teve que ser levado pelos bombeiros.

    Adolescente teve que ser levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros - Foto: Vanessa Martins/G1Adolescente teve que ser levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros - Foto: Vanessa Martins/G1

    Fonte: G1

  • 14h:12m
    Domingo 28/11/2021

    Pai “salva” Enem da filha em Porto Alegre

    Pai tem de participar, já dizia um antigo slogan publicitário. Em Porto Alegre, Luiz Antônio Teixeira  não só esteve presente como salvou o segundo dia da prova do Enem da filha Ana Luiza, 17 anos.

    "Ela se atrapalhou no horário, achou que o portão fechava às 13h30min, quando viu que tava errada faltavam apenas 10 minutos", contou Teixeira, que pegou o carro e saiu em disparada. "Minha filha não dormiu de noite, estava muito nervosa. Eu disse para ela: 'Se tu não chegar a tempo, vou entrar antes de ti na faculdade'", disse ele.

    A razão é simples: Teixeira vai cursar Direito em 2022, mesmo curso que Ana Luiza deseja.

    Teixeira correu para deixar a filha a tempo na escola que ela vai fazer a prova - Foto: Patrícia ComunelloTeixeira correu para deixar a filha a tempo na escola que ela vai fazer a prova - Foto: Patrícia Comunello

    Fonte: O Globo

  • 13h:08m
    Domingo 28/11/2021

    Estudante quase perdia a prova da semana passada

    Matheus Bernardo de Oliveira, de Vitória, passou um sufoco porque esqueceu o RG em casa na semana passada. Entrou no último minuto. Hoje, ele chegou com o documento em mãos.

    "Eu descobri que minha identidade não estava na minha carteira 12h45. Já estava pronto para entrar na sala, com o celular desligado. Consegui telefonar para a minha esposa para ela vir trazer meu documento. Foi muito, muito estressante. Hoje eu conferi o documento duas vezes, quando fui comprar o café da manhã, quando cheguei em saí de casa e agora conferi de novo para ver se estava comigo”.

    Portões são fechados em todo o Brasil (Foto: Letícia Baptista/g1)Portões são fechados em todo o Brasil (Foto: Letícia Baptista/g1)

    Fonte: G1

  • 13h:02m
    Domingo 28/11/2021

    Portões fechados!

    Os portões dos locais de aplicação das provas do 2° Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram fechados. O exame começa oficialmente às 13h30 (horário de Brasília) e se estenderá até às 18h30. A prova termina 30 minutos antes, porque não há a redação. 

  • 12h:51m
    Domingo 28/11/2021

    Ministro comenta sobre pessoas que não fizeram a prova no Salgueiro devido operação

    O ministro da Educação ainda comentou a situação dos 500 estudantes da comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), que não conseguiram fazer a prova por conta da operação policial ocorrida no último domingo.

     

    "Se houve razões sérias, está tudo previsto no edital. Toda impossibilidade que já está prevista no edital, é claro [que haverá reaplicação. Nós queremos, o que eu quero é que todo aluno tenha acesso se houve algum problema de ordem logística ou do trânsito ou algum tipo de enfermidade, está tudo previsto, eles terão a prova aplicada, sim", disse, durante visita a um local de prova em Aracaju.

  • 12h:35m
    Domingo 28/11/2021

    Ministro da Educação não deve dar entrevista hoje sobre a 2ª prova do Enem

    O ministro da Educação, Milton Ribeiro, está em Sergipe. Ele disse que não deve dar entrevista hoje sobre a 2ª prova do Enem 2021. "Amanhã a gente atualiza os dados sobre como foi a entrega, como foi a execução, se houve alguma intercorrência ou não", disse ele.






    Ver essa foto no Instagram










    Uma publicação compartilhada por Milton Ribeiro (@mribeiro.mec)

    Fonte: G1

  • 12h:17m
    Domingo 28/11/2021

    Portões são abertos para o segundo dia do Enem 2021

    Os portões dos locais de prova do Enem 2021 foram abertos para o segundo dia do exame em todo o Brasil. O fechamento é às 13h.

    Foto: Tiago Ghizoni/NSC Foto: Tiago Ghizoni/NSC