Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Piauí

Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Piauí

Encerrada

Cobertura iniciada em 28/11/2021 - 09:18
  • 19h:17m
    Domingo 28/11/2021

    Operação Enem 2021 disponibiliza quase mil agentes de segurança

    A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí disponibilizou quase mil agentes de segurança para Operação Enem 2021 realizada nos dois domingo, 21 e 28 de novembro, visando garantir a segurança dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.

    O esquema montado pela SSP-PI, através do Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na sede da SSP-PI é utilizado por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Equatorial, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas para ter agilidade no monitoramento. “Além do contato direto com a equipe do Inep, em Brasília, através do monitoramento feito pelo CICC do Piauí, o policiamento nos locais de prova foram feitos de forma reforçada e contou com 40 viaturas extras para garantir também a escolta de provas, como vem sendo feito nos últimos anos”, contou Audivam Nunes.

    A Operação Enem 2021 encerrou sem maiores alterações em todo estado do Piauí.

    Operação Enem 2021 encerrou sem maiores alterações no Piauí - Foto: DivulgaçãoOperação Enem 2021 encerrou sem maiores alterações no Piauí - Foto: Divulgação

  • 16h:31m
    Domingo 28/11/2021

    Candidatos afirmam que provas do segundo dia do Enem foram complexas

    Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entrevistados pela reportagem foram unânimes em afirmar que as provas de Ciências Exatas, Matemática e Suas Linguagens, do segundo dia foram difíceis, complexas e exigiram muitos cálculos.

    "A prova foi boa, não lembro muita coisa, estou morrendo de dor de cabeça, mas física, matemática e biologia foram boas, dentro do esperado", declarou Lays Reis ao sair das provas do Enem no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A jovem disse que pretende cursar Nutrição.

    Estudante de Enfermagem, já na fase de estágios, Samuel Dourado fez Enem para disputar uma vaga para o curso de Medicina e achou as provas interessantes. "As provas foram interessantes. Tinham gráficos e desenhos em várias questões", afirmou Samuel Dourado.

    Francisco Alberto, de 17 anos, disse que as questões de cálculos, ciências e tecnologia não estavam complicadas. "As questões de cálculo não estavam muito complicadas, ciências e tecnologia também não. No geral bastante cálculo. Física achei bastante complicada, foi uma prova complexa, exigia bastante conhecimento sobre fórmulas", disse.

    Francisco Alberto, de 17 anos, afirmou que gostou das questões de cálculo - Foto: Efrém RibeiroFrancisco Alberto, de 17 anos, afirmou que gostou das questões de cálculo - Foto: Efrém Ribeiro

  • 16h:18m
    Domingo 28/11/2021

    Professores dizem que 2º dia teve questões sobre desastre de Mariana, Copa do Brasil e dengue

    A segunda prova do Enem 2021, realizado neste domingo (28), trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil, dengue e ebola.

    Questões sobre pandemia e vacinação ficaram de fora do exame, que contou com 45 perguntas sobre matemática e ciências da Natureza, de acordo com professores. A questão sobre Mariana tratava dos impactos em Abrolhos (Bahia) do rompimento da barragem que fica em Minas Gerais, a centenas de quilômetros de distância, segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação.

    Estudantes deixam locais de prova no segundo dia do Enem 2021 - Foto: Efrém RibeiroEstudantes deixam locais de prova no segundo dia do Enem 2021 - Foto: Efrém Ribeiro

    A Copa do Brasil apareceu em uma questão de matemática sobre combinação e probabilidade. Em química, houve poucas questões que envolvessem contas, diz o professor Allan Rodrigues. "Boa distribuição na prova de química envolvendo estequiometria clássica, análise de pH, reação de neutralização, pilha com interdisciplinaridade com física, titulação, saponificação, esterificação, ou seja, sem predominância de setor específico, diz Rener Ribeiro, do Seb Lafaiete. Em biologia, os temas predominantes foram botânica, ecologia e citologia (estudo das células), segundo o professor da Seb Lafaiete Aldo César Poltronieri.

    a prova de matemática foi considerada mais complicada do que a de anos anteriores pela professora Mayara de Souza. Também houve questões em matemática sobre o nível dos reservatórios de água e sobre como os aplicativos de reserva de hospedagem definem os preços mediante oferta e demanda.

  • 15h:33m
    Domingo 28/11/2021

    Estudantes já podem deixar local de prova

    A partir das 15h30, os estudantes que já tiverem terminado o segundo dia de prova do Enem, já podem deixar local, porém, sem levar o exame. Só poderão com a prova a partir das 18h.

  • 14h:05m
    Domingo 28/11/2021

    Presos por engano terão reaplicação, segundo ministro da Educação

    As pessoas que foram presas por engano no primeiro dia do Enem 2021 poderão pedir a reaplicação da prova. "Nós não temos compromisso com o erro. Nem o MEC nem o governo Jair Bolsonaro. Se está errado, está errado. A gente reaplica, sem problema nenhum", disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, neste domingo (28).

    Ao menos duas pessoas foram detidas no domingo passado. Uma delas é Maria da Penha dos Santos, de Teresina, tirada de dentro da sala onde fazia a prova por policiais. Maria da Penha, era suspeita de ser foragida da Justiça do Ceará, mas a mulher teve  a inocência comprovada depois do  juiz perceber que apesar dela ter o mesmo nome da pessoa procurada pela justiça, além do mesmo nome da mãe,  o nome do pai é diferente. O outro foi um homem de Santana (AP), detido por engano. Inicialmente, a PF disse que ele foi preso durante a prova. Depois, afirmou que aguardou a saída dele do local.

    Maria da Penha foi retirada da sala por policiais e solta durante audiência de custódia - Foto: ReproduçãoMaria da Penha foi retirada da sala por policiais e solta durante audiência de custódia - Foto: Reprodução

  • 13h:23m
    Domingo 28/11/2021

    Enem: SSP diz que 400 agentes e mais 40 viaturas extras estão nas ruas

    No segundo dia prova do Enem 2021, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí deslocou na manhã deste domingo (28), cerca de 400 agentes de segurança e mais 40 viaturas extras para estarem nas ruas em Teresina.  Na sede da secretaria já esta funcionando o Centro de Comando e Controle do Enem. 

    Enem: SSP diz que 400 agentes e mais 40 viaturas extras estão nas ruas (Foto: Ascom)Enem: SSP diz que 400 agentes e mais 40 viaturas extras estão nas ruas (Foto: Ascom)

  • 13h:15m
    Domingo 28/11/2021

    Portões fechados: candidato ganha máscara em cima da hora em Teresina

    Os portões dos locais de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30. Um candidato chegou um minuto antes que o portão do Centro Universitário Santo Agostinho, na zona Sul de Teresina, fechasse e percebeu que estava sem máscara, de uso obrigatório no exame, e não tinha mais tempo para voltar. Ele foi salvo pela organização do Enem que deu uma máscara para ele fazer as provas do segundo dia do exame.

    Portões fecharam às 13 horas (Foto: Efrém Ribeiro)Portões fecharam às 13 horas (Foto: Efrém Ribeiro)

  • 13h:04m
    Domingo 28/11/2021

    Portões dos locais de prova do Enem 2021 são fechados

    Os portões dos locais de aplicação das provas do 2° Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no Piauí foram fechados às 13 horas. O exame começa oficialmente às 13h30 (horário de Brasília) e se estenderá até às 18h30. A prova termina 30 minutos antes, porque não há a redação.

    Portões dos locais de prova do Enem 2021 são fechados (Foto: Efrém Ribeiro)Portões dos locais de prova do Enem 2021 são fechados (Foto: Efrém Ribeiro)

    Portões dos locais de prova do Enem 2021 são fechados (Foto: Efrém Ribeiro)Portões dos locais de prova do Enem 2021 são fechados (Foto: Efrém Ribeiro)

  • 12h:42m
    Domingo 28/11/2021

    Mãe vai deixar filhos no Enem para dar segurança na prova

    A funcionária pública federal Diana Karine Sobreira, da  Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária), fez questão de deixar seus filhos Ana Beatriz Sobreira, de  18 anos, Arthur Sobreira, de 15 anos, na porta do local de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Centro Universitário Santo Agostinho, para dar segurança no momento das provas.

     

    "Amo meus filhos e fiz questão de acompanhá-los até a entrada do local das provas para enfatizar que os apoio em suas escolas e que vou ser sempre com eles", declarou Diana Karine.

    Mãe vai deixar filhos no Enem para dar segurança na prova (Foto: Efrém Ribeiro)Mãe vai deixar filhos no Enem para dar segurança na prova (Foto: Efrém Ribeiro)

    "É muito bom ter o apoio da minha mãe em um momento tão importante da minha vida", falou Ana Beatriz, que vai disputar uma vaga para Engenharia Mecatrônica na USP (Universidade de São Paulo). "A gente fica mais seguro quando a mãe acompanha quando se está precisando de apoio", falou Arthur Sobreira.

     

     

     

     

  • 12h:15m
    Domingo 28/11/2021

    "Número significativamente menor"

    Os portões dos locais de aplicação de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abriram às 12h neste domingo (28), com poucos candidatos em algumas zonas da capital para o segundo dia da avaliação em relação ao último domingo (21), quando o número de candidatos foi maior.

    O porteiro do Centro Universitário Santo Agostinho, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina,  João Silva, disse que o número de candidatos na espera da abertura dos portões foi significativamente menor.  "Os candidatos ainda têm uma hora para entrarem, mas eu acho que muita gente não fez boas provas no primeiro dia e desistiram no segundo dia porque acham que não serão classificados no Enem", declarou João Silva em entrevista ao Meionorte.com

    Foto: Efrém RibeiroFoto: Efrém Ribeiro