Debate com candidatos à Prefeitura de Piripiri

Rede MN promove debate com candidatos a prefeito de Piripiri

Encerrada

Cobertura iniciada em 18/10/2020 - 17:22
  • 20h:37m
    Domingo 18/10/2020

    Debate com candidatos à Prefeitura de Piripiri chega ao fim

    O debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos  à Prefeitura de Piripiri na noite desse domingo (18), chegou ao fim. Participam do confronto de ideias: Abraão Trindade (PSB), Jove Oliveira (PTB), Paulo Limeira (Solidariedade) e Tiberio Cesar (PSTU). O candidato  Luiz Menezes (PP), decidiu não participar do debate. No próximo domingo, dia 25 de outubro, a emissora realiza debate com candidatos a prefeito de Floriano, a partir das 18 horas. Ao todo, a Rede MN, vai promover mais de 30 debates ao longo da campanha eleitoral de 2020.

    Debate com candidatos à Prefeitura de Piripiri chega ao fim - Imagem 1

  • 20h:13m
    Domingo 18/10/2020

    Candidatos fazem suas considerações finais

    Jove Oliveira (PTB)

    É chegado o momento de nos confraternizarmos, quero muito cuidar do povo de Piripiri, quero agradecer nossos técnicos, conhecemos a realidade, Pirpiri vai viver um novo momento, eu conheço Piripiri, conheço as famílias e quero cuidar desse povo, quero da oportunidade para quem nunca teve e você pode ter isso votando no 14.

    Abraão Trindade (PSB)

    Contar um pouco da minha história, sou professor, há cinco anos fui abandonado pelo pai, aos 20 anos iniciei os estudos. Sou professor pós graduado, fui gerente de educação e vereador. Quero representar e representar bem meu povo. Dê a oportunidade para um professor ser o seu prefeitto, Professor Abraao 40.

    Tiberio Cesar (PSTU)

    O PSTU está com duas candidaturas no Piauí, em Teresina e Piripiri e dizer que esses candidatos que estão aqui como o candidato fujão não vão fazer nada por Piripiri, porque as eleições não vão mudar nada. Nós estamos candidatos, mas quem vai governar é o povo, através dos conselhos populares e dia 15 de novembro é 16 na cabeça.

    Paulo Limeira (Solidariedade)

    Quero dedicar parte do meu tempo a cuidar de Piripiri, avançar mais e mais na educação, na infraestrutura, no apoio ao empresariado, na fomentação ao crédito, quero uma gestão que apoie os bancos estatais. O povo de Piripiri é hordeiro e com união, solidariedade e fé nós mudamos Piripiri.

    Candidatos fazem suas considerações finais - Foto: Raíssa MoraisCandidatos fazem suas considerações finais - Foto: Raíssa Morais

  • 20h:06m
    Domingo 18/10/2020

    Jove Oliveira responde pergunta da jornalista Isiane Gonçalves

    Pergunta Isiane Gonçalves: A senhora é comunicadora e ouviu muitas queixas, o que acredita que deve ser corrigido mais urgentemente?

    Jove OliveiraJove Oliveira

    Jove Oliveira responde: Em Piripiri temos vários problemas, falta medicamentos, ruas escuras, queixas de barraqueiros, trabalhadores do mercado público de Piripiri que tiveram aumento de 800%, mães de alunos que receberam apenas três kits na pandemia, uma crise também em relação a Covid, que não tiveram acesso a testes rápidos, não tiveram as mãos do gestor. Tantas queixas de vigias que foram humilhados, de pessoas que foram perseguidas, casas derrubadas com tratores, Piripiri precisa de mudança, de alguém que tenha amor por esse povo. 

    Comentário de Tibério César: Piripiri tem muitas queixas, esse ano foi muito atípico, em março tivemos grandes enchentes, as pessoas me chamavam que na região do Bota Fora ainda tem gente que não foi assistida, temos muitas reclamações também em relação a saúde. 

    Réplica Jôve Oliveira: As reclamações são muito grandes, não gera emprego e renda, não tem medicamento para os cidadãos, no nosso Governo o cidadão vai ter acesso a Farmácia Popular, faremos diversos polos, descentralizar, vamos corrigir, conhecemos os problemas de Piripiri.

  • 19h:58m
    Domingo 18/10/2020

    Paulo Limeira responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro

    Pergunta Ananias Ribeiro: Os acidentes de transito, sobretudo, de motocicletas tiram a vida da população de Piripiri há muitos anos, o que o senhor vai fazer com relação a isso?

    Paulo Limeira Paulo Limeira 

    Resposta Paulo Limeira: Esse é um tema recorrente e para lidar com isso é preciso investir em educação de transito e esse tipo de procedimento não é com rigor, mas sim com amor e ensinamento, para que as pessoas desde criança sejam educadas para respeitar o trânsito. É público e notório que a juventude é rebelde, mas sendo educados desde muito cedo podemos reverter essa situação, por isso, defendo que essa matéria seja implantada nas escolas do nosso município.

    Comentario Jove Oliveira: Em Piripiri, os acidentes são recorrentes, infelizmente não foram implantadas campanhas educativas e sim campanhas punitivas para faturar e esses recursos não voltou para o contribuinte e nada foi feito para diminuir os acidentes com a implantação de sinalização e vamos investir em educação.

    Réplica Paulo Limeira: É preciso tratar esse tema com seriedade, pois essa é uma política que previne vidas, então as pessoas precisam se educar, mas para isso é preciso ter uma integração no transito, com a família, educador e condutor.

  • 19h:57m
    Domingo 18/10/2020

    Abraão Trindade responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro

    O jornalista Ananias Ribeiro pergunta sobre os projetos para a educação do município. 

    Abraão TrindadeAbraão Trindade

    Professor Abraão responde: Temos que ter bibliotecas fortalecidas, precisamos ter laboratório de informática, precisa ter apoio psicológico. É importante valorizar todos os profissionais da educação, fazer com que todos esses profissionais se sintam valorizados, mas também qualificar. 

    Paulo Limeira comenta: Educação se faz com amor, vou dar o exemplo do Japão, Nagazaki, explodiu uma bomba, mas o Japão teve amor à educação, amor à população, se o professor tem amor e quer transformar a vida da educação, transforma, cito o exemplo de Cocal dos Alves, e os professores tem que ser mais bem remunerados. 

    Professor Abraão faz a réplica: Defendo melhores salários, melhores condições aos nossos alunos, ter uma merenda de qualidade, kit de alimentação escolar, fornecer o fardamento correto, ambiente de lazer dentro das nossas escolas.

  • 19h:47m
    Domingo 18/10/2020

    3° Bloco: Candidatos respondem perguntas de jornalistas do Grupo Meio Norte

    No terceiro bloco, os candidatos respondem as perguntas feitas pelos jornalistas do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC). Perguntaram o editor de política do Jornal Meio Norte, Ananias Ribeiro, a apresentadora do programa Diálogo Franco da TV e Rádio Jornal Meio Norte, Eli Lopes e da repórter da Rede Meio Norte Isiane Gonçalves. No sorteio feito ao vivo, o primeiro candidato a responder foi Tibério César (PSTU), que respondeu a pergunta feita pela jornalista Eli Lopes. O comentário foi feito pelo candidato Abraão Trindade (PSB).

    3° Bloco: Candidatos respondem perguntas de jornalistas do Grupo Meio Norte - Imagem 1

    Pergunta Eli Lopes: O que o senhor vai fazer para investir no agrenegócio de Piripiri?

    Resposta Tibério César: Eu sou agricultor familiar e nós enquanto produtor, agricultor vamos criar um programa para incentivar a agricultura familiar, para implementar os produtos da agricultura possam suprir toda a necessidade do nosso povo e nesse sentido, nós da frente socialista, vamos implementar essa diretriz com o homem do campo, vamos trabalhar também com os conselhos populares, e dá total apoio e incentivo aos agricultores.

    Comentário Abraão Trindade: Nós vamos regionalizar a zona rural em 10 polos, vamos criar em cada uma dessas áreas um técnico para preparar a terra oferecendo toda estrutura de energia e agua e vamos comprar metade dessa produção para merenda escolar e para os mercados públicos e assim garantir renda para o homem do campo.

    Réplica Tibério César: Candidato, falar é fácil, o difícil é fazer. Nós temos três açudes banhando nossa cidade e ainda assim temos pessoas passando fome em Piripiri, nós não temos um incentivo do governo municipal , estadual e federal que não dá um incentivo ao homem do campo.

  • 19h:33m
    Domingo 18/10/2020

    2º Bloco: Paulo Limeira pergunta para Jove Oliveira sobre segurança pública

    Candidato Paulo Limeira pergunta: Vamos falar de um dos temas recorrentes que é a segurança, como prefeito quero implementar o cidadão online, ele vai fiscalizar e monitorar o centro para indicar qualquer delito, por isso temos que criar uma política mais avançada com tecnologia. 

    Paulo Limeira pergunta para Jove OlveiraPaulo Limeira pergunta para Jove Olveira

    Jove Oliveira responde: É importante destacar um programa e concurso que vamos implementar que é a Guarda Municipal, vamos chamar os técnicos para até 191 vagas da Guarda, recursos também para câmeras de segurança, para monitorar e evitar a violência no nosso município e o concurso da Guarda me dá uma alegria muito grande. 

    Comentário do  Abraão Trindade: Sabendo que a segurança cabe ao Governo do Estado, Governo Federal, não custa nada o município ajudar, defendo a criação da Guarda, tem um candidato a vereador meu que defende a Guarda, mas o sistema de câmeras também ajuda muito, a segurança é cheia de detalhes até uma rua escura ajuda. 

    Réplica Paulo Limeira: Vamos criar um corpo de projetos de técnicos com capacidade para desenvolver esses processos, sou uma das primeiras pessoas do Piauí que trouxe usina de LED, tudo que falamos precisa de projetos, para transformarmos a cidade num Polo de Desenvolvimento.

    Tréplica Jove Oliveira: Quero agradecer aos milhares de piripirienses que ontem foram à luta manifestar seu apoio ao 14, segurança é fazer essa parceria com o Governo e vamos sim fortalecer essa parceria, temos sim essa responsabilidade.

  • 19h:27m
    Domingo 18/10/2020

    2º Bloco: Abraão Trindade pergunta para Paulo Limeira sobre educação

    Pergunta Abrão Trindade: Sabendo que o desenvolvimento de todas as sociedades passa pela educação, mas sabendo que a educação seja de qualidade e não é isso que acontece no nosso município. O que o candidato tem para melhorar a educação de Piripiri?

    Abraão Trindade pergunta para Paulo LimeiraAbraão Trindade pergunta para Paulo Limeira

    Resposta Paulo Limeira: Eu sou uma pessoa independente, eu não defendo mentiras, mas eu pesquisei e as pessoas precisam pesquisar mais. A educação é fundamental, mas também é preciso atrair industrias e a educação tem que tentar manter a permanência do aluno dentro de sala de aula. Uma educação não se faz só o gestor, mas sim com pais, alunos, professores e gestores. A educação transforma a vida e as pessoas e precisamos fazer isso para mudar nossa realidade.

    Comentário Jove Oliveira: Vamos estruturar as escolas municipais, valorizar o professor, cuidar das crianças, merenda escolar de qualidade, vamos climatizar todas as escolas municipais, vamos distribuir tabletes, nós queremos que o filho da pessoa humilde tenha as mesmas oportunidades dos mais ricos, vamos incluir o plano de carreira e salário.

    Réplica Abrãao Trindade: Na educação de Piripiri, os vigias não recebem todos os seus direitos e vamos cuidar disso, mas é preciso qualificar ainda mais nossos professores, por isso vamos criar o selo de qualidade do professor Nota 10, oportunizando mais oportunidades.

    Tréplica Paulo Limeira: Nós temos que capacitar, integrar famílias, levar vacinação para escolas, temos que identificar a criança que tem problema oftalmológica, a criança subnutrida e assim levar mais qualidade e queremos fazer de Piripiri uma cidade polo, mais justa e humana.

  • 19h:25m
    Domingo 18/10/2020

    2º Bloco: Candidato Tibério César pergunta para Abraão Trindade

    Tibério César pergunta: Piripiri tem 48% de desempregados, queria saber no seu Governo o que vai fazer para conseguir emprego para estas famílias?

    Tibério Cesar pergunta para Abraão Trindade no 2° bloco do debateTibério Cesar pergunta para Abraão Trindade no 2° bloco do debate

    Professor Abraão responde: É importante termos um olhar especial para as famílias da periferia, é por isso que estamos lançando o Pro Renda que é programa de distribuição de renda, o programa de leite que vai fomentar a bacia leiteira de Piripiri. Vamos fazer concurso público em todas as áreas, os cargos comissionados serão feitos seletivos, no secretariado também vamos fazer um seletivo, para acabar com essa panelinha, vamos fazer diferente nesta eleição. 

    Comentário de Jôve Oliveira: O asfalto que todo mundo quer em Piripiri começou pelo Vista Alegre e lá eu não vi nenhum rico, com relação a mobilidade vamos sim, e quero dizer até uma coisa para o candidato ausente: libera o asfalto, o senhor está atrasando o desenvolvimento de Piripiri, sairá pela porta dos fundos. 

    Réplica de Tibério César: Em 2019 foi gasto quase 20 milhões de reais com a administração direta e Câmara, apenas uma elite política de Piripiri recebendo esse dinheiro, enquanto a população passa fome, vamos acabar com essa farra, inclusive nosso mandato será revogável, se o candidato Tibério não estar dando conta do recado será retirado do poder. 

    Tréplica do Professor Abraao: A mobilidade urbana é essencial, não acho legal embargar uma obra que vai beneficiar as famílias, o que contesto é essas obras vir apenas no período das eleições, vamos gerar emprego e renda sim, Piripiri tem uma terra boa, tem água.

  • 19h:13m
    Domingo 18/10/2020

    2º Bloco: Jove Oliveira pergunta para Tibério César sobre mobilidade urbana

    No segundo bloco do debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Piripiri, os candidatos fazem perguntas entre si com tema livre. Um candidato pergunta, outro responde e um terceiro comenta. No sorteio realizado ao vivo, a candidata Jove Oliveira (PTB), escolheu Tibério César e comentário de Abrão Trindade com o tema mobilidade urbana.

    Jove Oliveira pergunta para Tibério CésarJove Oliveira pergunta para Tibério César

    Pergunta Jove Oliveira: Conseguimos mais de R$ 3 milhoes de asfalto para Piripiri e oatual gestor impediu e gostaria saber do seus projetos para mobilidade urbana?

    Resposta Tibério César: Hoje Piripiri, não tem um serviço de mobilidade, só os ricos tem transporte para andar nos asfaltos, o pessoal pobre tem sequer o que comer, imagine ter o que se mover, por isso atuaremos com conselhos populares, com construções de obras públicas, nesse sentindo temos uma posição pronta e temos que trabalhar com o povo decidindo onde deve ser aplicados os recursos e não impondo goela abaixo as obras.

    Comentário Abraão Trindade: Mobilidade urbana é importante para todas as cidades, agora eu não serei o candidato do asfalto, do calçamento, mas serei o prefeito que vai cuidar do nosso povo. Asfalto, limpeza, iluminação é obrigação do gestor público. Professor Abraão sendo eleito terá um plano com ações anuais, essa é obrigação nossa e vamos trabalhar ao longo de todo ano.

    Réplica Jove Oliveira: Nem obrigação o prefeito de Piripiri está fazendo, a prefeita Jove será a prefeita da saúde, educação, geração de emprego e renda, do asfalto, da iluminação, da limpeza, para mudar a realidade atual, trabalharemos sim e vamos acelerar na mobilidade urbana.

    Tréplica Tibério César: Piripiri tem que avançar no sentindo de geração de emprego e renda com construção de obras públicas e isso tem que ser através de conselhos populares, você candidata trouxe o asfalto devido a parceria com o governo do Estado e isso abre precedente porque só trabalha para os ricos que podem andar em seus carros no asfalto que a senhora trouxe.

    O candidato Paulo Limeira acionou direito de resposta após comentário do candidato Tibério César, mas, por unanimidade, o pedido foi negado pelo conselho formado por advogados da OAB-PI.