Debate com candidatos à Prefeitura de Teresina

Esta é uma das maiores coberturas eleitorais já realizada pelo GMNC.

Encerrada

Cobertura iniciada em 12/11/2020 - 19:21
  • 23h:58m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Assista na íntegra o debate com os candidatos à Prefeitura de Teresina

    Com um debate marcado por muitas propostas e confrontos, a Rede Meio Norte realizou o último embate entre os candidatos à Prefeitura de Teresina, para quem não conseguiu acompanhar o embate, assista na íntegra: 

  • 23h:54m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Considerações Finais

    Simone Pereira (PSD)

    Teresinense eu queria agradecer a cada um que me abraçou, me recebeu na sua casa, me procurou nas ruas, reconheceu a minha capacidade e que confiou em mim para fazer a gestão. Quero pedir que vocês fiquem atentos para o que está acontecendo na nossa cidade, Deus não mandou chuva a semana passada a toa, uma cidade que não tem saneamento, não tem integração, não tem políticas públicas, vamos dar oportunidade para quem quer, vote no 55 e eleja a primeira prefeita mulher dessa cidade.

    Considerações Finais - Imagem 1

    Mário Rogério (Cidadania)

    Quero inicialmente agradecer do espaço concedido pelo Grupo Meio Norte, também agradecer os demais candidatos e atenção do eleitor. Nós passamos a campanha de forma propositiva e que estamos mais preparados para administrar a cidade e termino a campanha com esse sentimento. 

    Considerações Finais - Imagem 2

    Major Diego Melo (Patriota)

    Quero agradecer a Deus pela oportunidade para libertar Teresina, agradecer ao Grupo Meio Norte, a todos osteresinenses que têm nos abraçado, que tem doado para nossa campanha, sou o único que não usa Fundo Eleitoral, tá na hora da mudança, tá na hora de libertar Teresina. Vamos juntos, Deus, pátria, família e liberdade. Vamos juntos devolver Teresina aos teresinenses, vote 51.

    Considerações Finais - Imagem 3

    Lucineide Barros (PSOL)

    Eu sou de um partido que é o PSOL, o numero do meu partido é 50, não sou filha de Teresa Cristina, sou filha de Maria Rosa reivindico o legado de Esperança Garcia, Marielle franco, não se impressione com o espetáculo de arte cínica que tem passado por esse processo eleitoral, não se impressione com as ofertas de compra de voto, vote com a sua consciência, e é nesse sentido que a gente pode construir uma vida melhor para que Teresina seja nossa.

    Considerações Finais - Imagem 4

    Fábio Abreu (PL)

    Agradecer ao Grupo Meio Norte e aos demais candidatos, dizer aos teresinenses que sou igual a você,  por isso estou aqui, temos a oportunidade de ir ao 2° turno e vencer essa eleição, gostaria de parabenizar todas as pessoas que fazem parte da família 22, por isso estamos aqui para pedir o seu apoio.

    Considerações Finais - Imagem 5

    Gessy Fonseca (PSC)

    Agradeço em primeiro lugar a Deus pelo dom da vida e por estar contribuindo ao futuro de Teresina, teresinense reflita você tem um bilhão de motivos para nãoo votar num candidato que está há décadas no Poder, eu sou a única candidata capaz de derrotar esses grupos políticos que mandam em Teresina, eu sou Gessy, meu número é 20.

    Considerações Finais - Imagem 6

    Fábio Servio (PROS)

    É tão complicado falar de política nesse momento que a gente vive, não só por causa da pandemia, mas pelo descrédito, quero agradecer a minha família, agradecer a Deus, a caminhada é difícil quando a gente vai com poucos recursos e sofrendo tanta perseguição, mas nada do que eu passei representa uma vírgula do que vocês passam todo dia em Teresina, quero pedir para quem tem essa vontade venha com a gente e acredite no 90 para mudar junto comigo não só a história de Teresina, como a política.

    Considerações Finais - Imagem 7

    Fábio Novo (PT)

    Obrigado Grupo Meio Norte. Nessa campanha por onde andei escutei muita gente dizendo que sou o mais preparado, mas isso não basta. Vamos transformar esse principio em voto, então peço que não venda seu voto. Vamos pensar bem e construir uma nova história em Teresina. Vote 13.

    Considerações Finais - Imagem 8

    Kleber Montezuma (PSDB)

    Agradeço ao Sistema Meio Norte, agradeço a Maia, respeitosamente a todos os candidatos, lamento o Dr Pessoa não deixaram ele vir, é um candidato que não se governa, sou grato à cidade de Teresina que me recebeu a 46 anos e agora quero retribuir trabalhando, com equilíbrio, bom senso, Kleber 45.

    Considerações Finais - Imagem 9

  • 23h:44m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Fábio Novo declara durante debate: "Fui contrário à reforma trabalhista"

    Lucineide Barros (PSOL) pergunta para Fábio Novo (PT): Gostaria de perguntar, caso eleito, como cuidaria do tema das reformas?

    Fábio Novo declara durante debate: "Fui contrário à reforma trabalhista" - Imagem 1

    Fábio Novo responde: Ouvindo, ouvindo bastante, quando fui secretário de educação no meu município ouvi bastante as categorias, discutimos de forma muito contundente, vamos ter a prática do diálogo, há reformas que fui contrário, fui contrário à reforma trabalhista, que trouxe a precarização do trabalho, num futuro que inclusive me preocupa bastante, eu pretendo dialogar bastante e sempre ter o foco de que as categorias precisam ser respeitadas. 

    Fábio Abreu comenta: Tive a oportunidade de discutir várias reformas pelo mandato que o teresinense me deu, tive a oportunidade de lutar pelos agentes de segurança na reforma da Previdência, em todas as reformas é necessário que haja as discussões. 

    Réplica - Lucineide Barros: É necessário ter gestores que usem a autonomia, principalmente quando o poder central toma feições facistas, de retiradas de direito.

    Tréplica - Fábio Novo: A reforma da previdência é uma lei federal que é maior que a estadual, nosso partido votou contra, mas como foi aprovada precisa seguir, pois se desrespeitarmos a lei o Estado fica mais prejudicado, deixando claro, no momento da votação em nível federal nos manifestamos contrários.

  • 23h:37m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Gessy questiona Lucineide sobre sua participação em atos criminosos durante manifestações

    Gessy Fonseca pergunta: Candidata a senhora disse em uma entrevista que é a favor de atitudes criminosas como incendiar ônibus em manifestações, então lhe pergunto, caso sendo eleita, a senhora iria apoiar esses tipo de atos?

    Lucineide Barros (PSOL) - Foto: Raíssa Morais Lucineide Barros (PSOL) - Foto: Raíssa Morais 

    Lucineide Barros responde: A senhora não me ouviu dizer que participo de atos criminosos, mas sim de que participo de ações de luta e vale dizer que nesse contexto a população  empobrecida é que mais sai prejudicada, então eu seguirei nesse luta até conseguir mudar esse sistema opressor. Se o poder público nos ouvisse, não seria preciso dessas manifestações.

    Fábio Sérvio comenta: Toda manifestação é bem vinda quando ela é pacifica, para promover uma mudança e o principal momento é agora em que você pode decidir o próximo gestor nas eleições municipais.

    Réplica – Gessy Fonseca: A sua opressão e sua revolta não lhe dá o direito de destruir patrimônios públicos e privados, eu participei de diversas manifestações e nunca coloquei a vida de outras pessoas em perigo e em nem deteriorei nenhum patrimônio.

    Tréplica – Lucineide Barros: Essa é a condição ideal e se fossemos ouvidos pelo poder público não seria preciso esses atos, agora para quem não tem suas demandas atendidas só resta se manifestar.

  • 23h:32m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Gessy Fonseca critica 'indústria da multa' em Teresina

    O candidato Major Diego escolheu Gessy Fonseca para responder a sua pergunta e Kleber Montezuma para comentar. “Plano diretor de Teresina que vai entrar em vigor agora em janeiro, indústria da multa, regularização fundiária de mais de 100 mil imóveis. O que você vai fazer sobre esses temas?”.

    Resposta de Gessy Fonseca – Quem é comerciante nas avenidas principais da cidade sofre, eu que sou comerciante no Dirceu sofremos muito com algumas ações impensadas da prefeitura que colocaram faixas onde os clientes não podiam estacionar se parassem eram multados, eu tenho uma proposta para ser educativa e não de punir, sobre a regularização fundiária temos compromisso de dar títulos definitivos para você que não consegue regularizar o seu imóvel.

    Candidata Gessy Fonseca - Foto: Raíssa MoraisCandidata Gessy Fonseca - Foto: Raíssa Morais

    Comentário de Kleber Montezuma – Fui secretário de habitação e devo dizer ao senhor candidato Major Diego, que nós temos um novo plano diretor na cidade que vai facilitar muito, temos também uma política de regularização fundiária, é algo que eu sei fazer e fiz. Vamos entregar 20 mil títulos de propriedades para as mulheres que depois podem ir ao cartório e fazer a transferência de propriedade do imóvel para o seu nome e está acertado um programa educativo na área das multas.

    Réplica de Major Diego – Quero assumir compromisso com todos que trabalham na construção civil, nós vamos rever o plano diretor de Teresina, a regularização fundiária é um desafio que não é tão difícil de resolver e nós vamos fazer, vamos dedicar todo o empenho da prefeitura para resolver esse problema e a indústria da multa é algo que é reprovado nos não podemos continuar com isso.

    Tréplica de Gessy Fonseca – Como foi falado em regularização fundiária quero também falar sobre o Moradia Digna que tem como meta alcançar até 30 mil unidades habitacionais, esse projeto será feito por etapas, em plena campanha eleitoral sendo regularizado invasões em Teresina.

  • 23h:26m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Major Diego sobre Fábio Abreu: "Esse candidato envergonha Teresina"

    Candidato Fábio Abreu (PL) pergunta a Major Diego Melo (Patriota): Quais ações pretende desenvolver na zona rural de Teresina? 

    Major Diego sobre Fábio Abreu: "Esse candidato envergonha Teresina" - Imagem 1

    Major Diego Melo (Patriota) responde:  Um candidato que se recusa a dialogar com os policiais, isso é uma mentira, não investiu nada em segurança pública, agora vem tentar enganar Teresina , a área rural é muito importante, se Deus quiser vamos gerar riqueza para o nosso povo prosperar.

    Lucineide Barros (PSOL) comenta: A situaçao da zona rural é degradante, triste, mulheres, idosos esperando ônibus que demora 3/4 horas para vir, pessoas reclamando dizendo que ia ficar na estrada e caminhar dois a 3 km , é uma situação que precisa enverginhar quem administra Teresina.

     

    Réplica - Fabio Abreu: A realidade é triste, a saúde nao consegue chegar na zona rural, eu tenho o propósito de buscar essa igualdade, uma cidadã me procurou no povoado Baixão de Santo Antônio queria o transporte para fazer a hemodiálise e a prefeitura não faz, faz só na zona urbana. 

    Tréplica - Major Diego: Teresinenses não caia na conversa desses mentirosos, esse candidato que envergonha Teresina, destruiu a segurança pública de Teresina, dinheiro público torrando na eleição para enganar o povo de Teresina, acabou com o grupamento áereo, uma pessoa que se diz esquerdista. 

    Direito de Resposta - Fábio Abreu: O respeito é dado para quem merece, para quem capacidade de ser respeitado, para quem não é psicopata, não é desequilibrado, não tem capacidade de criar informações falsas. Meu histórico de vida não me permite descer desse nivel, ainda mais estar respondendo quem é desequilibrado, desqualificado. 

    Direito de Resposta - Major Diego Melo: Esse candidato é um mentiroso, se tem psicopatia é você que desvia dinheiro público, sua gestão não tem nenhuma transparência, minha indignação é a indignação de todo teresinense que hoje é violentado todos os dias.

  • 23h:19m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Fábio Abreu: "Professores são forçados a colocar crianças a trabalhar somente português e matemática"

    Mário Rogério pergunta para Fábio Abreu: A violência está começando nos últimos anos da escola e seguindo entre a juventude, então o que se pode fazer no município para combater isso?

    Fábio Abreu (PL)Fábio Abreu (PL)

    Fábio Abreu responde: A principal ação que precisa ser feita é a prevenção, nenhum candidato  falou aqui que a culpa é do professor, mas sim do apoio que esses professores precisam, nós temos professores são forçados a colocar crianças a trabalhar somente português e matemática. A palavra correta a ser usada é dissimulação, porque a pergunta é feita e a resposta é totalmente dissimulada, explique porque os profissionais reclamam sim de assédio, de pressão.

    Comentário Kléber Montezuma: Vocês podem ver que o nível dos nervos entre os candidatos estão se elevando e o principal alvo tem sido o professor Kleber, mas não vou cair nessa armadilha, já sou vacinado. Quero me solidarizar com os professores, que fazem da educação de Teresina fazer a melhor educação do Brasil. Eu fui secretário de Educação.

    Réplica Mário Rogério: A questão da educação é urgente, não é só uma questão de escola, mas da falta de uma política séria, social, de combate a criminalidade, nós estamos vivendo um problema seríssimo na nossa cidade, que não temos paz dentro e fora de casa.

    Tréplica Fábio Abreu: Eu sempre trabalhei pela educação, sempre busquei executar ações para educação, faça uma pesquisa e veja quantos reais eu coloquei para educação, cultura, saúde e vou ser prefeito de Teresina para fazer muito mais.

    Direito de Resposta – Kléber Montezuma: O nome deputado federal Fábio Abreu parece que quem conhece mais o senhor é o major Diego, o senhor como deputado federal nunca colocou R$ 1 como emenda na educação.

  • 23h:13m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Simone Pereira critica Montezuma: "Desvirtua as palavras"

    O candidato Kleber Montezuma escolheu Mário Rogério para responder e Simone Pereira para comentar. “Mario Rogério aqui várias vezes vocês disseram que a violência em Teresina é por conta do fracasso da educação, na prefeitura as escolas tem crianças que vão até 14 anos de idade, dai para cima é o governo responsável. Como você ver esse jogo de palavras?”.

    Resposta Mário Rogério – A questão da violência principalmente da juventude para o crime ela vem muito do problema educacional, mas não acho que seja problema na escola municipal, eu acho que o grande problema é exatamente a descontinuidade da educação, quando termina o ensino fundamental começa o problema, nós entendemos que na nossa gestão tem que ter um trabalho seríssimo para que a escola do estado tenha o mesmo nível da escola municipal, eu quero que a escola pública seja municipal ou estadual tenha condições de ser comparada as melhores particulares.

    Comentário de Simone Pereira – Tem uma escritura na bíblia que diz: ‘ensina a criança no caminho que deve andar e mesmo quando for idoso não se desviará dele’, candidato Kleber parece que você não conhece a realidade dos problemas da cidade, existem crianças de 14 anos que estão sim na marginalidade e as mães estão desesperadas, se essas crianças estivessem na escola elas não estariam nas ruas assaltando.

    Candidata Simone Pereira - Foto: Raissa MoraisCandidata Simone Pereira - Foto: Raissa Morais

    Réplica Kleber Montezuma – Quero me solidarizar com os professores vocês fazem a melhor educação do Brasil premiada duas vezes e aqui a gente ver quase que dominando dizer que vocês falharam e da prefeitura saiu bandido, saiu drogado e não é isso, as crianças que saíram da escola da prefeitura não são bandidas e nem vistas como bandidas, nós vamos fazer uma educação melhor, lamentavelmente ocorre essa descontinuidade.

    Tréplica de Mario Rogério – Há problema sim na escola municipal, mas não no nível que deu a entender, dizendo que é um problema gravíssimo que nós temos com crianças de 14 anos, se existe eu desconheço, agora que é preciso sim um trabalho mais cuidadoso da prefeitura.

    Direito de resposta Simone Pereira – Eu acho lamentável que o candidato Kleber Montezuma desvirtue as palavras da gente, em nenhum momento eu responsabilizei os professores que são uns heróis, se os candidatos não tem conhecimento de que nós temos sim jovens de 14, 15 anos no mundo das drogas e na criminalidade tem sim e eu sei por que fui diretora do CEM e não é a escola que está construindo isso não, não venha jogar para a plateia, é a falta de políticas publicas, falta do cuidado com a família.

  • 23h:00m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Kléber Montezuma afirma durante debate: "Tenho as mãos limpas"

    Fábio Sérvio (PROS) pergunta para Kleber Montezuma (PSDB): Teatro da zona sul, 100% da iluminação pública, planetário da cidade, Projeto Cresce, lhe pergunto, o senhor fez parte do plano de Governo do Firmino e sabe que projeto destes foi implementado?

    Kleber Montezuma (PSDB) - Foto: Raíssa Morais Kleber Montezuma (PSDB) - Foto: Raíssa Morais 

    Kleber Montezuma responde: Tenho orgulho de ser secretário em cinco oportunidades, todas as contas do professor Kleber foram aprovadas, fui ordenador de despesas de bilhões de reais, eu tenho as mãos limpas, nunca sai dizendo que recebi 100 mil reais da Assembleia, para depois o deputado Robert dizer que não foi verdade e ele se ausenta desse debate porque sabia que eu ia fazer a pergunta aqui e não ia ter resposta, mas isso aqui ninguém fala porque o Governo do Estado está com seu time e blocão montado. 

    Lucineide Barros comenta: Meu alento neste debate é que as pessoas não são burras, não são idiotas, o que se passa aqui é a espetacularização da verdade, se faz isso no maior cinismo do mundo, penso em quem participou de qualquer administração deve se sentir no dever e responsabilidade de num momento como este prestar contas. 

    Réplica - Fábio Sérvio: Se de um lado você acusa, de um lado tem um cidadão, senador que doou para a sua campanha mais de 800 mil reais, o Ciro Nogueira, vocês se juntam da noite para o dia de uma maneira que enoja a população. 

    Tréplica - Kleber Montezuma: Estamos vendo o que todos falam, tem hora que alguém chega e diz que não existe nada na cidade de Teresina, fico imaginando qual a sua reação, aó outro diz que nada presta, e sua casa presta, é interessante esse jogo que se faz aqui como se fosse nascer uma cidade em cima do que não há, existe sim conquistas da cidade de Teresina.

  • 22h:54m
    Quinta-feira 12/11/2020

    Fábio Sérvio: 'Já deparei com vários tipos de corrupção em Teresina'

    Simone Pereira pergunta: Candidato Fábio Sérvio o senhor faz muitas denúncias de corrupção e lhe pergunto baseado em que você faz essas denuncias?

    Fábio Sérvio responde: Quando decidi fazer parte do processo político, decidi fazer algo para mudar o cenário atual e nos últimos anos acabei me deparando com muitas coisas e com vários tipos de corrupção tanto no âmbito municipal, quanro estadual e quando comecei a combater isso, comecei no jornalismo, mas vi que não ia adiantar nada, então decidi ir para linha de frente que é a política e para isso fiz muitas renúncias.

    Fábio Sérvio:  "Já deparei com vários tipos de corrupção em Teresina" - Imagem 1

    Fábio Abreu comenta: A nova gestão precisa abrir imediatamente uma auditoria e segundo que o candidato escolhido não vai para o segundo turno e eu como gestor vou abrir uma auditoria em todas as pastas e conceder essas informações para Polícia Federal com relação a corrupção.

    Réplica Simone Pereira: Quando há corrupção, desvio de recurso quem mais sofre é a população pobre, durante a campanha visitei cada canto vi uma Teresina dos invisíveis, uma cidade destruída que mostra que algo está errado, as políticas de inclusão social, então isso é um indicio de que há desvio de recurso e corrupção.

    Tréplica Fábio Sérvio: Há várias formas de se fazer corrupção, quando se faz um aluguel sem licitação e assim ano a ano, não se tem informações é corrupção sim.