Eleições 2020: Cobertura do 2º turno em Teresina

Cobertura do 2º turno das eleições de Teresina

Encerrada

Cobertura iniciada em 29/11/2020 - 07:00
  • 16h:29m
    Domingo 29/11/2020

    Polícia Federal realiza fiscalizações, mas nenhuma ocorrência é registrada em Teresina

    Equipes da Polícia Federal estão realizando fiscalização ostensiva nas zonas eleitorais em Teresina. Porém, segundo informações da assessoria, até o presente momento, não houve nenhuma ocorrência de crime eleitoral.

    Polícia Federal realiza fiscalizações em Teresina - Foto: DivulgaçãoPolícia Federal realiza fiscalizações em Teresina - Foto: Divulgação

    Polícia Federal realiza fiscalizações em Teresina - Foto: DivulgaçãoPolícia Federal realiza fiscalizações em Teresina - Foto: Divulgação

    Polícia Federal realiza fiscalizações em escolas de Teresina - Foto: DivulgaçãoPolícia Federal realiza fiscalizações em escolas de Teresina - Foto: Divulgação

  • 16h:24m
    Domingo 29/11/2020

    TRE informa que 7 urnas foram substituídas nas eleições em Teresina

    Segundo informações do Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento 8 (oito) ocorrências foram registradas pelos cartórios eleitorais no respectivo sistema, relacionadas as urnas eletrônicas de votação, das quais 7 (sete) foram substituídas por urnas de contingência e 1 (uma) outra teve sua ocorrência solucionada sem a necessidade de troca. 

    A votação permanece, até o momento, sendo 100% eletrônica em todo o Estado.

    Ocorrências Policiais

    Não há registro de ocorrências policiais.

    TRE faz balanço das eleições 2020 - Foto: AscomTRE faz balanço das eleições 2020 - Foto: Ascom

  • 15h:21m
    Domingo 29/11/2020

    Rafael Fonteles diz que Wellington Dias deve fazer parceria com novo prefeito de Teresina

    O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, votou na tarde deste domingo (29), no colégio Madre Savina, no bairro Jockey Clube, na zona Leste de Teresina. Rafael disse que a importância das eleições municipais é porque são para resolver os problemas de Teresina e não têm relação com as eleições gerais de 2022. "Cada coisa em seu momento", falou.

    Rafael disse ainda que independente de qual será vencedor para Prefeitura de Teresina, vai ser tratado de forma republicana pelo governador Wellington Dias (PT), como sempre fez, ajudando todos os municípios do Piauí, inclusive Teresina.

    O secretário afirmou que desde que está na Secretaria Estadual de Fazenda, o governador Wellington Dias sempre tratou bem os prefeitos dos municípios, especialmente Teresina e que não está tratando de política, estando apenas focado em manter o equilíbrio financeiro do Piauí  e o Programa Pro-Piauí, com obras nos 224 municípios nas diversas áreas áreas - educação, saúde, infraestrutura, atração de investimentos e social. "Esse é meu foco", declarou.

    Rafael Fonteles vota em escola na zona Leste de Teresina - Foto: Efrém RibeiroRafael Fonteles vota em escola na zona Leste de Teresina - Foto: Efrém Ribeiro

  • 14h:53m
    Domingo 29/11/2020

    TRE informa que não houve registro de ocorrência de eventual compra de votos em Teresina

    Retificação das ocorrências policiais

    Segundo o Comitê de Segurança Integrado – Eleições 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, NÃO houve registro de ocorrência relacionada a eventual compra de votos na Unidade Escolar Noé Fortes, no bairro Planalto Ininga. Todavia, havia situação sob análise, mas não chegou a ser confirmada e nenhum procedimento policial foi lavrado.

    A informação foi interpretada de forma equivocada.

    Em suma: até o presente momento não houve registro de ocorrências policiais relacionadas ao 2º Turno das Eleições na Capital.

  • 14h:37m
    Domingo 29/11/2020

    Firmino Filho afirma que transição de governo começa na segunda-feira

    O prefeito Firmino Filho votou, no final da manhã deste domingo (29), no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no bairro Ininga,na zona Leste da capital.  

    O prefeito informou que, independente do resultado, nesta segunda  já iniciará o processo de transição da administração. “Existe todo um protocolo que é estabelecido para esta transição, não apenas pela Lei Orgânica do Município, como também por meio das instruções do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. A partir de amanhã já estaremos iniciando o diálogo e encaminhamentos necessários para que a gente possa fazer uma transição de acordo com o que determina a legislação, de forma que a nova administração, em 1º de janeiro, possa tomar posse com os dados relevantes para as primeiras tomadas de decisão”, destacou o prefeito.

    CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

    Firmino Filho vota em escola na zona Leste de TeresinaFirmino Filho vota em escola na zona Leste de Teresina

  • 12h:42m
    Domingo 29/11/2020

    Ciro Nogueira diz que W.Dias quer 'pegar carona' na possível vitória de Dr. Pessoa

    O presidente nacional  do Progressistas, Ciro Nogueira, disse que Wellington Dias (PT) pega carona na possível vitória do candidato do MDB à Prefeitura de Teresina. "O governador Wellington Dias gravou um vídeo em que, de forma envergonhada, quer pagar carona na vitória de Doutor Pessoa", afirmou Ciro Nogueira, para quem o maior derrotado nas eleições municipais do Piauí foi o PT.

    Para o senador piauiense, a possível vitória do MDB e de Doutor Pessoa em Teresina só poderia atrapalhar sua eleição para o Governo do Estado nas eleições gerais de 2022 porque elegeu poucos prefeitos, dependendo de como será a futura administração. Ciro Nogueira e o prefeito Firmino Filho (PSDB) foram acompanhar o candidato do PSDB, Kleber Montezuma , votar no colégio Dom Barreto, no centro de Teresina. Para ele, a campanha eleitoral de Kleber Montezuma à Prefeitura de Teresina foi bonita.

     

  • 11h:53m
    Domingo 29/11/2020

    Dias afirma que PT não fez exigências para apoiar Dr. Pessoa no 2° turno

    O governador Wellington Dias (PT), realizou seu voto às 10h30 deste domingo (29),  na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina,   acompanhado de sua mulher, a deputada federal Rejane Dias(PT). Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores não fez nenhuma exigência ao apoiar o  candidato, do MDB à Prefeitura de Teresina,  Dr. Pessoa, no segundo turno.

    Segundo Wellington Dias, o resultado das eleições vai marcar um novo tempo para  Teresina. Ao fazer um balanço sobre as eleições, o líder do executivo estadual afirmou que não há estremecimento com o MDB no processo de diálogo para o segundo turno  e que ele, pessoalmente, fez uma exigência.  "A única cobrança que pessoalmente fiz é que ele possa, livremente, escolher uma equipe de alto nível para um bom mandato. Não pedimos nada, não fizemos nenhuma exigência. A única foi essa", declarou Wellington Dias.

    Foto - Reprodução/ InstagramFoto - Reprodução/ Instagram

    Wellington Dias falou que o Governo do Estado fará parcerias com o novo prefeito para trabalhar de forma integrada.   Para ele, há impacto do  resultado das eleições em Teresina nas eleições gerais de  2022.  "Uma eleição tem dois tons, um momento municipal da eleição e o estadual. O resultado no Estado dá o tom para a eleição em 2022. A eleição municipal é uma espécie de alicerce , é uma base para o período seguinte", diss. Wellington Dias avaliou que o segundo turno das eleições ocorreu  de forma tranquila e  disse que o Piauí continua com baixa no número de casos da Covid-19.

     

  • 11h:25m
    Domingo 29/11/2020

    Resultado do 2° turno em Teresina sairá entre 20h e 20h30

    Durante entrevista coletiva para a imprensa, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, informou que a expectativa é de que entre 20h e 20h30 os teresinenses já saibam quem venceu o segundo turno das eleições em Teresina. 

    No primeiro turno houve um atraso devido a um problema em um supercomputador que causou uma lentidão na apuração. De acordo com o secretário, o tribunal adotou uma série de medidas e realizou testes para que tudo transcorra da forma devida.  “O TSE adotou uma série de medidas para evitar que isso acontecesse no segundo turno. Corrigimos o problema e também foi alterado os equipamentos, configurações dos softwares e dizemos uma série de testes para que isso não acontecesse no segundo turno. Entre 20 e 20h30 já teremos a ideia do vencedor. Temos a expectativas de até as 20 horas esse resultado chegue ao tribunal. Até esse horário conseguimos a liberação desse resultado, pois o problema com o TSE já foi solucionado”, disse. 

    FOTO - DivulgaçãoFOTO - Divulgação

    CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

  • 11h:20m
    Domingo 29/11/2020

    Boletim: Piauí registra cinco substituições de urnas eletrônicas

    O  Centro de Divulgação das Eleições 2020 divulgou o primeiro boletim do 2° turno no fim da manhã deste domingo (29). Segundo informações do Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento foram registradas 6 ocorrências com urnas eletrônicas de votação que resultaram na substituição de cinco urnas por outras de continência e em uma outra o problema foi resolvido sem necessidade de substituição. A votação permanece, até o momento, sendo 100% eletrônica em todo o Estado.

    De acordo com informações do Comitê de Segurança Integrado do TRE-PI – Eleições 2020, há o registro de uma ocorrência relacionada a compra de votos na Unidade Escolar Noé Fortes, na Avenida Juiz João Almeida, em frente ao Restaurante Moinho de Pedra, bairro Planalto Ininga. Ocorrência está sob análise, sendo apurada pela Delegada da Região: Naiana. 

     

    Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI.

     

  • 10h:48m
    Domingo 29/11/2020

    Montezuma discursa sobre gratidão durante votação: "Saio uma pessoa melhor"

    Kleber Montezuma (PSDB), esteve votando neste domingo (29) no Instituto Dom Barreto. Em sua fala aos jornalistas, o discurso foi de gratidão e satisfação pela campanha feita nos últimos meses. “Estamos aqui onde o povo de Teresina está definindo seu futuro para os próximos 4 anos. Isso é uma grande vitória para mim; isso é uma grande vitória para nós. A cidade é soberana e a cidade decide seu futuro. Nós temos que respeitar e ser gratos por aqueles que nos acompanharam”, disse. 

     

    Foto - DivulgaçãoFoto - Divulgação

    Sobre a fala de Dr. Pessoa, que já estaria escolhendo a equipe de transição, o candidato do PSDB disse que cada um faz o que é conveniente para si e que vai esperar o resultado das eleições na tarde de hoje.  “Cada um faz o que faz conveniente. Eu agradeço ao povo de Teresina e vou esperar os resultados da manifestação do eleitorado de teresinense. Aquilo que acontecer, espero que seja o melhor para a cidade”, reiterou. 

     

    Sobre a campanha, Montezuma aproveitou para agradecer aos apoio que recebeu, as lideranças, o povo de Teresina e que sai um ser humano melhor, com muitos aprendizados.  “Nós sempre de maneira propositiva, alegre, respeitando as famílias e somos vitoriosos nesse aspecto.  Espero que ao final da campanha ganhe o melhor, mas eu sou grato à todos. Sou grato ao Firmino, ao senador Ciro e à todos que estão caminhando comigo nessa campanha. Eu sou professor, eu aprendi muito. Saio mais humano do que entrei. Saio com mais aprendizado, alegre e feliz. Sou feliz pelos amigos que fiz, pelo apoio e por Teresina ter nos abraçado”, finalizou. 

    Foto - DivulgaçãoFoto - Divulgação