Primeiro dia do Enem 2020

Cobertura em tempo real do primeiro dia do Enem 2020 no Piauí

Encerrada

Cobertura iniciada em 17/01/2021 - 09:53
  • 19h:15m
    Domingo 17/01/2021

    Chega ao fim o primeiro dia de prova do Enem 2020

    Estudantes encerram o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (17). Os candidatos responderam a 90 questões de Linguagens e Humanas, além de produzir uma redação sobre estigma da saúde mental. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) exigiu que os candidatos usassem máscara durante todo o tempo de aplicação das provas e o uso de álcool em gel para a higienização das mãos como medidas de combate ao coronavírus.

  • 19h:14m
    Domingo 17/01/2021

    Devido fortes chuvas, dois municípios do Piauí ficaram sem energia por 30 minutos

    Por causa de fortes chuvas caídas durante a tarde de domingo (17),  dois municípios do interior do Piauí, Batalha e Parnaíba (345 km de Teresina) ficaram sem energia elétrica por 30 minutos durante a aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

    O Centro Integrado de Comando e Controle do Enem no Piauí afirmou que as provas não precisaram ser remarcadas para outra data porque como o estado tem muita luminosidade, os candidatos responderam as questões.

    No município de Esperantina, na região Norte do Piauí , também foi atingidas por fortes chuvas, mas não tiveram impacto sobre a aplicação do Enem.

  • 19h:13m
    Domingo 17/01/2021

    Inep abre novo prazo para candidatos com Covid pedirem reaplicação do Enem 2020.

    Segundo o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, candidatos diagnosticados após 16 de janeiro poderão entrar na Página do Participante entre 25 e 29 de janeiro para enviar o laudo médico.

    Inep abre novo prazo para candidatos com Covid pedirem reaplicação do Enem 2020. - Imagem 1

  • 18h:37m
    Domingo 17/01/2021

    Professora sai da prova do Enem confiante de que vai cursar Pedagogia

    Marilene Pereira da Silva Vieira, 56 anos,  concluiu o curso pedagógico em 1996, mas seu sonho é fazer  o curso superior de Pedagogia. Ela chegou a cursar Pedagogia em uma faculdade particular por quatro períodos, mas a falta de dinheiro para as mensalidades teve que desistir do sonho.

    Ao sair da prova do Enem, no domingo, em Teresina, Marilene Pereira se encheu de esperanças em relação à aprovação para Pedagogia. "Fiz minha prova e foi muito boa. desta vez acho que vou realizar desta vez e ser aprovada em pedagogia. Minha vocação é ser pedagoga", falou Marilene Pereira, que é professora de reforço escolar, mas está desempregada porque com a pandemia da Covid-19 os seus alunos desapareceram.

    Professora sai da prova do Enem confiante de que vai cursar Pedagogia - Imagem 1

  • 17h:48m
    Domingo 17/01/2021

    Professores do Pré-Enem da Seduc do Piauí acertam tema da redação do Enem

    O tema do Enem 2020 não foi surpresa para os estudantes piauienses que foram acompanhados pela equipe de professores do Pré-Enem da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). 

    Professores do Pré-Enem da Seduc do Piauí acertam tema da redação do Enem - Imagem 1

    Ao mesmo tempo em que acompanham as revisões do Pré-Enem Live pela TV Meio Norte, TV Antares, pela plataforma do Canal Educação no YouTube e pelas redes sociais da Seduc Piauí, os estudantes interagem nos grupos por meio de diferentes ferramentas, sendo a plataforma de mensagens WhatsApp, o principal canal de comunicação.

    Ao longo da preparação, o tema "As doencas mentais na sociedade brasielira foi trabalhado vno grupo Sala Virtual e no grupo específico para trabalhar a redação, como explica a coordenadora Hildalene Pinheiro. “Foi um tema razoavelmente fácil para os nossos estudantes lidarem, principalmente para os estudantes dos grupos Salas de Aula. Os grupos foram formados no mês de junho pela equipe de professores para concentrar os nossos alunos e prover os conhecimentos adequados. A equipe do Pré-Enem manteve um grupo voltado exclusivamente para redação, com o apoio do professor Rufino e, no dia 16 de dezembro, a nossa monitora Carine foi muito enfática sobre o assunto problemas mentais, estigmas e discriminação no Brasil”, disse.

    Professores do Pré-Enem da Seduc do Piauí acertam tema da redação do Enem - Imagem 2

  • 17h:46m
    Domingo 17/01/2021

    Estudantes e professores de Teresina recolhem lixo dos candidatos de Enem

    Baseado nos japoneses,  que recolhem o lixo a cada grande evento popular,  um grupo de 12  professores e estudantes universitários estão recolhendo os resíduos plásticos produzidos pelos candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), como sacos plástico usados para guardar os telefones celulares durante as provas e garrafas de água mineral.

    Estudantes e professores de Teresina recolhem lixo dos candidatos  de Enem   - Imagem 1

    Segundo eles, os resíduos plásticos vão ser reciclados em uma indústria de Teresina. "É uma campanha para  recolher resíduos plásticos , garrafa de água mineral e sacos usados para envolver os telefones celulares", declarou Allan Cássio 

    Sampaio, tutor de polo do grupo de professores e estudantes universitários. Segundo ele, é também um trabalho de  conscientização aos candidatos do Enem sobre a necessidade de reciclagem dos resíduos sólidos.

    Estudantes e professores de Teresina recolhem lixo dos candidatos  de Enem   - Imagem 2

  • 17h:23m
    Domingo 17/01/2021

    Violência contra a mulher e diferença de salários de Martha e Neymar destaques das provas do Enem

    A estudante Lívia dos Santos Soares, que está fazendo o  Enem em Teresina para disputar uma vaga em Engenharia Mecânica, disse que as provas de domingo (17), destacaram a violência contra a mulher e feminismo, com várias questões e ilustração sobre os dois temas.

    "Caiu uma questão sobre  desigualdade salarial entre homens e mulheres comparando os salários dos jogadores de futebol Martha e Neymar", falou Lívia Soares.

    Segundo ela, poema de Cora Coralina foi tema de uma das questões sobre linguagem.

    Violência contra a mulher e diferença de salários de Martha e Neymar destaques das provas do Enem - Imagem 1

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

  • 16h:41m
    Domingo 17/01/2021

    Prova do Enem tem questão sobre ditadura, mas na Nigéria

    Um dos primeiros candidatos a sair das provas do Enem em Teresina, Thiago Alves, de 17 anos, que é treineiro e disseter caído uma questão  sobre ditadura, mas na Nigéria, na África.

    "Foi uma boa prova. O tema da redação foi simples e fácil de discorrer", falou Thiago Alves.

    Na prova de  Geografia, segundo Thiago Alves, tinha questões sobre o Mapa Ferroviário e sobre a expansão do agronegócio no Brasil.

    Prova do Enem tem questão sobre ditadura, mas na Nigéria - Imagem 1

  • 15h:31m
    Domingo 17/01/2021

    Candidato de 70 anos do Enem é preso dentro de sala de aula no Piauí

    O Centro Integrado de Comando e Controle do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí informou que o candidato J.F.F.L., de 70 anos, foi preso no Colégio Diocesano, um centro de aplicação de provas, do município Parnaíba (345 km de Teresina), por cumprimento de mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do Piaui.

    Segundo coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle do Enem, major Audivan Nunes, o candidato foi preso pela Polícia Civil e encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.  O mandado de prisão contra o candidato é por sonegação de impostos e peculato (apropriação de um bem público).

    Major Audivam Nunes - Foto: Efrem RibeiroMajor Audivam Nunes - Foto: Efrem Ribeiro

  • 15h:12m
    Domingo 17/01/2021

    Redação tem como tema 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'

    O tema da redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'. A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.

    Os candidatos terão que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.

    As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fuga ao tema, escrever menos de sete linhas, entre outros. Em 2019, o tema foi 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.