O Sebrae apresenta a palestra do consultor de moda Arlindo Grund, famoso em todo o Brasil pelo trabalho em programas de televisão, por exemplo. Ele explica que a moda é um processo de libertação.
“A moda é comunicação. O brilho, por exemplo, é alegria. A gente entende que a moda precisou atender a demanda das pessoas. E hoje as pessoas buscam valores. As marcas que causam identificação. A abertura do mercado trouxe coleções cápsulas para cada cidade. Quando as grandes marcas percebem o filão de falar global e comunicar local elas atendem essas demandas. Então esse é o momento das marcas pequenas se destacarem”, revela.
Fotos: Raíssa Morais
O mercado de moda está em um constante processo de transformação, onde os corpos reais são a prioridade. “A moda está começando a se adequar aos nossos padrões. Então a moda foi feita para pessoas. Há uma diversidade de corpos nas passarelas. A marca tem que atender a demanda de pessoas. A democratização da moda está indo por esse caminho", acrescenta Grund.
A comunicação de moda precisa agregar todas as plataformas, seja de forma on-line ou off-line. “O mercado de moda, que passa pelo sensorial, por exemplo, encontra na internet um exemplo de vitrine virtual. Existe uma proximidade da marca com as pessoas. Hoje as marcas utilizam animais no contexto, por exemplo. Estamos trazendo um pouco de família para as ferramentas de vendas”, considera o consultor.
Foto: Raíssa Morais
A revolução da moda digital é um processo importante para a linguagem não verbal. “Antes era só moda de revista e jornal. As revistas vendiam até moldes de roupas. Mas hoje no on-line são vários caminhos. Mas isso é perigoso porque são muitas opções e precisamos do caminho certo. O grande desafio de hoje é escolher as inspirações. É preciso pesquisar e entender”, aponta.
Arlindo trouxe uma reflexão importante sobre como o mercado da moda precisou se adequar às novas tecnologias. “A moda hoje em dia precisa trazer valores, e não falo de dinheiro. É preciso valores de verdade, como a ancestralidade e o novo”, exemplifica.
Foto: Raíssa Morais