Segundo dia do Enem 2020

Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2020 no Piauí

Encerrada

Cobertura iniciada em 24/01/2021 - 11:15
  • 17h:46m
    Domingo 24/01/2021

    Candidatas reclamam da falta de questões sobre fisioquímica, vacinas e doenças

    As candidatas Ana Luisa, de 18 anos e Yluscka Ravena, de 19 anos, que disputam vagas para o curso de Direito, disseram que as provas de Ciências não contemplaram questões sobre Fisioquímica, doenças e a diferença entre vacina e soro. "Caiu uma questão sobre mutação do genes e genonina, a junção das duas em uma planta que está sendo pesquisada para a cura da Aids", afirmou Yluscka Ravena.

    Ana Luisa disse que a prova de Física tinha questões sobre Elétrica, Eletromagnetismo, resistência, fenômeno ondulatório e  interferência de sons. "Na prova de Biologia tinha questões de  Genética e na Matemática muita regra de três, mas não caiu nada de vacinas", falou Ana Luisa.

    Candidatas deixam local de prova no Enem 2020 - Foto: Efrém RibeiroCandidatas deixam local de prova no Enem 2020 - Foto: Efrém Ribeiro

  • 17h:10m
    Domingo 24/01/2021

    Estudo clássico foi exigido em matemática e física e descobertas feitas durante a exploração de petróleo no pré-sal foram temas de biologia

    O candidato do Enem Leonardo Vinícius, de Teresina, disse que gostou das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio porque as questões das provas de Matemática, Física e Química foram as clássicas, as que estão nos livros didáticos.

    "Isso facilitou as respostas. Foram questões de  cálculos e interpretação e quem estudou se deu bem", falou Leonardo Vinícius.

    Segundo ele, a prova de Biologia tinha questões sobre o habitat das espécies, sobre um  grupo de onças colocado em um determinado ambiente e sua chances de sobrevivência e uma descoberta feita durante a exploração do petróleo no pré-sal.

  • 17h:08m
    Domingo 24/01/2021

    "Questões de matemática e física foram horríveis", diz candidata

    "As provas de Matemática e Física foram horríveis, tristes. Quando eu estava do pesadelo da Geometria, entrei na Física, que foi pior" , afirmou a candidata do Enem, Adaliane Maria, de 15 anos, de Teresina.

    Ela declarou que na prova de Matemática, as questões de Álgebra foram boas e a prova de Química tinha questões mais interpretativas, mas a prova de Física tinha muitos cálculos, estatísticas e porcentagens. "O segundo dia de provas não foi fácil", declarou Adaliane Maria.

    “Questões de matemática e física foram horríveis”, diz candidata - Imagem 1

  • 16h:42m
    Domingo 24/01/2021

    Queimadas na floresta e derramamento de óleo foram temas de questões de Biologia e Química

    A candidata do Enem Idalina Maria,  que disputará vaga no curso de Pedagogia, afirmou que questões sobre ecologia e cuidados com o meio ambiente atravessaram as provas de Biologia e Química.

    "Foram questões sobre queimadas na floresta, derramamento de óleo e os impactos sobre as plantas aquáticas e sobre fogos de artifício. Houve uma preocupação com a preservação do meio ambiente muito grande",  falou Idalina Maria 

    O treineiro Thiago Alves, de 17 anos, falou que caiu questão sobre queimadas de plástico e na prova de Matemática tinha uma questão sobre escoamento de água.

    Idalina Maria quer cursar Pedagogia - Foto: Efrém RibeiroIdalina Maria quer cursar Pedagogia - Foto: Efrém Ribeiro

    Treineiro Thiago Alves - Foto: Efrém RibeiroTreineiro Thiago Alves - Foto: Efrém Ribeiro

  • 15h:55m
    Domingo 24/01/2021

    Candidatos já deixam os locais de provam do Enem

    Muitos candidatos do Enem já tinham concluído as provas, mas encontraram, às 15h os portões fechados na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina. Saíram às 15h40 porque não tinha funcionários para abrirem os portões.

  • 15h:54m
    Domingo 24/01/2021

    Candidata diz que prova de Matemática pedia os cálculos dos arcos da árvore de Natal

    A estudante de Radiologia que está fazendo provas do Enem para disputar uma vaga para o curso de Enfermagem, Francisca Vanessa, de 27 anos, afirmou que na prova de Matemática tinha uma questão para calcular os arcos de uma árvore de Natal, com uma ilustração, e uma questão que tinha a ilustração de um gato.

    "Eu gostei da prova. A prova de Física exigia muitos cálculos", disse.

    Candidata avalia prova de matemática e física - Foto: Efrém RibeiroCandidata avalia prova de matemática e física - Foto: Efrém Ribeiro

  • 15h:21m
    Domingo 24/01/2021

    Pai arma rede em mangueira e descansa esperando filho fazer provas do Enem

    O agente de portaria Ailton Silva de Oliveira, de 42 anos, armou uma rede debaixo de uma mangueira no gramado do Hospital Universitário (HU) para esperar, das 12h às 18h30 de domingo (24), o filho Adailton Neto, de 17 anos, que está fazendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no centro de aplicação da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e dormiu aos som dos cânticos dos pássaros que povoam as árvores do bosque.

    Ele conta que levou a rede porque no primeiro dia de provas do Enem, dia 17 de janeiro, percebeu que não tinha espaço confortável para esperar o filho terminar as provas depois de cinco horas de exame.

    No ano passado, sua filha, Joana Antônia, de 20 anos, que foi aprovada para o curso de Pedagogia, fez o Enem na Ufpi, mas os acompanhantes podiam ficar sentados no campus.

    "Eu tive a ideia de trazer a rede para esperar meu filho como uma forma de incentivá-lo e porque nos moramos a 20 quilômetros do campus universitário, no conjunto Dirceu, e fica muito caro voltar para casa porque estou de motocicleta e a gasolina está a R$ 20,00.Além disso, estou incentivando meu filho , que quer cursar Direito", falou Ailton Silva.

    Pai descansa esperando o filho fazer o Enem - Foto: Efrém RibeiroPai descansa esperando o filho fazer o Enem - Foto: Efrém Ribeiro

  • 13h:54m
    Domingo 24/01/2021

    Candidata é desclassificada por não portar RG físico

    A candidata Deyvania Lopes, de 21 anos, foi desclassificada e retirada do centro de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina, por não portar a carteira de identidade (RG) física.

    "Eu esqueci minha carteira de identidade em casa, que fica longe, no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina. Eu mostrei a minha carteira de identidade, que tenho no telefone celular e minha carteira de trabalho digital, mas não aceitaram como identificação. Isso é muito injusto porque os fiscais já me conheciam porque eu fiz a primeira prova. Não aceitar uma carteira digital como identidade é revoltante", falou Deyvania Lopes, que ia disputar uma vaga no curso de Farmácia.

    Candidata é desclassificada por não portar RG físico - Foto: Efrém RibeiroCandidata é desclassificada por não portar RG físico - Foto: Efrém Ribeiro

    Candidatas foram desclassificadas do Enem 2020Candidatas foram desclassificadas do Enem 2020

  • 13h:27m
    Domingo 24/01/2021

    Enfermeira chega atrasada no Enem e vai entrar com ação na Justiça

    A enfermeira Karine de Queiroz Soares Martins, de 39 anos, chegou atrasada sete minutos na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Pirajá, na zona Norte de Teresina. "Sete minutos , eles fecharam os portões quando as provas começam às 13h30. A gente fica uma hora correndo o risco de ficar contaminada", declarou Karine de Queiroz.

    Ela falou que atrasou porque estava cuidando de um paciente que a contratou. Karine de Queiroz vai entrar com uma ação na Justiça para fazer novas provas do Enem para o curso de Medicina.

    "Eles agiram de forma muito irresponsável. Nem Enem deveria ter sido promovido durante a pandemia", declarou Karine de Queiroz.

    Enfermeira chega atrasada no Enem e vai entrar com ação na Justiça - Imagem 1

  • 13h:21m
    Domingo 24/01/2021

    Fechados os portais da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

    Portões da UESPI são fechados no segundo domingo do Enem - Foto: Efrém RibeiroPortões da UESPI são fechados no segundo domingo do Enem - Foto: Efrém Ribeiro

    Portões da UESPI são fechados no segundo domingo do Enem - Foto: Efrém RibeiroPortões da UESPI são fechados no segundo domingo do Enem - Foto: Efrém RibeiroPortões da UESPI são fechados no segundo domingo do Enem - Foto: Efrém Ribeiro