Tudo sobre as eleições 2022 no Brasil

Seções eleitorais são abertas; mais de 156 milhões estão aptos a votar no 1º turno. Votação vai até as 17h em todo o país, seguindo o horário de Brasília. Apuração dos votos começa na sequência, segundo o TSE.

Encerrada

Cobertura iniciada em 02/10/2022 - 08:50
  • 16h:17m
    Domingo 02/10/2022

    No exterior, votação para presidente foi encerrada em 59 países

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou a lista de países em que já foi encerrada a votação de brasileiros para a Presidência da República. Até 12h deste domingo, 2, a eleição já havia terminado em 59 países. Segundo a autoridade eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39,21% superior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.

    A corte eleitoral informou ainda que a divulgação oficial dos resultados só ocorrerá a partir de 17h, horário de Brasília, quando for encerrada a votação em todo o País. "Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna" destacou o boletim.

    Confira a lista de países onde a votação para presidente já foi encerrada:

    África do Sul

    Alemanha

    Arábia Saudita

    Austrália

    Barein

    Bélgica

    Bulgária

    Catar

    China

    Hong Kong (Província da China)

    Chipre

    Coreia do Sul

    Dinamarca

    Egito

    Emirados Árabes Unidos

    Eslováquia

    Eslovênia

    Espanha

    Estônia

    Filipinas

    Finlândia

    França

    Grécia

    Holanda

    Hungria

    India

    Indonésia

    Irã

    Israel

    Itália

    Japão

    Jordânia

    Kuwait

    Líbano

    Luxemburgo

    Malásia

    Moçambique

    Namíbia

    Nepal

    Noruega

    Nova Zelândia

    Omã

    Palestina

    Polônia

    Quênia

    República Tcheca

    Romênia

    Rússia (Federação Rússia)

    Singapura

    Suécia

    Suíça

    Tailândia

    Taiwan

    Tanzânia

    Timor Leste

    Turquia

    Vietnã

    Zâmbia

  • 16h:09m
    Domingo 02/10/2022

    Imprensa internacional cita chance de vitória de Lula no 1º turno

    Veículos da imprensa internacional que cobrem a disputa estão de olho nas eleições brasileiras. Jornais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina e Catar explicam a corrida presidencial no país e destacam a polarização entre os dois candidatos favoritos ao cargo: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). 

    Manchete do site de notícias The GardianManchete do site de notícias The Gardian

    A imprensa também discute quais as chances de o Brasil ter um presidente eleito ainda neste domingo e o receio de que, em caso de eventual derrota de Jair Bolsonaro, haja reação semelhante à de Donald Trump, quando não foi reeleito nos Estados Unidos.

  • 15h:40m
    Domingo 02/10/2022

    Eleitores postam fotos de boletins de urnas no exterior com resultado da votação nas seções

    A votação das eleições de 2022 já terminou em países da Ásia, Oceania e Europa, e fotos dos boletins de urnas desses locais começaram a ser postadas na internet.

    Boletim de mão são divulgados por brasileiros no exterior Boletim de mão são divulgados por brasileiros no exterior 

    A partir dessas fotos, a reportagem acessou esses boletins por meio da leitura do QR Code de cada um deles pelo aplicativo do TSE Boletim na Mão, que confirma que o documento é autêntico, e informa o número oficial de votos registrados em cada urna.

    Os documentos mostram a votação individual em cada candidato e os votos que eles receberam naquela seção específica (não em todo o país), além dos votos para cada partido político, os votos nulos e os votos em branco.

  • 15h:38m
    Domingo 02/10/2022

    TSE diz que filas estão dentro do normal e que quem chegar até as 17h vai votar

    O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, afirmou há pouco que as filas registradas em algumas seções eleitorais no país estão dentro da normalidade, e que quem estiver aguardando nos locais até as 17h conseguirá registrar seu voto. 

    "A votação tem sido realizada de maneira tranquila, harmoniosa", disse ele em entrevista coletiva. "Algumas filas, como sempre ocorre no período pré-almoço, das 11h30 às 13h30, mas isso também dentro da normalidade. Obviamente, todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17h votarão, serão distribuídas senhas aos eleitores que chegarem até as 17h para que se complete normalmente as eleições".

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

    Eleitores de várias cidades do país relataram longas filas para votar. Moraes afirmou que só será possível determinar se a espera é causada por uma menor taxa de abstenção ou por problemas na biometria após o encerramento da votação. Resultado sai ainda hoje. O ministro garantiu que o resultado da apuração será conhecido ainda hoje, mas não se comprometeu com um horário. 

    "Não dá para falar um horário, porque se muda em 15 minutos, é 'olha, está atrasando'. Mas hoje, eleitores e eleitoras saberão aqueles que foram votados, os resultados para presidente, governador, deputados estaduais, federais e senadores", declarou.

  • 13h:40m
    Domingo 02/10/2022

    1.420 urnas foram trocadas até fim da manhã, diz TSE

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço parcial que mostra que, até as 11h40 deste domingo (7), 1.420 urnas eletrônicas haviam sido substituídas nas zonas eleitorais de todo o país.

    Esse número corresponde a 0,27% do total de 472.075 urnas eletrônicas disponibilizadas para a votação.

    1.420 urnas foram trocadas até fim da manhã, diz TSE - Foto: Reprodução1.420 urnas foram trocadas até fim da manhã, diz TSE - Foto: Reprodução

    O balanço do TSE também apontou que, até as 11h40, nenhuma seção eleitoral havia tido a necessidade de recorrer ao sistema de votação manual.

  • 13h:17m
    Domingo 02/10/2022

    Soraya Thronicke vota em Mato Grosso do Sul: "Termino feliz essa campanha"

    NYELDER RODRIGUES

    FOLHAPRESS

    Candidata a presidente pelo União Brasil, a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke votou na manhã deste domingo (2) na capital do Estado, Campo Grande, sob vaia de eleitores.

    As vaias foram iniciadas por uma mulher, que não quis se identificar, que a chamou de "traidora de Mato Grosso do Sul", fazendo alusão às eleições de 2018.

    Soraya Thronicke vota em Campo Grande (Foto: JoséPereira/TVMorena) Soraya Thronicke vota em Campo Grande (Foto: JoséPereira/TVMorena) 

    Naquele pleito, Soraya se elegeu senadora junto a onda bolsonarista, mas agora faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

    As vaias foram seguidas por dezenas de outros eleitores que se encontravam no local de votação. Sem nenhuma intervenção, o protesto cessou assim que Soraya se retirou da seção eleitoral.

    A candidata não comentou a situação, mas comentou revelou que enxerga como um milagre ter pontuado nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência.

    "Sempre serei fiel as bandeiras que me elegeram, entre elas o combate a corrupção. Termino feliz essa campanha pois para mim só de pontuarmos nas pesquisas já é um milagre", frisa.

    Antes de ser vaiada, Soraya afirmou à imprensa que o ambiente das eleições é inóspito, principalmente para as mulheres, que sofrem mais com a violência. Ela ainda disse que vai concordar com o resultado das urnas.

  • 13h:01m
    Domingo 02/10/2022

    Eleitor é preso por colar as teclas de urna eletrônica

    Um eleitor de 22 anos foi preso por colar as teclas de uma urna eletrônica com cola instantânea e de alta resistência, em uma seção eleitoral da faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande. O jovem conseguiu sair do local de votação antes de ser descoberto, mas foi preso pela Polícia Federal pouco tempo depois na própria casa. A urna eletrônica foi substituída e a votação prosseguiu normalmente após um período de paralisação.

    Eleitor é preso por colar as teclas de uma urna eletrônica (Foto: Reprodução)Eleitor é preso por colar as teclas de uma urna eletrônica (Foto: Reprodução) 

  • 12h:44m
    Domingo 02/10/2022

    Candidata à Presidência, Soraya Thronicke vota em MS

    A candidata do União Brasil à Presidência, Soraya Thronicke, votou na manhã deste domingo (2) na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro, localizada no bairro Vila Manoel da Costa Lima, em Campo Grande (MS).

    Candidata à Presidência, Soraya Thronicke vota em MS (Foto: Reprodução)Candidata à Presidência, Soraya Thronicke vota em MS (Foto: Reprodução)

  • 12h:17m
    Domingo 02/10/2022

    Candidata ao Senado, Damares vota em escola em Brasília

    Damares votou por volta das 11h30 da manhã, na Escola Classe 316 Sul, em Brasília. Ela foi acompanhada de integrantes de sua equipe, como seguranças , secretária particular e do presidente do partido União Brasil-DF e primeiro suplente, Manoel Arruda. Ele vota na mesma escola.

    Candidata ao Senado, Damares vota em escola em Brasília (Foto: Reprodução)Candidata ao Senado, Damares vota em escola em Brasília (Foto: Reprodução)

  • 12h:08m
    Domingo 02/10/2022

    Votação no exterior

    Até as 11h deste domingo (2), eleitores brasileiros em 44 países já haviam encerrado a votação para presidente da República, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, mais de 697 mil pessoas estão aptas a votar fora do Brasil. Elas podem votar somente para presidente.

    Brasileiros enfrentam longas filas para votação - Foto: Letícia Marçal Brasileiros enfrentam longas filas para votação - Foto: Letícia Marçal 

    A divulgação oficial dos resultados será feita a partir das 17h (horário de Brasília), depois que a votação for encerrada em todo o Brasil. Mas os resultados de cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos eleitores por meio do Boletim de Urna. Brasileiros que estão em países onde a votação já terminou postaram nas redes sociais imagens desses boletins;