Os 300 de Lula: Picaretas ou almas honestas?

Em 1993, o então candidato a presidente Luiz Inácio disparou: “Há na Câmara uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 1993, o então candidato a presidente Luiz Inácio disparou: “Há na Câmara uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses". Ele perdeu a eleição e virou música do Paralamas do Sucesso.

50 anos depois, o plot twist de Lula: “Se tem uma profissão honesta, é a do político. Ele pode virar ladrão porque ele é ladrão, mas a profissão é o único concurso que a cada quatro anos você precisa refazer!”

A mudança foi imposta pela realidade. Hoje há três blocos na câmara: cem deputados 100% com Lula, cem deputados 100% contra Lula e trezentos que são 100% a favor de seus interesses. É na conquista desse terceiro grupo que reside a governabilidade. 

O manejo é conhecido e feito com cargos, emendas e  destinação de recursos as bases. Luiz Inácio sabe que o terreno é minado, mas precisa ser percorrido.

Votação do arcabouço fiscal é teste real esta semana. Lula tem a Presidência , o Congresso precisa ser conquistado projeto a projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES