Governo federal reavaliará delimitações do Semiárido e pode incluir municípios do Piauí

Governo federal reavaliará delimitações do Semiárido e pode incluir municípios do Piauí

Jesus Rodrigues com a coordenadora do grupo, Adriana Alves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), a Portaria nº 196 do Ministério da Integração, que institui um Grupo de Trabalho com o objetivo de atualizar os critérios técnicos necessários à delimitação da área compreendida pelo semiárido brasileiro. A medida é comemorada pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT) que, em abril deste ano, solicitou um novo estudo sobre a delimitação dessa região. O estudo deve corrigir falhas na última delimitação, feita em 2005, colocando no Semiárido municípios do Piauí como Sigefredo Pacheco, Coivaras, Alto Longá e Novo Santo Antônio.

"Precisamos dessa reavaliação por uma questão de justiça, para saber se estamos atendendo a todos que realmente necessitam conviver com as peculiaridades da vida no sertão?, explica o parlamentar. A Constituição determina que pelo menos 50% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) sejam aplicados em atividades produtivas de municípios do semiárido, visando à redução das desigualdades sociais e regionais.

O Grupo de Trabalho será coordenado pela representante titular do Ministério da Integração, Adriana Melo Alves, com quem o deputado Jesus esteve reunido recentemente. Uma das sugestões feitas pelo parlamentar na ocasião, que agora foi garantida pela Portaria, é o estabelecimento de uma periodicidade para essa reavaliação. O trabalho também envolverá a análise de propostas que apresentem subsídios para a definição de região semiárida brasileira; revisão dos critérios técnicos e atualização da base de dados utilizados na delimitação feita em 2005; e definição da relação dos municípios que integram a região, incluindo mapa que expresse a extensão total da área contígua delimitada.

A iniciativa reunirá representantes do próprio Ministério da Integração, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Serão convidados ainda representantes do Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional do Semiárido, Instituto Nacional de Meteorologia e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A equipe poderá contar com o apoio de consultoria especializada contratada para o suporte técnico necessário, além da participação de convidados de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal e de organizações da sociedade civil e demais organizações afins à temática cujos conhecimentos, habilidades e competências sejam necessários ao cumprimento de seu objetivo.

As proposições e solicitações de inclusão de municípios na região do semiárido brasileiro ficam suspensas até a apresentação do relatório final, embora a Portaria nº 196 não determine uma data para a conclusão dos trabalhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES