Governo federal reavaliará Semiárido e pode incluir municípios do Piauí

Governo federal reavaliará Semiárido e pode incluir municípios do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi publicado no Diário Oficial da União de ontem a Portaria nº 196 do Ministério da Integração, que institui um Grupo de Trabalho com o objetivo de atualizar os critérios técnicos necessários à delimitação da área compreendida pelo Semiárido brasileiro.

A medida é comemorada pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT) que, em abril deste ano, solicitou um novo estudo sobre a delimitação dessa região.

O estudo deve corrigir falhas na última delimitação, feita em 2005, colocando no Semiárido municípios do Piauí como Sigefredo Pacheco, Coivaras, Alto Longá e Novo Santo Antônio.

"Precisamos dessa reavaliação por uma questão de justiça, para saber se estamos atendendo a todos que realmente necessitam conviver com as peculiaridades da vida no sertão", explica o parlamentar.

A Constituição determina que pelo menos 50% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) sejam aplicados em atividades produtivas de municípios do Semiárido, visando à redução das desigualdades sociais e regionais.

O Grupo de Trabalho será coordenado pela representante titular do Ministério da Integração, Adriana Melo Alves, com quem o deputado Jesus esteve reunido recentemente.

Uma das sugestões feitas pelo parlamentar na ocasião, que agora foi garantida pela Portaria, é o estabelecimento de uma periodicidade para essa reavaliação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES