Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Evaldo Gomes lida agora com possibilidade de fusão do Solidariedade

Partido conseguiu a reeleição na Assembleia, mas mesmo com bom desempenho de Fernanda Gomes, não alcançou a vaga na Câmara dos Deputados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual reeleito Evaldo Gomes disse que vai aguardar uma posição do Solidariedade que, em nível nacional, discute a possibilidade de fusão com outra legenda por não ter conseguido bater a cláusula de barreira nas eleições de 2022.

No Piauí, por exemplo, a meta era fazer uma cadeira na Câmara Federal. Mesmo com o bom desempenho da vereadora Fernanda Gomes, a "cauda" do partido deixou a desejar. "O resultado não foi o que a gente esperava. Agora é bater a poeira, olhar pra frente e pensar no futuro, a política é feita de desafios, a gente ousou", avalia Evaldo.

Das 32 atuais siglas, apenas 13 superaram a cláusula de desempenho. No Solidariedade, nem o presidente nacional, Paulinho da Força, conseguiu a eleição. Diante do cenário, foram abertas conversas com o Patriota, que também esbarrou na cláusula de barreira. 

Os partidos precisavam alcançar 2% dos votos válidos para deputado federal, distribuídos em ao menos nove estados, com ao menos 1% de votos válidos em cada estado, ou eleger ao menos 11 deputados federais, distribuídos em ao menos nove estados, para permanecerem atuando de forma plena. Sem isso, ficam excluídos da distribuição de recursos nas próximas eleições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES