Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Rafael se dispõe a liderar governadores na rediscussão do pacto federativo

Governador eleito do Piauí deixou claro que vai buscar o protagonismo nacional na discussão de temas de interesse da sociedade e dos entes federados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governador eleito, Rafael Fonteles (PT) deixou claro que vai buscar o protagonismo nacional na discussão de temas de interesse da sociedade e dos entes federados. Ao Jogo do Poder, disse estar disposto a liderar os demais governadores, a partir de janeiro de 2023, na luta pela rediscussão do pacto federativo.

Para o petista, "não pode o Brasil ter 70%, quase, das suas receitas, concentradas nas mãos da União, e a maioria dos serviços públicos serem executados por estados e municípios" que, ele lembra, "têm a menor parte do bolo tributário".

"Esse é um problema que o próximo presidente terá que enfrentar, que os próximos governadores terão que enfrentar. E eu, como fui presidente do Comsefaz por quatro anos, conheço muito bem desta matéria. E agora, como governador eleito, depois de tomar posse, assumir, vou liderar sim, tentar liderar, junto aos meus pares para rediscutir o pacto federativo", completou.

Assim, o futuro governador do Piauí segue os passos de Wellington Dias (PT), que liderou o Fórum de Governadores do Nordeste, e se destacou na crise da pandemia da Covid-19 ao provocar ações do Governo Federal em favor dos estados e municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES