Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

1º lugar das cotas:aluno de Castelo conquista vaga no curso de Medicina

“Um iluminado”, diz educadora que destaca história de superação do estudante

Rafael Lima aprovado para medicina | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Francisco Rafael Gomes Lima,18, tem motivos para comemorar a divulgação da lista de aprovados do Sisu, ocorrida nesta terça,28. O aluno do Centro de Educação em Tempo Integral Cônego Cardoso, em Castelo,a 220 km de Teresina, conquistou o primeiro lugar, entre os cotistas, para o Curso de Medicina da Universidade Federal, o mais prestigiado do Piauí. "Sempre sonhei em ser médico, diz o estudante, que pensa em fazer Pediatria. "Quero cuidar das pessoas", completa Rafael, que será homenageado, esta tarde, pelo governador e xará, Rafael Fonteles.

Rafael mora com os avós, que ele chama de pais, Chico do Cais e Eva. Foi com eles e com os padrinhos, que foram embora para São Paulo, em busca de oportunidades de trabalho, que o estudante dividiu a alegria de receber a notícia de sua aprovação. "Estávamos todos ansiosos. Quando foi divulgado, teve comemoração e também lágrimas", diz grato aos avós que sempre o incentivaram nos estudos. "Sou um sonhador e busco aproveitar as oportunidades que a vida me dá,como ter o amor dos meus avós, que me criam pois minha mãe não teve condições de ficar comigo", conta o futuro médico, fã dos Racionais e defensor da escola pública.

Na casa onde vivem, o jovem tem o próprio  quarto,separado, para que possa  estudar.  Habilidoso, ele fazia muitas pesquisas na Internet e recebia o material da escola. Rafael acredita que um médico deve ter conhecimentos em muitas áreas e que esse conhecimento ajuda profissionalmente na formação. 

“Ele é iluminado”, diz a diretora Lucimary Medeiros, diretora da 5ª GRE, Gerência de Educação, ao falar sobre o aluno. O que mais evidencio é o lado espiritualizado, mas ele se sobressai em todas as áreas, acrescenta”. “Ele tem um espírito humano que o torna muito especial”, avalia. Rafael fez 960 pontos na prova de Redação. Enquanto se preparava para o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM), o jovem conquistou cinco  medalhas em Olimpíadas de Matemática, área que também tem bastante habilidade. “As Olimpíadas me ajudaram muito”, diz ele em um vídeo divulgado no ano passado pela escola. “Rafael é um orgulho da nossa escola pública. Inspiração para seus colegas e um exemplo de superação”.

O campeão de 2022 repete a mesma frase de Luciano Carlos que, em 2010, tornou-se o primeiro estudante de uma escola pública do interior do Piauí  aprovado curso de Medicina de uma instituição pública, no caso, a Universidade Estadual do Piauí. A história dele, que concluiu o curso em 2016, foi descoberta pela Rede Meio Norte de Comunicação que acompanhou, através de várias reportagens, toda a trajetória do médico, desde a aprovação no Enem até a formatura. Luciano Carlos é filho de pais lavradores na zona rural de Valença, região sul do Piauí. A mãe vendia verduras para pagar as fotocópias de livros que eram pedidos na escola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES