Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Caixa não vai quebrar por calote bilionário de inadimplente, diz presidente

Mais de 80% dos clientes beneficiados por programas de crédito estão inadimplentes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, garante que o maior banco público do país não vai quebrar! "Apesar das tentativas de desmantelamento do governo anterior"  A afirmação para tranquilizar os clientes e o mercado financeiro  acontece um dia depois de denúncias de calote gigante provocada pela inadimplência de programas considerados "eleitoreiros" e que foram criados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A situação mais grave é relacionada ao programa de microfinanças,  que envolveu mais de R$ 3 bilhões e atendeu a 3,86 milhões de clientes, 80% dos quais não estão conseguindo.

Rita Serrano- Agência Brasil 

No caso do consignado do auxílio amergencial, a CAIXA emprestou  R$ 7,6 bilhões para 2,97 milhões de clientes .

Os benefícios estão sendo investigados pelos órgãos de controle, fiscalização e pela auditoria interna.

" Infelizmente, a falta de cumprimento do planejamento orçamentário do banco, devido a ações casuísticas, aliada à instabilidade na gestão causada pelas denúncias de assédio contra o principal dirigente da instituição, resultou em consequências para a manutenção das linhas de crédito da CAIXA, as quais sofreram oscilações no segundo semestre de 2022" , diz Serrano, em texto publicado nas redes sociais em que reafirmou a suspensão dos programas.

"Desde o meu tempo como conselheira de administração, manifestei preocupação em relação a essas medidas, e as questionei por considerá-las contestáveis, implementadas às vésperas das eleições de 2022 e com um apelo excessivo ao endividamento da população vulnerável ", afirma. " Apesar desses desafios enfrentados, a CAIXA se mantém sólida, graças principalmente à dedicação e comprometimento de nosso corpo funcional". A presidente recorda " pressões e ameaças" sofridas pelos empregados e diz que, apesar disso, eles se mantiveram firmes. "Temos plena consciência do papel fundamental que o banco desempenha no desenvolvimento e na reconstrução do país e reafirmamos nosso compromisso em atender às demandas da sociedade"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES