Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

China: fábricas de ônibus elétricos e paineis de energia solar no Brasil

Lula quer investimentos de indústrias que reduzem emissão de carbono no Nordeste

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos dois primeiros meses de 2023, o setor fotovoltaico da China registrou um crescimento de 60% dos  principais produtos da cadeia industrial em relação ao ano passado. A informação divulgada no perfil de rede social da Embaixada da China no Brasil aponta  para um dos focos da viagem do presidente Lula ao país asiático, que é o maior produtor de energia solar do mundo. Um dos estados que projeta investimentos chineses no setor é o Ceará, cujo governador, Elmano de Freitas (PT) integra a comitiva presidencial. Freitas quer a ampliação de uma  área de 2.200 hectares do parque solar em  Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, e que já conta com empresas do país.

Além de  usinas fotovoltaicas - já são mais de 400 em todo o território -  a China também lidera o mercado de  painéis solares, sendo responsável pela fabricação de 60% dos materiais  como placas solares e demais componentes para geração de energia fotovoltaica. É exatamente na cadeia produtiva que os estados nordestinos estão interessados. Investir em fábricas instaladas na região reduz custos de produção nos parques solares. Para os municípios, a instalação desses empreendimentos gera empregos diretos e indiretos, além de contribuir para a formação de mão de obra.

Já o  governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, chegou antes à China. No final de semana ele visitou duas  fábricaa de   veículos elétricos da empresa  BYD, em  Hangzhou e Chengzhou, onde são produzidos  ônibus e veículos de passio 100% elétricos  As empresas fabricam  400 mil veículos e Rodrigues quer negociar a implantação de unidades no estado nordestino “ Vamos batalhar para levar essa indústria para Bahia" diz o governador. A empresa ocuparia  a planta industrial da Ford, em Camaçari.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES