Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Fim do cardápio virtual e prisão por cancelamento: os projetos de 2023

Conheça os projetos de lei mais inusitados que tramitam no Congresso Nacional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Odiado nas redes sociais, o cardápio  virtual,  acessado através de um QR-Code, pode estar com os dias contados! Esta é a intenção do deputado federal  Juninho do Pneu (União/RJ), que apresentou um projeto de lei em para obrigar “ restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos congêneres a disponibilizar para os consumidores, nos atendimentos presenciais, cardápios impressos em formato físico”. O parlamentar alega que o método virtual dificulta o acesso dos preços por usuários de aparelhos mais antigos. O PL 1245 é um dos 1661 projetos de lei que começaram a tramitar somente este ano. Tem para todos os gostos: do retorno do voto impressão à elevação da cidade de Arcoverde, em Pernambuco, à “Capital Nacional da Carraspana”, uma bebida alcoólica feita com uma mistura entre mel e canela, supostamente afrodisíaca.

O cancelamento nas redes sociais também está na mira do Parlamento brasileiro, através de proposta da deputada Rogéria Santos (Republicanos/BA). Seu PL 1873 propõe alterar o Código Penal para tipificar o crime de cancelamento virtual. Fábio Macedo (Podemos/MA) que incluir como crime de injúria, práticas de etarismo. A proposta prevê reclusão de um a três anos, além de multa para quem for condenado cometendo crime de injúria qualificada com elementos referentes à idade (não necessariamente tendo como vítimas maiores de 60 anos). José Medeiros (PL-MT quer a “ impressão dos votos digitados na urna eletrônica e a realização da apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral”.

Jonas Donizete (PSB/SP) quer criar faixa exclusiva para circulação de “motocicletas, motonetas e similares, em vias de grande circulação.” Tem ainda, uma proposta que criminalize os símbolos dos trabalhadores no comunismo, representados pela  foice e martelo

Em se tratando de direitos dos animais, há propostas interessantes, como o projeto de lei PL 1806/2023, de autoria do deputado Alberto Fraga (PF-DF), para disciplinar o tratamento dos animais domésticos quando da dissolução da sociedade conjugal. Coronel Telhada (PP/SP)  quer a “ proibição do uso, fabricação, comercialização, distribuição, posse, depósito e importação de mistura de cola e vidro moído denominado “cerol”, linha chilena, linha indonésia, ou de qualquer produto semelhante que possa ou não ser aplicado em linhas de papagaios, pipas, raias, pandorgas ou objetos similares”

A seguir, cinco projetos curiosos/inusitados  apresentados na Câmara Federal


PL 1520/2023


Ementa: Dispõe sobre a convocação de plebiscito para consultar o eleitorado sobre a realização da privatização ou estatização da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras.
PL 22/2023

Autor: André Figueiredo - PDT/CE

Inclui as despesas com profissionais de educação física entre as deduções autorizadas para fins de base de cálculo do imposto de renda de pessoa física.

Data:02/02/2023 09:01

PL 1855/2023

Autor: Juninho do Pneu - UNIÃO/RJ

Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço de pagamento de boletos nas agências bancárias.

PL 1818/2023

Autor: Marcos Tavares - PDT/RJ

Ementa: Proíbe a execução de tatuagens, colocação de piercings e marcação a ferro em animais, alterando a redação do caput do art. 32, da Lei 9.605/1998.

§ 1º-A Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a foice e ou o martelo, para fins de divulgação do comunismo ou o socialismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa

Autor: Rogéria Santos - REPUBLIC/BA

Ementa: Altera o Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) para tipificar o crime do cancelamento virtual, e dá outras providências

PL 1806/2023

Autor: Alberto Fraga - PL/DF

Ementa: Acresce o artigo 1.575 A à Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, para disciplinar o tratamento dos animais domésticos quando da dissolução da sociedade conjugal, e dá outras providências.

PL 1845/2023

Autor: José Medeiros - PL/MT

Ementa: Altera a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para estabelecer a impressão dos votos digitados na urna eletrônica e a realização da apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral.

Data:12/04/2023 19:20

PL 1550/2023

Autor: Marcos Soares - UNIÃO/RJ

Ementa: Disciplina o envio de e-mail marketing, seu descadastramento, e dá outras providências.

Data:30/03/2023 14:39


PL 1239/2023

Autor: Coronel Telhada - PP/SP

Ementa: Acrescenta parágrafo ao art. 132 do Código Penal, para criminalizar a fabricação, comercialização, distribuição, posse, depósito, importação e uso, de mistura de cola e vidro moído (cerol), linha chilena, linha indonésia, ou de qualquer produto semelhante que possa ou não ser aplicado em linhas de papagaios, pipas, raias, pandorgas ou objetos similares.

Data:20/03/2023 11:28


PL 1845/2023

Autor: José Medeiros - PL/MT

Ementa: Altera a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para estabelecer a impressão dos votos digitados na urna eletrônica e a realização da apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral.

Data:12/04/2023 19:20




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES