Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Isenção de IPVA beneficia 20 mil mas 350 mil ainda estão inadimplentes

Mesmo com o benefício de pagar apenas 10% do débitos proprietários não aderem ao programa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três meses depois de entrar em vigor, a Lei que garantiu  isenção em IPVA de motos até 170 cilindradas  já foi beneficiou 20 prorietários. Mas a medida do governo do Piauí que tem como objetivo regularizar os veículos que circulam irregularmente no estado esbarra na falta de recursos para a quitação dos débitos anteriores a 2023.

Dos 350 mil veículos irregulares apenas 35 mil, 10% do total, foram inseridos no programa. "O governo garantiu  a regularização desses débitos com o pagamento de 10% da dívida mas a procura é abaixo do que esperávamos" diz graça Moreira Ramos,  superintendente da Receita Estadual. A adesão não tem prazo limite e somente o pagamento das dívidas liberam  o documento do carro  para que motoristas possam transitar em segurança", reforça.

A circulação de veículos com documentação irregular no estado do Piauí explica o grande número deles no leilão que a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) realizará nos dias 14 e 15 de junho. Ao todo, serão leiloados 581 veículos, sendo 344 em bom estado de conservação e 237 sucatas. A PRF informa que os veículos retidos, abandonados ou recolhidos estão já mais de 60 dias nos pátios conveniados de Parnaíba, Piripiri e Bom Jesus e não foram recuperados pelos responsáveis.

No edital, há motocicletas com avaliação de bom estado de conservação que terão lance mínimo de R$ 500. O leilão acontecerá de forma totalmente on-line, com início a partir das 9h. No primeiro dia, serão leiloados os veículos conservados e, no dia 15 será a vez das sucatas. A transmissão ocorrerá por meio do site leiloeiro oficial - Vip Leilões . As fotos dos veículos, bem como informações e descrições sobre os mesmos, também estarão disponíveis no site da PRF 

Conforme Art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de 60 dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico.

Conforme as especificações descritas no item 5 do edital, podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas. Os veículos disponíveis no leilão são oriundos de apreensões em operações e fiscalizações de combate aos crimes deflagradas pela PRF, além de veículos abandonados e recolhidos por irregularidades administrativas.

https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/piaui/2023/junho/prf-no-piaui-realiza-primeiro-leilao-de-veiculos-retidos-em-2023-nos-dias-14-e-15-de-junho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES