Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Município do Piauí ajuda o Brasil a produzir alimentos e atrai migrantes

Baixa Grande do Ribeiro já é o maior produtor de grãos do estado; escolas abrem vagas para receber filhos de migrantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 302 milhões de toneladas,  um crescimento de  14,7% em relação ao ano passado. E o município de Baixa Grande do Ribeiro é um dos responsáveis pelo recorde de produção de alimentos no país. Em apenas 20 anos, a produção de soja  e milho do município cresceu 1.825% (dados da Pesquisa Agrícola Municipal) fazendo com que a cidade, que tem apenas 31 anos de criação, assumisse a liderança estadual da produção agrícola depois de superar Uruçui e Ribeiro Gonçalves, município que lhe deu origem. "Estamos garantindo uma infra-estrutura para que a cidade possa atrair mais investimentos e gerar mais empregos", diz o prefeito José Luís Sousa (PT)

Segundo o IBGE, o agronegócio já é o maior empregador do município de 11.700 habitantes. As mais de 80 fazendas de grande, médio e pequeno porte e as empresas da cadeia produtiva empregam 1800 pessoas. Dados referentes à 2019, apontam Baixa Grande como o 6º maior PIB do estado superando Bom Jesus, Campo Maior e Piripiri. A oferta de postos de trabalho tem atraído muitos trabalhadores à cidade localizada a 592 km de Teresina. "A terra é boa para o plantio e temos comprador certo para a produção", garante o produtor Nelson Bossoli. Ele e a mulher deixaram o Paraná para plantar soja em uma área de 420 hectares. Graças aos elevados índices pluviométricos, os produtores conseguem duas safras de grãos nas terras de Baixa Grande.

A migração tem reflexos na Educação do município. Somente este ano, a escola de ensino fundamental Benilde Macedo matriculou 40 crianças transferidas de outros estados e até da capital . "Meus pais deixaram Teresina por medo da violência. Viemos para um lugar mais tranquilo para viver", diz a estudante Olga Feitosa, 11 . A maioria, no entanto, mudou com a família por motivo de trabalho. "Estamos abrindo novas salas de aula e o projeto é construir mais escolas para atender à desmanda", afirma a diretora Josilene Costa.

Investindo recursos próprios, a Prefeitura vai construir um Aeroporto, cuja área já foi homologada pela Agência Nacional de Aviação. " Para nós não é luxo, trata-se de uma necessidade devido às grandes distâncias entre os municípios", explica o prefeito. Por falar em distância, o município é o segundo maior do estado com extensão territorial de 7.808 km ² e comunidades que ficam a 250km da sede. Com isso, o atendimento comunitário feito por 10 profissionais de saúde tornou-se um trunfo na assistência básica.

A falta de estradas é o maior entrave ao desenvolvimento da cidade. Os dois principais acessos à Baixa Grande estão em péssimas condições. É o caso da BR-297 que tem apenas 110 km e liga o município a Uruçui e que é utilizado para o escoamento de cargas. Pelo menos 20 km estão intrafegáveis. A outra estrada, que dá acesso à Balsas (MA), a PI 244 e BR-324 também estão em condições precárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES