Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Na Terra de Esperança Garcia, mulheres são excluídas da Corte da Justiça

Lista 100% masculina da OAB revela desigualdade de gênero e dificuldade de ascensão feminina no judiciário piauiense

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2020, umar resolução da OAB alterou  o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero (50%) e a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB. A decisão é válida para os  processos eleitorais da entidade mas não é aplicada fora dela. Foi o que aconteceu com a eleição da lista sêxtupla para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí formada exclusivamente por homens brancos. Sem mulheres - embora houvesse quatro candidatas entre o 17 inscritos - a Ordem abriu caminho para que o Piauí,  se torne uma das únicas Cortes do país sem participação feminina, situação que só se repete em Rondônia

A simbologia da eleição, para a qual votam 34 conselheiros e conselheiras ( há paridade, pois exigência da Ordem) além de cinco membros honorários, ter acontecido no mês dedicado às mulheres, é ainda maior porque, há 15 dias (foto), a Ordem inaugurou um busto em homenagem à Esperança Garcia, a escrava que foi reconhecida pela Ordem, como primeira advogada do Brasil .

" É a primeira vez que o Conselho, paritário por exigência, contribui para escolher uma lista somente com homens", diz a advogada Cláudia Paranaguá, uma das candidatas.

A vaga em disputada refere-se à aposentadoria do desembargador Paes Landim, indicado através do Quinto Constitucional. " Quando teremos outra vaga da Ordem? Daqui a 30 anos! Um absurdo", lamenta Paranaguá.

Um outro fato já denunciado pelo blog chama a atenção. Em agosto,  a  única desembargadora da Justiça estadual piauense, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves, completa 75 anos  de idade e será aposentada compulsoriamente. Com isso, o TJ-Pi terá formação 100% masculina, assim como o Tribunal de Rondônia, dois únicos casos do país.

Clube do Bolinha

 A presença feminina sempre foi rara na Justiça piauiense, criado em 1891 com a formação inicial de cinco desembargadores do sexo masculino. E continuou assim por mais de um século. - 104 anos depois da criação, em 1995, a juíza Eulália Maria Ribeiro Gonçalves tornava-se a primeira mulher na Justiça Estadual. Dez anos depois,

a procuradora de Justiça Rosimar Leite Carneiro foi nomeada pelo então governador,Wellington Dias pelo critério do Quinto Constitucional para o Ministério Público. Com a aposentadoria dela e com a proximidade da saída de Eulália, a Corte perde representação feminina. Em 132 anos de história, apenas duas mulheres ascenderam ao posto máximo da Magistratura estadual.

Nomeação

Na noite de quinta-feira, 30,  o Conselho da OAB definiu os nomes dos advogados Francisco Einstein Sepúlveda de Holanda, Agrimar Rodrigues de Araújo, Aurélio Lobão Lopes, Álvaro Fernando da Rocha Mota, Wildson de Almeida Oliveira Sousa e Fábio Leal da Silva Viana. A partir de agora, os desembargadores escolherão apenas três candidatos e, dessa lista, um será nomeado pelo governador Rafael Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES