Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Para cada litro de cajuína consumida, o piauiense toma 95 l de refrigerante

produtores certificados cobram políticas públicas para aumentar vendas e estimular o consumo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cajuína,  bebida  à base de caju imortalizada na canção de Caetano Veloso,  é considerada um símbolo piauiense mas dentro do estado, o consumo está longe de fazer dela um produto popular. No estado, são consumidos 3 milhões de litros de cajuína por ano, o que dá em média, 1 litro por habitante. Quando comparada ao refrigerante, um disparate: em média 95 litros por hab. Diantes desses números, produtores de cajuína que possuem selo de indicação geográfica  querem políticas públicas para ampliar as vendas e aumentar o consumo. "Há muito potencial na fabricação do produto", acreditaJosenildo Lacerda, produtor e engenheiro agrônomo.

Em uma reunião ocorrida nesta quarta-feira, 24, na sede do Sebrae, o grupo formado por 10 produtores ( total de marcas que possuem a certificação no estado). O selo de identificação geográfica é a  certificação de produtos de uma determinada região com características específicas e intangíveis que os diferenciem de seus concorrentes. O registro no  Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)) assegura proteção e impede seu uso por  produtores de outras regiões. A iniciativa agrega valor ao produto e fideliza o cliente.

A produção de cajuína utiliza, em sua quase totalidade, maquinários produzidos no estado. Mas o caráter artesanal  mantém o processo demorado de produção e contribui para encarecer o produto, o que justifica o baixo consumo. Um litro de "cajuína cristalina em Teresina" chega a custar R$ 15 em bares e restaurantes. 

Lacerda cita, ainda, que a falta de apoio do governo e das prefeituras, também dificulta a manutenção do negócio. " Piauí está atrasado na elaboração dessas políticas. No Rio Grande do Norte, existe até legislação que obriga a inclusão de produtos da cajucultura nos cardápios da merenda escolar", diz. em 2017, a Assembleia Legislativa do estado nordestino aprovou um projeto de lei que  prevê a inclusão de 5% de produtos derivados da cajucultura na merenda escolar fornecida aos estudantes da rede estadual de ensino. A Lei  também estabelece que os produtos derivados do caju deverão ser adquiridos da agricultura familiar, podendo ser de produtor individual, de associação ou de cooperativa.

A produção e a comercialização da castanha de caju in natura representam  atividade tradicional no nordeste garantindo  a geração de renda, emprego e desenvolvimento.

O caju é formado pela castanha e pelo pedúnculo ou falso fruto. Do pedúnculo, que contém de três a cinco vezes mais vitamina C que a laranja, além de cálcio, fósforo e outros nutrientes, pode ser obtida grande quantidade de produtos, a partir do processamento industrial ou mesmo de forma artesanal. Já a castanha, além da amêndoa, que apresenta grande valor nutritivo, constitui-se o principal produto da industrialização do caju.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES