Doação da escultura “Brasil da Cabeça aos Pés”

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

No ano de 2021, de novembro a dezembro, o Brasil participou pela primeira vez da maior exposição de arte urbana ao ar livre da Espanha, Meninas Madrid Gallery, que promoveu em sua quarta edição um verdadeiro encontro de culturas, com a participação de diferentes países que “vestiram” esculturas com os símbolos mais representativos de sua identidade.

A participação brasileira, na ocasião, foi viabilizada por meio do projeto “O Brasil na IV Meninas Madrid Gallery”, realizado pela agência Paradigma Solutions e Embaixada do Brasil na Espanha, com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), e teve como objetivo promover a cultura brasileira em território espanhol, em alusão também ao Bicentenário da Independência do Brasil. Essa atividade, inclusive, já foi matéria nesta coluna (CLIQUE AQUI).

Por meio desse projeto, o Brasil apresentou três esculturas (meninas) que foram “vestidas” com as cores nacionais, a bandeira brasileira e com a representação de parte do folclore piauiense, obras estas que foram idealizadas por três artistas nacionais: Aline Fraga Seelig (São Paulo), Ricardo Carvalheira (Pernambuco) e Nonato Oliveira (Piauí), que apresentaram elementos da identidade do Brasil através da arte.

Brasil da Cabeça aos Pés/Imagem: Paradigma Solutions

Com o fim da exposição, cada escultura recebeu um destino diferente e o destaque da coluna dessa semana vai para a Menina “Brasil da Cabeça aos Pés”, idealizada pela paulista Aline Fraga Seelig, que apresentou cores símbolos do Brasil e que foi doada pela agência Paradigma Solutions à Casa de América, importante instituição espanhola que fomenta a cultura dos países ibero-americanos.

Imagem: Paradigma Solutions

O ato de doação aconteceu na sexta-feira (13), no Palacio de Linares, em uma solenidade que contou com a presença de representantes da Casa de América, Enrique Ojeda (diretor da instituição), Orlando Leite (Embaixador do Brasil na Espanha), Antonio Azzato (idealizador da exposição Meninas Madrid Gallery) e Cléo Costa (diretora de Paradigma Solutions).

Imagem: Paradigma Solutions

A doação da escultura é um presente simbólico que representa a união entre dois países, agora conectados através da arte, que ocupa lugar especial nos jardins da instituição. Desde o dia 13 de maio, o histórico Palacio de Linares, localizado em uma das zonas mais privilegiadas da capital espanhola, passa a ter uma parte da cultura brasileira em seu espaço, com a obra Brasil da Cabeça aos Pés, símbolo de gratidão e que serve como testemunho das boas relações entre Brasil e Espanha.

Imagem: Paradigma Solutions

Casa América completa 30 anos de história em 2022, sendo uma instituição que sempre se dedica e fomenta a promoção brasileira na Espanha. Como o projeto “O Brasil na IV Meninas Madrid Gallery” teve como intuito promover a imagem do Brasil em território espanhol, nada mais justo que doar uma das obras que integraram a atividade a essa instituição que se dedica diariamente em promover os países ibero-americanos, como uma forma de continuar com o objetivo inicial do projeto brasileiro.

Desde o dia 13 de maio de 2022, o Palacio de Linares passa a ter um significado ainda mais especial para a comunidade brasileira, haja vista que abriga um símbolo do Brasil em seu jardim.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES