Giro pelos “Pueblos Blancos” de Andaluzia

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

A Espanha é um país que se destaca em muitos setores, principalmente na área do turismo, com rotas de passeios que atendem diferentes grupos, desde quem prefere curtir ambientes mais tradicionais e históricos a quem curte mesmo é sair desbravando os “rincones” do país, conhecendo vilarejos que, a princípio, não costumam entrar nas principais rotas de passeio.

E é levando em conta essa variedade de roteiros e espaços turísticos desse país tão completo, que apresentamos na coluna desta semana alguns “pueblos blancos” (povoados brancos), vilarejos encantadores que ficam na Comunidade Autônoma de Andaluzia e que não deixem de surpreender no quesito cultural, como Arcos de la Frontera e Ubrique.

Arcos de la Frontera/Imagem: Canva

Arcos de la Frontera: situado na província de Cádiz, este é um dos “pueblos blancos” mais encantadores da região, que foi construído sob grande influência árabe, herança essa que se percebe em muitos pontos do povoado.

Arcos de la Frontera/Imagem: Canva

Arcos de la Frontera é um dos pontos de partida para quem deseja conhecer os “pueblos blancos” de Andaluzia, sendo também um vilarejo que se destaca com suas tradições, principalmente na Semana Santa, período sagrado para a comunidade e que é considerado de Interesse Turístico.

Iglesia de San Pedro/Imagem: Canva

O vilarejo se destaca com suas festas, tradições e com sua gastronomia. Esta é bem rica e formada por pratos tradicionais como potaje (sopa de acelgas) e alboronía, feito com abóbora, tomate e grão-de-bico.Arcos de la Frontera surpreende ainda com seu centro histórico, que inclusive é preservado e foi declarado como Bem de Interesse Cultural. O povoado chama a atenção também pelas suas igrejas, como a Basílica Menor de Santa María de la Asunción e a Iglesia de San Pedro, com elementos em estilo barroco, construída sobre os restos de uma antiga fortaleza árabe.

Ubrique/Imagem: Canva

Ubrique: localizado na província de Cádiz, entre as serras de Ubrique e Grazalema, Ubrique é um vilarejo que encanta pelo seu relevo, com a presença de montes e serras que compõem a paisagem do local. Assim como Arcos de la Frontera, seu centro histórico é bem preservado e considerado como Bem de Interesse Cultural.

Ubrique/Imagem: Canva

Além de uma paisagem fascinante que confere ao vilarejo um charme especial, o povoado se destaca pela produção de artigos em couro, uma herança de origem muçulmana e que está presente até os dias atuais, sendo um dos principais atrativos da cidade. Inclusive, no antigo Convento de Capuchinhos, um dos pontos mais emblemáticos da cidade, funciona o Museo de la Piel de Ubrique, onde estão expostas peças importantes que fazem parte da história do artesanato local.

Ermita de San Antonio/Imagem: Canva

Durante o passeio pelo vilarejo de Ubrique, importante incluir na lista uma visita à Ermita de San Antonio, um dos pontos mais simbólicos do povoado e de grande valor para os residentes.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES