Parques naturais na Espanha que são Patrimônios da Humanidade

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

A Espanha ocupa o 3º lugar no ranking de países com o maior número de bens reconhecidos pela UNESCO, com um total de 49, divididos entre Bens de Interesse Cultural, Natural e Misto.

Dentre os patrimônios reconhecidos como Bens de Interesse Natural, destacamos na coluna desta semana três parques espanhóis que compõem a lista, a saber: Parque Nacional de Garajonay, Parque Nacional de Doñana e Parque Nacional del Teide, que possuem paisagens exóticas.

Parque Nacional de Garajonay/Imagem: Canva

Parque Nacional de Garajonay: este parque está situado na Isla de la Gomera, que pertence às Islas Canarias, cadeia de ilhas espanholas situada no Oceano Atlântico que se destaca com suas paisagens de tirar o fôlego.

O Parque Nacional de Garajonay é uma dessas joias naturais que compõem o arquipélago e que entrou, em 1986, na lista de Patrimônios da Humanidade, pela sua floresta úmida, laurisilvas, que abriga árvores da família das lauráceas.

Parque Nacional de Garajonay/Imagem: Canva

Devido à umidade nessa região, o local favorece ainda o desenvolvimento de uma vegetação análoga à Era Terciária, que segundo aponta o próprio site da UNESCO, desapareceu completamente da Europa Meridional devido às mudanças climáticas. Neste sentido, o parque exerce grande importância por abrigar um ecossistema excepcional.

Parque Nacional de Doñana/Imagem: Canva

Parque Nacional de Doñana: localizado na Comunidade Autônoma de Andaluzia, entre as províncias de Huelva e Sevilha, o Parque Nacional de Doñana é uma das áreas naturais mais importantes da Espanha, que se destaca por abrigar diferentes ecossistemas, como pântanos, dunas e lagoas.

Parque Nacional de Doñana/Imagem: Canva

O local se destaca ainda por ser habitat de diferentes espécies em extinção, como a Águia-imperial-ibérica e o Lince-ibérico, e por ser refúgio da maior população de garças da região mediterrânea, conforme aponta o site da UNESCO. Devido a toda essa riqueza, o Parque Nacional de Doñana é, desde 1994, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Parque Nacional del Teide/Imagem: Canva

Parque Nacional del Teide: situado na Isla de Tenerife, que também pertence às Islas Canarias, o Parque Nacional del Teide é um dos mais visitados em toda a Europa e onde fica o maior vulcão da Espanha, Teide, com 3.718 metros de altitude, também considerado como a 3ª maior estrutura vulcânica do mundo.

Parque Nacional del Teide/Imagem: Canva

O Parque Nacional del Teide é Patrimônio da Humanidade desde 2007 e apresenta em seu espaço zonas com paisagens exóticas, sendo ainda um exemplo dos processos geológicos.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES