Voces del Cine Brasileño Contemporáneo: ciclo gratuito de cinema brasileiro

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Casa de América e Paradigma Solutions realizaram, nos dias 28 e 29 de junho, a estreia de Voces del Cine Brasileño Contemporáneo, um ciclo gratuito, aberto ao público, que visa promover na capital espanhola um dos cinemas mais potentes e apreciados da América Latina.

Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions

Para a estreia dessa atividade, o importante Palacio de Linares (sede da Casa de América) acolheu representantes do filme brasileiro Pacificado (2019), uma produção realizada entre os Estados Unidos e o Brasil, que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha).

Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions

Pacificado é um filme fruto da parceria entre a comunidade do Rio de Janeiro, Morro dos Prazeres, e o diretor Paxton Winters, grande produtor e diretor americano. Nesta produção, buscou-se apresentar um outro olhar para as comunidades brasileiras, em especial, para a comunidade Morro dos Prazeres.

Em uma trama envolvente, que tenta fugir dos estereótipos trabalhados em filmes que tratam sobre favelas, o filme gira em torno de Tati, uma adolescente que tenta se conectar com seu pai (Jaca), em meio a conflitos familiares e políticos dentro de sua comunidade. Trata, em especial, de relações familiares, em uma tentativa de mostrar mais da realidade das pessoas que vivem nessa região.

Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions

No ato inaugural do ciclo, o evento contou com um diálogo conduzido por Carla Guimarães com representantes do filme Pacificado: Paxton Winters (diretor), Wellington Magalhães (roteirista), Marcos Tellechea (produtor da Reagent Media) e Darren Arronofsky (produtor), cineasta responsável pelo filme Cisne Negro.

Imagem: ©Amable Glez/Paradigma Solutions

Neste diálogo realizado dia 28 de junho, convidados puderam falar mais detalhes sobre a produção do filme Pacificado (2019). Wellington Magalhães (Maga), inclusive, é morador da comunidade e o diretor Paxton Winters também já residiu em Morro dos Prazeres, a convite de Maga, momento em que conheceu de perto a realidade da região.

Já no dia 29, após abertura do ciclo, o público pode desfrutar do filme, que segue em exibição durante o mês de julho, às quintas-feiras e sextas-feiras, na Sala Iberia (Casa de América). O ciclo segue nos próximos meses com uma programação imperdível, que conta com a exibição de grandes filmes brasileiros, produzidos recentemente.

Voces del Cine Brasileño Contemporáneo é uma realização da Casa de América, instituição espanhola que fomenta a cultura dos países ibero-americanos, e Paradigma Solutions, que contou em sua estreia com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Ceará, Descubra Ceará e Oskar´s Fire&Burger.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES