Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Exclusivo Como os deputados do Piauí votaram sobre a demarcação de terras indígenas

Um deputado da base votou a favor da restrição de ocupação de terras ocupadas pelos índios após a Constituição

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Dos 10 deputados federais do Piauí, 9 estiveram presentes na votação do Marco Temporal (PL 490/2007), que afeta diretamente os povos indígenas. Destes, 3 foram a favor e 6 contra. O projeto de lei, que prevê a delimitação dos territórios indígenas apenas aqueles que foram ocupados até a data da promulgação da Constituição (5 de outubro de 1988), foi aprovado com 283 votos a favor e 155 contrários. A votação foi interpretada como uma derrota ao governo e recado de poder do presidente da Câmara Arthur Lira. 

Como esperado, os deputados da oposição, Júlio Arcoverde e Átila Lira Filho, amnbos do PP, votaram a favor. Mas além desses, um dos base do governo Lula também votou a favor: Júlio César, do PSD. Isso porque o deputado sempre fez parte da bancada ruralista e é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, além de ser o presidente do Senar no Piauí.

Outro deputado do PSD não participou da votação, Marcos Aurélio Sampaio, que está envolvido na pré-campanha à prefeitura de Teresina.

Os outros seis parlamentares, cinco da Federação PT, PV e PCdoB (Francisco Costa, Merlong Solano, Flávio Nogueira, Florentino Neto e Jadyel Alencar) e Castro Neto, do PSD, votaram contra.

VEJA O PAINEL DE VOTAÇÃO:

ÁTILA LIRA FILHO EXPLICA POR QUE VOTOU A FAVOR DO MARCO TEMPORAL

Agora, o projeto vai ao Senado, mas o presidente Rodrigo Pacheco já sinalizou à ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, que não irá pautar a votação até o julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre o tema. A tendência é de proibição do Marco Temporal. 

Guajajara disse que deputados que votaram a favor ficarão marcados como aqueles que atentaram contra a vida dos povos inígenas.

“Os parlamentares que votaram hoje a favor deste projeto entrarão para a história como os responsáveis pela aprovação de um projeto de lei que ataca explicitamente contra a vida dos povos indígenas do Brasil. Agora seguimos para a votação no Senado, com muito diálogo para garantir que nossas vidas não sejam negociadas”, declarou a ministra logo após o fim da votação.

GOVERNO DIZ QUE  PROJETO REPRESENTA UM GENOCÍDIO

Segundo a análise do governo, o projeto permite a exploração hídrica e energética em territórios indígenas, além da exploração garimpeira.

O ministro falou em "efeitos devastadores" que ficaram evidentes na recente crise sanitária e humanitária dos povos Yanomami.

"O PL 490 representa um genocídio legislado porque afeta diretamente povos indígenas isolados, autorizando o acesso deliberado em territórios onde vivem povos que ainda não tiveram nenhum contato com a sociedade, nem mesmo com outros povos indígenas, cabendo ao Estado brasileiro atuar também pela proteção dos territórios onde vivem estes povos", disse em nota o ministério.

Sonia Guajajara, ao lado de deputados aliados no Salão Verde da Câmara dos Deputados se manifesotu. “O mundo inteiro assistiu a crise humanitária com o povo Yanomami e todo o esforço que o Governo Federal está fazendo para sanar essa crise com a retirada dos invasores garimpeiros no território indígena Yanomami. Nós sabemos que é urgente a demarcação de terras no Brasil, inclusive para fazer com que o Brasil alcance os compromissos assumidos no cenário internacional quanto a proteção ambiental, proteção dos povos indígenas e para conter os efeitos da crise climática. A não demarcação das terras indígenas trará prejuízos sérios, não só para os povos indígenas, mas para a economia brasileira”, concluiu a ministra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES