Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Elmano e Ciro assinam CPI da Covid incluindo estados e municípios

O senador Marcelo Castro explicou ao blog por que provavelmente não assinará novo pedido de CPI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Após articulação, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) alcançou mais que o mínimo de assinaturas necessárias (um terço dos 81 senadores) para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, mas dessa vez incluindo estados e municípios, além do governo federal. Até às 10h da manhã dessa segunda-feira, 33 senadores assinaram o pedido, dentre eles dois piauienses, Elmano Férrer (PP) e Ciro Nogueira (PP). Os dois são aliados do presidente Bolsonaro que após a determinação do STF para a instalação da Comissão reagiu atacando Barroso, dono da decição liminarO blog entrou em contato com o senador Marcelo Castro (MDB) que informou que provavelmente não assinará, pois acredita que um CPI precisa de um fato determinado, isto é, específico. "Vai ser uma balburdia, muita coisa para ser analisada", afirmou. 

Ciro e Elmano já tinham dito ao blog na semana passada que a instalação da Comissão é um erro e inadequada no momento. "Inoportuno demais criar conflito entre os poderes. Vivemos um momento delicado. Se houve erro, houve erro de todas as partes. A preocupação não é pelo resultado e sim pelo processo, que pode ser danoso ao país", explica Elmano.

Marcelo Castro também compartilhou pensamento parecido"eu não assinei a CPI. Não que eu seja contra que se investigue e apure aquilo que se deve ser apurado. Mas no momento em que estamos passando no Brasil, com o pico da pandemia e 4 mil mortes por dia, eu entendo que seria mais adequado nos unirmos para enfrentar isso. Se dependesse de mim, eu deixaria a CPI para um momento mais oportuno, talvez daqui a alguns meses", declarou.

De acordo com o senador Girão, o número de assinaturas do segundo pedido de CPI é superior ao outro que foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues em janeiro. Porém hoje, outros dois senadores assinaram o requerimento inicial (veja abaixo).

Na tarde de hoje, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou requerimento para a instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) pedindo a inclusão de deputados na Comissão que vai investigar omissões e desvios na pandemia.

VEJA A LISTA DOS SENADORES QUE ASSINARAM O NOVO PEDIDO DE CPI, INCLUINDO PREFEITOS E GOVERNADORES NAS INVESTIGAÇÕES:

1. Eduardo Girão

2. Alvaro Dias

3. Jorge Kajuru

4. Flávio Arns

5. Alessandro Vieira

6. Styvenson Valentim

7. Oriovisto Guimarães

8. Reguffe

9. Lasier Martins

10. Paulo Paim

11. Plínio Valério

12. Rose de Freitas

13. Izalci Lucas

14. Soraya Thronicke

15. Marcos do Val

16. Luis Carlos Heinze

17. Esperidião Amin

18. Fernando Bezerra Coelho

19. Eduardo Gomes

20. Elmano Férrer

21. Carlos Viana

22. Vanderlan Cardoso

23. Chico Rodrigues

24. Zequinha Marinho

25. Eduardo Braga

26. Marcos Rogério

27. Carlos Fávaro

28. Mecias de Jesus

29. Luis do Carmo

30. Ciro Nogueira

31.Roberto Rocha

32. Flávio Bolsonaro

33. Márcio Bittar

34. Rodrigo Castro

No sábado, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou um requerimento também para a inclusão dos governadores e prefeitos na investigação. Para ser aprovado, precisa de votação em plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou que fará a leitura do requerimento para a instalação da comissão na sessão de amanhã (13), marcada para às 16 horas. 

Na quarta (14), será a vez do Supremo Tribunal Federal (STF), julgar em plenário se a CPI  da Covid deve ou não ser instalada por ordem judicial.

No fim de semana, o senador Kajuru (Cidadania-GO) divulgou um áudio nas redes sociais de uma conversa com o presidente Bolsonaro, que induziu ao parlamentar celeridade em pedidos de impeachment de ministros do STF e a inclusão de prefeitos e governadores nas investigações da CPI. Para a oposição, a fala de Bolsonaro soou inconstitucional e pode incorrer crime de responsabilidade.

O filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), protocolou no Conselho de Ética do Senado nesta segunda (12) uma representação contra Kajuru por quebra de decoro parlamentar por ter divulgado uma conversa pessoal com Bolsonaro. Eles querem uma punição ao ex-apresentador.  

SENADOR RANDOLFE RODRIGUES TAMBÉM MOSTRA LISTA DE ASSINATURAS DO PRIMEIRO PEDIDO DA CPI DA COVID

Nesta segunda (12), de acordo com o Radolfe Rodrigues (Rede-AP), mais dois senadores assinaram o pedido da CPI que tem como fato determinado apenas a condução do governo federal na pandemia, em especial a falta de oxigênio no Amazonas. Chico Rodrigues (DEM-RR), o senador encontrado pela Polícia Federal, na mesma época em que era vice-líder do governo no Seando, e Flávio Arns (Podemos-PR) foram os mais novos adeptos da investigação, totalizando 34 assinaturas.

Rodrigues acredita que Bolsonaro quer atrapalhar a instalação da CPI no Congresso. "Não vamos perder de vista: as assembleias estaduais podem investigar ações dos governadores. O Congresso se dedica aos desvios federais! No Amapá, já havia um pedido de CPI pelos deputados", afirma. 

VEJA A LISTA COMPLETA ABAIXO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES