Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Francisco Costa apresenta principais pontos do novo Bolsa Família

Deputado conta com o apoio da maioria dos parlamentares para a aprovar as novas regras do maior programa de transferência de renda do país

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

O deputado federal Francisco Costa (PT-PI) apresentou os principais pontos do parecer da Medida Provisória do Bolsa Família nesta terça-feira (09), na Comissão Especial. A coluna teve acesso com exclusividade aos principais pontos. O reajuste do valor do benefício, hoje em R$ 600, será a cada dois anos; o empréstimo consignado só será possível a um grupo específico, os que recebem o Benefício de Prestação Continuada, e será possível acumular com o Seguro Defeso.

De acordo com o deputado, foram 257 emendas apresentadas. "Foram avaliadas cuidadosamente e vários representantes da sociedade civil e membros do governo ouvidos", explicou.

A votação do texto ficou para amanhã às 14h30 após um pedido de vista coletivo, e se aprovado nesta quarta-feira (10) pode ser levado ao plenário na próxima semana.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DO BOLSA FAMÍLIA:

1) Reajuste no valor do programa será no máximo a cada 2 anos. Será proibido a redução do valor. 

2) A possibilidade de empréstimo consignado aos beneficiários do (BPC) Benefício de Prestação Continuada.

3) Inclusão das nutrizes para o benefício variável familiar

4) Será permitida a acumulação do recebimento dos beneficiários do programa Bolsa Família, que são pescadores artesanais, durante o período de recebimento do Seguro Defeso (isso tava suspenso)

5) O MDS adotará uma rede de atendimento facilando o acesso a informações e orientações aos beneficiários através de sistema de informação on-line, redes sociais e páginas governamentais na internet (Artigo 17, parágrafo 3)

6) Foi incluso o adicional complementar do Auxílio Gás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES