Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

A conta da pandemia: Brasil está endividado

O Brasil está endividado (mais de 65% da população ativa) e quase metade deles inadimplentes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conta da pandemia

A manutenção da taxa Selic pelo BC é apenas parte do script de um cenário temeroso. A grita do presidente Lula da Silva sobre a taxa de juro que pode frear o crescimento do Brasil é jogo para a plateia. Fato é que a conta da pandemia da Covid-19 chegou. O Brasil está endividado (mais de 65% da população ativa) e quase metade deles inadimplentes. A constatação entre portas dos banqueiros é de que o crédito facilitado nos dois anos da pandemia criou um problema maior. O mercado não reaqueceu a tempo de o boleto aparecer na mesa do cidadão. Bancos seguram o crédito para a bolha não estourar. Sinais aparecem na praça, como o pedido de recuperação de grandes empresas e o recuo forte da venda de carros no 1º bimestre. Só no Paraná, bom mercado de automóveis, houve queda de 40% nos financiamentos de dois bancos.

A praça é deles

Uma pequena prova de que os chineses avançam no comércio Brasil adentro além da famosa Rua 25 de Março, em São Paulo. Um prédio residencial próximo à Feira dos Importados em Brasília, shopping que os asiáticos já controlam, tem avisos do síndico em português e mandarim. É que chineses compraram vários apartamentos no edifício.

Sobre roda$  

Estudo da Fretebras revela avanço do transporte rodoviário de cargas, que representa 65% do segmento. Fechou o ano de 2022 com crescimento de 27% no volume de fretes em comparação com 2021. Os dados mostram que apesar da conjuntura econômica, os setores de produtos industrializados, construção civil e agronegócio puxaram negócios.

Maca e sirene 

Secretário estadual de Saúde e pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, o deputado federal licenciado Dr. Luizinho (PP) acelerou nas agendas públicas. Nas últimas semanas teve maratona de entrega de 250 ambulâncias com verba estadual em municípios. Um tremendo ibope.

Oi, sumida

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sumiu do convívio com os seus pares em Brasília. A parlamentar não posta há semanas no grupo de whatsapp da direita, nem aparece na reunião da bancada às terças-feiras. E circula quieta, às voltas com o STF no encalço por causa da arma apontada para um cidadão na campanha.  

Cotação do bimestre

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo tem levado mais números positivos para o Palácio do Planalto. Ele cita que o Brasil faturou US$ 604 milhões em janeiro e US$ 529 milhões em fevereiro apenas com os turistas estrangeiros que aqui aterrissaram. 

ESPLANADEIRA

# Santander leiloa seis imóveis residenciais e comerciais em diferentes Estados.  # FGV IBRE e FMI realizam debate sobre política fiscal e inflação. # Sabrina Sato se torna sócia da rede de franquias Splash Bebidas Urbanas. # Instituto Vladimir Herzog lamenta ataque em creche e reivindica Política de Combate a Ataques Contra Escolas. # Sicoob e Visa lançam cartão para alta renda com benefícios especiais. # Flexpag e Caerd anunciam parceria para facilitar pagamentos de conta de água com tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES